Quarteto Fantástico: Como funcionam seus uniformes!
O Quarteto Fantástico é famoso pela sua dinâmica familiar próxima, aventuras em mundos e dimensões exóticas. Além de poderes e capacidades únicas que facilmente esticariam, acabariam ou queimariam qualquer peça de roupa comum. Dessa forma, como é que os seus uniformes funcionam sem fazer o mesmo? A primeira Família Marvel tem um conjunto de superpoderes bem diversificado que lhes permite enfrentar qualquer ameaça.
No entanto, as roupas normais são incompatíveis com os seus poderes. Exceto talvez a Coisa, com a fraqueza de estar “presa” à sua forma rochosa e não tem qualquer controle sobre os seus poderes. A criação dos famosos uniformes azuis do Quarteto Fantástico e as suas propriedades únicas é talvez tão interessante como a criação da própria equipe.
Em 1961, a estreia da equipe no “Quarteto Fantástico nº 1” não incluiu de todo os uniformes azuis. Embora os seus uniformes de astronauta tivessem macacão azul e luvas brancas, sua criação foi antes de adquirirem os seus poderes. Os quatro estariam usando os uniformes azuis pela segunda vez na mesma edição quando se infiltraram na base do Homem Toupeira. Dessa forma, não seria até ao Quarteto Fantástico #3 que todos usariam os uniformes azuis feitos para a equipe. Não pelo Senhor Fantástico, mas por Sue Storm.
Sim, apesar de quase todas as outras adaptações do Quarteto Fantástico retratando Reed Richards como quem desenhou os uniformes, Susan Storm foi a criadora original deles dos quadrinhos. Eram completamente idênticos, o que significava que Ben Grimm recebeu calças compridas em vez dos calções que mais tarde seria conhecido por usar.
Moléculas instáveis
No entanto, isto ainda estava numa era em que as roupas do Quarteto Fantástico mudavam junto com os seus poderes, sem qualquer explicação. As “moléculas instáveis” é a explicação canônica que permite que os uniformes se conformem aos poderes do utilizador. No entanto, só se fala delas no número 6 do Quarteto Fantástico. Mas como é que as moléculas instáveis funcionam?
De acordo com Reed Richards no Quarteto Fantástico #6, o seu uniforme é “…tecido a partir de fibras contendo moléculas instáveis que se deslocam na estrutura sempre que eu afeto a mudança”! Mas a forma exata como funcionam é detalhada na história ” Moléculas Instáveis ” da Marvel Comics: Quarteto Fantástico #1 em 2000.
Moléculas instáveis se ligam a moléculas normais. Quando uma mudança atômica ocorre nas proximidades, como uma ativação de uma superpotência, elas imitam a mudança e alteram as moléculas normais às quais se ligaram. É assim que os uniformes do Quarteto Fantástico podem se tornar invisíveis, esticar e queimar junto com quem os utiliza. Como o homem mais inteligente da Terra, a descoberta do Senhor Fantástico é apenas uma entre muitas.
Naturalmente, a explicação acima é uma pseudociência completa. Moléculas instáveis são tão plausíveis como o fluido da teia do Homem-Aranha ou as partículas Pym do Homem-Aranha. Mas os uniformes do Quarteto Fantástico fazem parte da sua identidade. Os fãs chegaram a chorar quando o tão criticado reinício do Quarteto Fantástico de 2015 decidiu acabar com os uniformes azuis, colocando preto no lugar, sem nenhum motivo.