10 personagens que fizeram acordo com Mephisto
Um dos maiores enredos da Marvel Comics em 2021 viu o Homem-Aranha combatendo um vilão demoníaco vampiro. Foi revelado no final da batalha que este demônio estava trabalhando com Mephisto para derrubar o Homem-Aranha e trouxe à tona os horrores das pessoas que faziam um acordo com o demônio da Marvel.
O demônio Mephisto mostrou pela primeira vez como era fazer um acordo com ele quando levou a alma de Johnny Blaze e trouxe o Motoqueiro Fantasma à Terra. Parece quase surpreendente ver quantos heróis e vilões fizeram um acordo com o diabo e estes acabaram sempre se virando contra os heróis. Veja quais são:
Johnny Blaze / Motoqueiro Fantasma
O acordo mais famoso com Mephisto veio com Johnny Blaze em Marvel Spotlight #5 escrita por Gary Friedrich e Mike Ploog. O pai adotivo de Johnny tinha câncer e estava morrendo.
Querendo salvar a vida de Crash Simpson, Johnny estuda o ocultismo, convocando o demônio Mephisto e oferecendo a sua alma para salvar o seu pai do câncer. Em troca, Mephisto uniu Johnny com o demônio Zarathos e nasceu, assim, o Motoqueiro Fantasma. No entanto, houve uma reviravolta e Crash morreu de qualquer maneira, num acidente de motocicleta, fazendo o sacrifício de Johnny não valer de nada.
Loki
Loki fez um acordo com Mephisto e foi um caso em que ele acabou melhor depois de fazer o acordo, uma anomalia para aqueles que lidam com o demônio. Isso ocorre porque Loki tinha um plano e o colocou em ação antes mesmo de se aproximar de Mephisto Quando Asgard caiu, Hela não tinha reino para governar. Ela disse a Loki que daria tudo se ele conseguisse arranjar-lhe um reino para o seu domínio.
Loki fez então um acordo com Mephisto, oferecendo-lhe um grupo de Valquírias que tinha derrotado em troca de uma porção do reino do diabo para Hela governar. Mephisto concordou e desistiu da sua pretensão à alma de Loki. Em troca, Hela tirou o nome de Loki do Livro de Hel, tornando-o na sua maioria imortal.
Homem-Aranha
O acordo mais controverso com Mephisto foi em O Espetacular Homem-Aranha #545 de J. Michael Straczynski e Joe Quesada. O Homem-Aranha e Mary Jane Watson fizeram um acordo com o diabo para salvar a vida da tia May depois de ela ter sido baleada.
Ele concordou em salvar a vida da tia May em troca de eliminar o casamento de Peter Parker e Mary Jane da existência e Mephisto usou o seu poder para fazer com que todos o esquecessem. Foi revelado no final da história que Mephisto fez este acordo – e outros – porque o Homem-Aranha seria quem causaria a sua queda no final dos tempos e ele queria encontrar formas de enfraquecer o herói.
Phil Coulson
O agente Phil Coulson foi um dos melhores agentes da S.H.I.E.L.D., um homem que serviu lealmente o antigo comandante Nick Fury e que tinha um grande amor por super-heróis como o Capitão América. No entanto, as coisas se complicaram para Coulson nos quadrinhos. Durante o Império Secreto, Coulson foi um dos homens que percebeu que algo estava errado com o Capitão América e foi assassinado como resultado.
Mephisto trouxe o agente Coulson de volta à vida, e quando regressou tinha um ódio intenso pelos super-heróis devido à traição e à sua morte. O Agente Coulson fez então um acordo para servir Mephisto e criou um novo mundo chamado Heroes Reborn, onde ele era o Presidente dos EUA e Hyperion era um dos heróis mais poderosos do multiverso. Quando este mundo falhou, Coulson acabou preso dentro do Cubo do Pandemônio.
Norman Osborn
Muito antes de Mephisto fazer um acordo com o Homem-Aranha, ele fez um acordo com o maior inimigo do Aranha e disse que o fez para tentar enfraquecer e destruir aquilo com que Peter Parker se preocupava. Este acordo foi feito com Norman Osborn e aconteceu muito antes de ele se tornar o Duende Verde.
