Asgardianos ou Eternos: Qual a raça mais antiga?
A recente Eternals Celestia #1 decide o debate sobre qual a antiga raça Marvel é mais antiga: O povo de Thor, os Asgardianos ou os Eternos. Os acontecimentos pré-históricos retratados pela primeira vez em 2018 nas páginas dos Vingadores levantaram a questão revelando a história secreta da humanidade, dos Vingadores e dos Celestiais. Agora, os acontecimentos de Eternals Celestia #1 parecem sugerir uma resposta.
Os Vingadores #5 de Jason Aaron e Ed McGuinness revelaram que a humanidade (e todas as outras vidas na Terra) começou há 4 bilhões de anos com a intervenção acidental de um Celestial doente que infectou o planeta enquanto estava em agonia. Três bilhões novecentos e noventa e nove milhões de anos mais tarde, o Celestial Zgreb, o Aspirante, veio à Terra em busca do mesmo Celestial.
Após sucumbir à mesma infecção, Zgreb combateu os Vingadores da Idade da Pedra liderados pelo pai de Thor, Odin, e foi morto. O Primeiro Anfitrião dos Celestiais chegou então à Terra para limpar a infecção e castigou os Vingadores. No entanto, em vez de erradicar a vida no planeta, os Celestiais concluíram que a Terra poderia um dia produzir anticorpos para a praga que matou os seus companheiros sob a forma de indivíduos sobre-humanos. Segundo a Eternals Celestia #1, antes de deixar os Celestiais, criaram 100 Eternos para proteger este processo.
Encontro de raças
Eternals Celestia #1 de Kieron Gillen e Kei Zama retrata, através de flashbacks a 1 milhão de anos antes do presente dia, o primeiro encontro entre os Vingadores da Idade da Pedra e um Eterno. O Eterno Ajak é enviado pelos Celestiais para julgar se os Vingadores são uma ameaça aos seus planos. Ajak confronta os Vingadores e é brutalmente dilacerado pelos seus ataques.
Contudo, Ajak se deixou destruir de propósito, usando a oportunidade de reunir dados sobre cada membro dos Vingadores. Após ter sido ressuscitado, Ajak conclui que os Vingadores são muito impulsivos e desligados para serem uma ameaça real. Contudo, fica claro que este primeiro encontro entre as facções tem lugar da derrota dos Vingadores às mãos do Primeiro Anfitrião Celestial. Isto parece confirmar que a raça Asgardiana não é apenas mais velha do que os Eternos, mas provavelmente é muito mais velha.
Qual a raça mais antiga?
Os Vingadores #4 mostram que Odin liderou os Vingadores da Idade da Pedra contra Zgreb. Enquanto que Eternals Celestia #1 confirma que só após a chegada do Primeiro Anfitrião (e a sua derrota dos Vingadores) é que ocorreu a criação dos Eternos. O próprio Odin não é o primeiro asgardiano, sendo o filho mais velho do Rei Bor. Pelo que é seguro assumir que Asgard e o seu povo são muito, muito mais velhos do que os Eternos.
No entanto, o debate é complicado quando se examina qual das raças é de fato mais antiga. Além de Odin e do seu irmão Cul, recentemente falecido, poucos asgardianos do tempo de Odin ainda estão vivos. Por outro lado, os Eternos são imortais com os 100 Eternos originais criados pelos Celestiais ainda ativos nos dias de hoje. Isto significaria que os Eternos, em regra, vivem mais tempo do que a média asgardiana. É verdade que os Eternos passaram longos períodos entre as ressurreições. Mas os Asgardianos também têm tendência para se submeterem a um Ragnarok de vez em quando e passarem algum tempo na sepultura. Ao passo que poderia ser mais fácil termos apenas um empate.
Os Asgardianos e os Eternos partilham uma longa história juntos, ao passo que não é de surpreender que tenha havido alguma confusão sobre qual a raça mais velha. Embora pareça seguro concluir que os Asgardianos de Thor são a raça mais velha, o fato de os Eternos como indivíduos viverem mais tempo significa que o grupo talvez se sinta mais velho do que a maioria dos Asgardianos retratados na Marvel Comics. Para testemunhar o primeiro encontro entre estes dois povos antigos, não se esqueça de ler Eternals Celestia #1, de Kieron Gillen e Kei Zama.