5 curiosidades sobre Namor – o vilão do novo Pantera Negra
Fazendo a sua tão esperada estreia cinematográfica no próximo filme do MCU, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Namor é um dos personagens da Marvel mais falados no momento. Conhecido principalmente por seu papel na série da Netflix, Narcos, o ator Tenoch Huerta irá interpretar o príncipe submarino.
Certamente um dos personagens da Marvel mais subestimados de todos os tempos, Namor tem uma extensa história que remonta a mais de oitenta anos. Embora ele seja frequentemente considerado como “Aquaman da Marvel”, Namor tem muitas qualidades que o tornam único. Vamos ver algumas curiosidades sobre o personagem.
Namor não era original dos quadrinhos do Pantera Negra
Como mencionado anteriormente, Namor tem algumas das histórias mais substanciais da Marvel. Na verdade, Namor foi um dos primeiros personagens da Marvel a aparecer nos quadrinhos. Aparecendo brevemente na Motion Picture Funnies Weekly de Bill Everett – uma pequena revista de desenhos animados vendida nos cinemas – Namor fez sua estreia oficial na Marvel Comics #1 de Carl Burgos.
Facilmente um dos quadrinhos mais importantes de todos os tempos, Namor fez sua estreia nos quadrinhos ao lado do Tocha Humana original, O Anjo e o Invasor Mascarado. Nos quadrinhos, Namor ataca um grupo de mergulhadores que investigam um naufrágio, estabelecendo-se como um predador dos mares.
O Quarteto Fantástico reintroduziu Namor nos quadrinhos
Em 1960, a Marvel começou sua era da Era de Prata, resultando em um novo universo com personagens como Doutor Estranho, o Incrível Hulk, Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico. Esta nova era também contou com a reintrodução de vários personagens populares da Era de Ouro da Marvel, como Capitão América e Namor, por exemplo.
Namor foi reintroduzido no novo Universo Marvel em Quarteto Fantástico #4 por Stan Lee e Jack Kirby. Nos quadrinhos, depois de se separar da equipe e ficar em um alojamento perto das docas, Johnny Storm encontra Namor, um personagem que Johnny reconhece instantaneamente como um anti-herói de seus quadrinhos favoritos.
Namor é um membro fundador dos Illuminati
Embora ele estivesse ausente da versão do MCU dos Illuminati mostrada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Namor é um membro fundador dos Illuminati. Um grupo secreto composto pelos super-heróis mais influentes do mundo, os Illuminati apareceram pela primeira vez em Novos Vingadores Vol 1 #7 por Brian Michael Bendis, Steve McNiven e Mark Morales.
Serviu tanto os Vingadores quanto os X-Men
Com um status especial nos quadrinhos da Marvel, Namor é, portanto, um dos poucos personagens que se juntaram aos Vingadores e aos X-Men. Como o primeiro mutante da Marvel, era natural que ele acabasse se juntando aos X-Men em algum momento. Assim, pouco antes dos eventos de Vingadores Vs. X-Men, Namor se juntou à segunda equipe.
Além disso, em 2017, os X-Men resgataram Atlântida de um ataque do Abominável e mais tarde ofereceram a Namor e seu povo residência permanente em Krakoa. Como o Quarteto Fantástico, Namor encontrou os Vingadores pela primeira vez como um vilão. Contudo, depois de uma longa aventura juntos, a equipe ofereceu a ele um lugar oficial na lista. Embora ele tenha rejeitado a oferta inicial dos Vingadores, mais tarde ele se juntou à equipe como membro oficial.
Namor fez as pazes com o Pantera Negra em Guerras Secretas
Namor e Pantera Negra tiveram conflitos massivos que resultaram em milhares de mortes. No entanto, isso não impediu que os dois heróis fizessem as pazes e unissem forças durante Guerras Secretas, uma série de dez edições de Jonathan Hickman e Esad Ribic.
Um dos eventos mais significativos da história da Marvel, as Guerras Secretas envolveram inúmeras realidades diferentes no Multiverso da Marvel colidindo umas com as outras, eventos que ficaram conhecidos como incursões. Em meio às incursões, várias versões de heróis e vilões da Marvel entraram em confronto para proteger a si mesmos e a outros inocentes. Entre esses heróis estavam Pantera Negra e Namor, que, após adquirirem a Manopla do Infinito, desempenham um papel fundamental nas etapas finais do evento.