Norman fez um acordo com Mephisto, em busca de grande poder. Em troca de lhe ser dado poder, conhecimento e sucesso, Norman ofereceu a Mephisto o seu filho primogênito. Este foi Harry Osborn e foi por isso que a vida de Harry foi sempre tão dura e o acordo acabou trazeno ao mundo o demoníaco Kindred para tentar destruir o Homem-Aranha.
Howard Stark
Durante a batalha dos Vingadores contra o deus da Lua, Khonshu, eles perceberam que o deus da Lua estava envolvido numa guerra com Mephisto. Os dois lutaram incansavelmente com Khonshu matando Mephisto algumas vezes, mas após a morte final, Mephisto não pôde voltar por sua conta.
Ele trouxe alguém que fez um acordo com ele anos antes no pai de Tony Stark, Howard Stark. Sob a forma de um cão gigante, foi com Stark devorar pessoas que tinham feito acordos com ele no passado. Quando Tony era uma criança pequena, o seu pai começou a fazer cerimônias de sacrifício para apaziguar Mephisto e passou de herói a homem muito mau.
Doutor Octopus
Peter Parker não foi o único Homem-Aranha a fazer um acordo com o Mephisto. O Doutor Octopus tornou-se um super-herói conhecido como o Homem-Aranha Superior e passou a ter uma grande carreira como herói na Costa Ocidental. No entanto, tal como Peter Parker, o Doutor Octopus fez um acordo para salvar alguém que ele amava.
Neste caso, o Norman Osborn de um universo alternativo tentou matá-lo e as vidas da sua amiga íntima Anna Maria e do seu filho estavam em perigo. Sabendo que não podia vencer Norman sendo o Homem-Aranha Superior, fez então um acordo com Mephisto para voltar a ser o impiedoso Doutor Octopus.
Magik
Illyana Rasputin é a Magik mutante, a irmã mais nova de Colossus e um membro de longa data dos Novos Mutantes. Ela é também a Feiticeira Suprema para a dimensão do Limbo. Uma versão de dimensão alternativa da Magik fez um acordo com Mephisto para salvar o seu filho.
Magik teve um filho chamado Hutch, mas o rapaz nasceu entre dimensões, ao passo que nunca teve um corpo. Magik fez um acordo com Mephisto para dar ao seu filho um corpo em troca da morte dos mutantes em todas as dimensões. Ela fez este acordo, mas o rapaz sacrificou a sua própria vida para impedir o massacre dos mutantes.
Doutor Estranho
Doutor Estranho sempre pôs a sua própria vida em risco para ajudar os outros. Ele provou isto quando o Homem-Aranha lutou contra o demoníaco Vampiro e o Doutor Estranho percebeu que tinha algo a ver com o Mephisto. Strange foi então para o reino de Mephisto em Las Vegas e fez um acordo com o diabo.
Os dois tiveram um jogo com Mephisto enviando Vampiro depois do Homem-Aranha e foi aqui que os leitores souberam que havia dois Vampiros e que ambos eram demônios possuidores de clones Harry Osborn criados anos antes. Strange também conseguiu dois campeões na luta e se ele perdesse, Mephisto seria dono da sua alma. Strange foi inteligente e usou Mary Jane como a sua segunda campeã, vencendo Mephisto e salvando a sua alma.
A Mulher Invisível
Mephisto tinha um grande plano para vencer Hela numa futura batalha e usou o Quarteto Fantástico para o ajudar a conseguir isto. Depois de transportar a equipe e Franklin Richards para o seu reino, convenceu Sue que o Senhor Fantástico tinha feito um acordo com ele anos antes, o que era uma mentira.
Depois retirou a inteligência de Reed, o que levou Susan a fazer um acordo com Mephisto para permanecer no seu reino em troca de devolver a inteligência ao seu marido e devolver a sua família à Terra. Felizmente, Jean Grey trocou a sua alma pela de Sue e depois pela alma de Thor.