Quantas vezes Loki traiu Thor?
Tom Hiddleston se juntou ao MCU em 2011, quando fez a sua estreia como o deus das travessuras em Thor. Ele se tornou imediatamente um personagem favorito dos fãs devido ao carisma de Loki, às suas capacidades mágicas e à sua capacidade de manipular os que o rodeiam. O filme foi concluído com Loki, que se tornou um vilão ainda maior no futuro, uma vez que ele foi o principal vilão em Os Vingadores.
O seu início como vilão e o apreço dos fãs por Loki levou a Marvel a trazê-lo de volta várias vezes. O futuro envolvimento de Loki no MCU viu-o se transformar de vilão em anti-herói. Além disso, sua jornada encontrou o seu fim em Vingadores: Guerra Infinita. No entanto, outra versão de Loki continuará no MCU graças a Vingadores: Ultimato, que gerou sua série no Disney+.
Dessa forma, há muitos personagens Marvel que foram vítimas dos esquemas de Loki, mas nenhum tanto como Thor. O deus do trovão cresceu com o seu irmão adotivo e têm milhares de anos de experiência. Nos poucos anos que o MCU tem relatado, Loki traiu e enganou várias vezes o seu irmão, mas Thor continuou a confiar em Loki. Aqui está cada vez que isso aconteceu no MCU até agora.
Truque da cobra
O truque mais antigo que Loki fez com Thor veio quando eles eram crianças e envolveu Loki mudando a sua aparência para se tornar uma cobra. Thor recontou os acontecimentos a Bruce Banner e Valkyria em Thor: Ragnarok. Como disse o deus do trovão, as cobras eram um dos seus animais preferidos quando criança e Loki usou este conhecimento para assustar o seu irmão. Loki se transformou numa serpente para atrair o Thor de oito anos, apenas para surpreendê-lo com a revelação da sua verdadeira forma. Para piorar ainda mais a situação, Loki aproveitou também a oportunidade para apunhalar Thor.
Coroação de Thor
A primeira vez que o MCU mostrou Loki traindo Thor veio na cena de abertura de Thor. Era o dia da tomada de posse de Thor para se tornar o novo Rei de Asgard. Durante a cerimônia e mesmo antes de Odin poder declarar oficialmente o seu filho mais velho como o novo líder do império, um pequeno grupo de Gigantes de Gelo atacou o cofre de Odin. Isto interrompeu a coroação de Thor e fez parte do plano geral de Loki. Mais tarde ele revelou que o fez simplesmente para se meter com Thor no que deveria ter sido o seu grande dia.
Invasão de Jotunheim
Depois de trair Thor ao ajudar na invasão dos Gigantes de Gelo, Loki se voltou contra ele quando se tratou da retaliação de Asgard. Loki manipulou a raiva do seu irmão para o enganar e o levar a atacar Jotunheim. Thor, Loki, Lady Sif, e os Três Guerreiros foram todos para o planeta gelado a fim de enfrentar os Gigantes de Gelo. No entanto, este plano foi contra a vontade de Odin.
Loki enganou Thor para invadir o planeta natal dos Gigantes de Gelo, Jotunheim, sabendo que isso iria enfurecer o seu pai, mas também traiu o plano de Thor. Thor não queria que ninguém os viesse deter, mas Loki mandou alguém alertar Odin sobre a missão pouco depois de eles partirem para que ele pudesse os resgatar. Isto provou ser um truque para prejudicar Thor, pois Odin o baniu para a Terra, o destituindo do seu poder devido ao plano de Loki.
A “Morte” de Odin
O próximo truque de Loki sobre Thor foi dizer ao deus do trovão que Odin estava morto. Quando Thor foi capturado pela SHIELD depois de tentar recuperar o Mjolnir, Loki o visitou magicamente na Terra. Ele disse a Thor que Odin morreu depois de o ter banido para a Terra e que ele se tornou o governante de Asgard como resultado disso. Loki disse que não podia desfazer o castigo de Thor, uma vez que era o último comando de Odin. No entanto, isto não era verdade. Odin ainda estava muito vivo, apenas no sono de Odin. Thor descobriu a verdade quando Lady Sif e os Três Guerreiros vieram à Terra.
A Invasão da Terra
A invasão da Terra por Loki é também de certa forma uma traição a Thor. Ele jurou proteger o planeta quando necessário e a tentativa de Loki de tomar o planeta vai diretamente contra os objetivos de Thor. Loki nunca trai pessoalmente Thor durante a tentativa de invasão, mas atacar a Terra e se juntar a Thanos ainda lhe parece parcialmente uma forma de se vingar do seu irmão.
Falsificação dos Vingadores
Loki engana Thor num momento crucial de Os Vingadores. Depois de a equipe prender Loki com bastante facilidade, o Gavião Arqueiro e outros lacaios de Loki encenam uma fuga para ele. Loki estava sendo mantido numa célula de contenção concebida para Hulk e Thor, que se precipitaram para o local durante a tentativa de golpe. Quando Thor chegou, Loki estava de pé na porta aberta, à beira da fuga. Thor correu para atacar Loki mas o atravessou, uma vez que isto era uma ilusão. Thor cai sempre neste truque.
Morte Falsa
Thor estava trabalhando com Loki para fingir uma traição em Thor: O Mundo Sombrio, mas o deus da maldade ainda lhe pregou uma peça. Após Loki ter apunhalado Algrim, o Maldito, o Duende das Trevas se virou e atingiu Loki com a mesma arma. Isto parecia ser o fim da história do MCU de Loki e até Thor chorou quando o seu irmão morreu nos seus braços. No entanto, esta foi outra ilusão de Loki. Ele trocou de lugar com um guarda asgardiano que visitou a suposta cena da morte e regressou a Asgard.
Tomar o lugar de Odin
Uma vez que Loki conseguiu regressar a Asgard, ele usou outro truque em Thor e em toda a região de Asgard. Loki começou a see passar por Odin e a governar Asgard no seu lugar. Thor veio cara a cara com o falso Odin e não suspeitou de nada, uma vez que na realidade recusou a hipótese de governar. Asgard se portou bem sob o seu domínio, mesmo que Loki tenha abusado do seu poder para trazer mais elogios a si próprio. Foi até Thor: Ragnarok que Thor soube da fraude de Loki e do que ele fez com Odin.
Roubar o Tesseract
Loki tirar o Tesseract do cofre de Odin antes da destruição de Asgard em Thor: Ragnarok também podia ser visto como uma traição a Thor. O deus do trovão não se preocupava em manter ou proteger a Joia do Infinito, mas Loki não podia se impedir de a roubar. Isto, no entanto, saiu caro, pois levou Thanos diretamente ao navio cheio com o que restava de Asgard.
O Titã Louco matou metade dos indivíduos a bordo do navio, incluindo Loki no final. A ironia, claro, é que Loki teve de desistir do Tesseract para impedir Thanos de matar Thor, mas ele não teria ido atrás deles se Loki nunca o tivesse levado.