Attack on Titan: Saiba mais sobre a transformação de Eren em Titã Fundador
Eren Jaeger atingiu a sua forma final em Attack on Titan como titã fundador, mas que segredos estão por baixo dessa massa gigantesca de ossos e intenções malévolas? Desde o início da temporada 4 de Attack on Titan, Eren passou do clássico protagonista do estilo Shonen para um diabo assassino corrompido pelo mesmo ciclo que Marley e Eldia têm repetido há séculos.
Acreditando que a única forma de proteger os seus amigos é aniquilando todos os outros, Eren resolve então desbloquear o poder divino do fundador Titã. Embora aparentemente abalado pelo seu irmão mais velho, Zeke, Eren vence no episódio 80 e se transforma no Titã Fundador.
Em uma dramática sequência final, Attack on Titan mostra Eren uma última vez, marcado pela mesma onda maior do que o normal de relâmpagos e energia maior que anunciou a transformação de Ymir 2000 anos antes. A sua cabeça decapitada volta à vida e depois começa a crescer um esqueleto enorme. Sendo várias vezes maior do que os Titãs alojados dentro das três paredes da Ilha Paradis.
Attack on Titan não mostra o corpo inteiro de Eren no episódio 80. Contudo, esta é uma transformação diferente de tudo o que se viu antes. Mas como é que Eren se transformou, que poderes possui agora e porque é que ele se parece com isso?
Titã Fundador
Como Zeke descobriu enquanto esperava que Eren despertasse nos Caminhos, o poder do Titã Fundador nada mais é do que Ymir respondendo a pedidos – uma jovem sem limites puxando as cordas de sua linhagem. Isto significava então que Zeke podia convencer Ymir a abandonar o voto de renúncia imposto à família real pelo Rei Karl Fritz 100 anos antes.
Mas a humanidade de Ymir vai para os dois lados, e Eren a convence a confiar nele. Explorando então a raiva que vem de anos de servidão de Fritz/Reiss. Sendo a única não leal a encontrar Ymir nos Caminhos, Eren é a primeira pessoa a evocar o desejo interior de liberdade de Ymir. Ela então lhe entrega de bom grado o controle total do Titã Fundador.
Attack on Titan já mostrou como diferentes encarnações do mesmo Titan-shifter podem parecer completamente diferentes. Mesmo assim, o Titan Fundador de Eren não se parece nada com Ymir quando ainda estava esmagando soldados Marleyanos como aspirantes a Centuriões. O corpo de Titan Fundador de Eren parece diferente por duas razões. Primeiro, o Fundador de Ymir é um composto de todos os outros Titãs – o tamanho do Colossal, as garras da Mandíbula, a forma da Fêmea, etc. Embora Eren possua o poder do Fundador, sua mistura de Titã não é a mesma.
Transformação de Eren
Mais importante para o aparecimento da sua transformação final, no entanto, é Eren ter sido decapitado por Gabi. O traço que define o Titã Fundador é uma caixa torácica em forma de inseto que emana da coluna vertebral e se envolve à volta do corpo, que pode ser vista na forma de monstro de Ymir Fritz. Eren tem a mesma estrutura óssea, mas como a sua cabeça foi cortada no pescoço, a sua espinha bizarra de Titã cresce antes de ligar o seu tronco e a cabeça. O que forma quase todo o Titã Fundador de Eren. Se Eren tivesse falado com Ymir antes de Gabi ser libertado, ele poderia ter se transformado em algo mais parecido com o Titã Fundador de Ymir Fritz.
O Titã Fundador de Eren irá se revelar bastante dificíl de matar. Tipicamente, aqueles que procuram derrubar um Titã têm como objetivo a nuca. Contudo, onde se começa com uma criatura composta de 96% de costelas? Isto para não mencionar que Eren possui agora um controle quase total sobre os seus companheiros Eldians. Comandando, portanto, um exército de gigantes recém-chegados de Walls Rose, Maria e Sina.
Eren poderia fazer Ymir convocar outros Titãs para a batalha, poderia afetar diretamente outros Eldians (como demonstrado pela sua comunicação telepática), ou poderia simplesmente se sentar e deixar o Rumbling aniquilar qualquer um que ameace a segurança dos seus amigos. Durante o mais longo tempo em Attack on Titan, o exterior bonito do protagonista Eren não correspondeu à sua escuridão interior. Agora, no entanto, a sua aparência física é tão retorcida e grotesca quanto as suas intenções.