Conheça a história do Lagarto nos filmes e quadrinhos
O trailer oficial de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa saiu e os espectadores avistaram um certo supervilão escamoso em cima de andaimes e à procura de uma luta. Você sabe quem é o Lizard, também conhecido por Dr. Curtis Connors, e qual é a sua história nos filmes e quadrinhos anteriores do Homem-Aranha?
Origem do personagem
O Dr. Curtis Connors fez a sua primeira aparição nos quadrinhos em novembro de 1963 na edição #6 de O Espetacular Homem-Aranha. Nascido em Coral Gables, Florida, conheceu a sua esposa, Martha, na faculdade, e os dois teriam, posteriormente, um filho chamado Billy. Depois de frequentar a faculdade de medicina, onde recebeu duplo doutorado em biologia e bioquímica, se alistou no exército, onde operou, então, como cirurgião de emergência para soldados feridos. Foi durante este tempo que uma explosão atingiu o seu braço direito. Mais tarde, ficou obcecado com o poder regenerativo dos lagartos, utilizando, dessa forma, o seu tempo como civil para desenvolver um soro que pudesse ser utilizado para refazer membros perdidos.
Numa horrível reviravolta dos acontecimentos, o soro com que se injetou conseguiu regenerar o seu braço perdido. No entanto, mudou o seu DNA e o transformou no vilão que mais tarde viemos a conhecer como o Lagarto. Como Lagarto, os seus poderes incluem regeneração, super força, agilidade e reflexos. Além das suas capacidades super afinadas, ele também tem dentes afiados e garras, além de uma cauda poderosa que atua como uma extensão do seu corpo.
Peter Parker visita a Florida em missão do Daily Bugle e encontra Lizard. Ele inverte a engenharia de um antídoto e cura temporariamente o Dr. Connors. Questões futuras provaram que esta solução é de curta duração, uma vez que o Dr. Connors regressa regularmente ao Lizard e complica a vida de Peter Parker.
Filmes
O personagem apareceu em dois dos filmes de Tobey Maguire, bem como no filme O Espetacular Homem-Aranha de 2012, protagonizado por Andrew Garfield. Interpretado por Dylan Baker Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007), o Dr. Connors foi professor e mentor acadêmico de Peter Parker, que estava então inscrito na sua aula de física na Universidade de Columbia.
Em Homem-Aranha 3 ele ajuda Peter a analisar o simbionte, avisando, assim, que a ligação com ele poderia levar à agressão no hospedeiro. Em entrevistas posteriores, o diretor Sam Raimi revelou que o roteiro do Homem-Aranha 4 teve o Dr. Connors se transformando no Lagarto. No entanto, o filme nunca foi feito e a franquia foi reiniciada em 2012 com O Espetacular Homem-Aranha.
Em O Espetacular Homem-Aranha (2012), o personagem interpretado por Rhys Ifans trabalhava como biólogo na Oscorp. Amigo do falecido pai de Peter, o seu trabalho na Oscorp levou então à criação de um soro para recrescimento de tecido humano que utilizava a genética humana e animal. Depois de perder o seu emprego, ele aplica o soro em si próprio, tornando-se o Lagarto.
O soro distorce a sua mente, e ele trama um plano para transformar todos os humanos em pessoas lagartas semelhantes. Mais tarde “curado” por Peter e preso, a cena pós-créditos do filme o mostra, portanto, falando com um homem que pergunta se o Dr. Connors contou a Peter sobre o destino do seu pai, antes de desaparecer.
É o mesmo personagem?
Então o Lagarto do Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa pode ser o mesmo Lagarto dos filmes anteriores? Provavelmente! Os poucos segundos de exibição que vemos dele mostram uma criatura com uma forte semelhança com o Lagarto do filme de 2012.
Faz tempo que circulam rumores de que Rhys Ifans voltará a repetir o seu papel. Independentemente disso, o lançamento do filme marcará, portanto, a primeira aparição oficial dos personagens no MCU, abrindo uma riqueza de possibilidades para futuras aparições.