Naruto: Por que Kakashi usa máscara o tempo todo
Como qualquer grande franquia shonen, Naruto possui um elenco amplo de personagens criativas e convincentes. Os membros da família Naruto entraram em todas as listas de personagens populares e em todas as convenções de anime cosplay em todo o mundo. No entanto, um membro do elenco Naruto atingiu um escalão de popularidade que pode ultrapassar até o herói titular da série, Hatake Kakashi.
Desde a sua primeira aparição no Capítulo 3 da série de mangá Naruto, Hatake Kakashi se tornou um favorito dos fãs. Além disso, também ficou reconhecível de forma icônica, mesmo para aqueles que não estão familiarizados com a anime ou mangá. Nesse sentido, a popularidade de Kakashi é bem merecida.
Além de possuir notável inteligência e capacidades de combate – incluindo o olho Sharingan que lhe permitiu copiar mais de 1.000 ninjitsu diferentes – o design de Kakashi é apelativo para o público e consistente com os seus traços de personagem. Em suma, Kakashi é legal e o seu design é indicativo disso.
A máscara de Kakashi
Talvez o aspecto mais singular do seu design seja a máscara facial de Kakashi, sempre presente. Ao contrário de todos os outros membros do elenco principal de Naruto, o rosto de Hatake Kakashi é coberto do nariz ao queixo por uma cobertura de pano apertado, que ele raramente remove. De fato, Kakashi está tão raramente sem máscara que os seus próprios alunos – Naruto, Sakura e Sasuke – nunca viram a sua cara. Como tal, episódios inteiros tanto de Naruto como de Naruto: Shippuden se dedicam ao trio que tenta o rosto de Kakashi.
Certamente que um detalhe tão significativo deve servir uma função essencial para o desenvolvimento do personagem de Kakashi ou para a estrutura narrativa de Naruto como uma série. Poderá Kakashi estar escondendo alguma deformidade horripilante, ou talvez uma infeliz semelhança condenável com um vilão? Com base na reação de Ayame no Episódio 101, este não parece ser o caso.
Por mais essencial que seja a sua aparência (ou o seu sigilo), uma lógica concreta por detrás da razão pela qual Kakashi usa uma máscara facial não aparece nem no mangá nem na adaptação do anime. Assim, tal como o seu rosto, as motivações de Kakashi para esconder a sua aparência são um mistério. Contudo, em vez de assumir conotações sombrias, o mistério por detrás tanto da identidade de Kakashi como da máscara que a oculta se tornou uma espécie de piada.
O segredo da máscara
Na série paródica e spin-off Rock Lee & His Ninja Pals, afirma-se que Kakashi usa uma máscara para esconder as hemorragias nasais que sofre enquanto lê a sua série de livros favoritos (para adultos). Embora esta seja a única explicação firme para a máscara facial de Kakashi feita na mídia, não se considera a série como cânone da franquia. Ao passo que é inapropriado adotá-la como o fim de tudo, por muito bem fundamentado e bem-humorado que seja. No entanto, existe uma explicação mais legítima por detrás da aparência cuidadosamente guardada de Kakashi.
Em uma entrevista, o criador da série Kishimoto Masashi disse que inicialmente concebeu Hatake Kakashi usando uma máscara facial porque se sentia consistente com o secretismo e misteriosidade inerentes a ser um shinobi realizado. Além disso, Kishimoto esperava introduzir mais personagens mascarados. Infelizmente, transmitir as emoções de Kakashi se revelou difícil. Dessa forma Kishimoto acabou por optar por renunciar em grande parte a máscaras faciais para os personagens primárias.
Não se pode negar que seria interessante ver a arte conceitual inicial de versões mascaradas de personagens primários. No entanto, a profundidade emocional e complexidade dos personagens centrais de Naruto faz parte do que distingue o título dos seus três grandes contemporâneos.
Além disso, se mais personagens fossem mascaradas, parece improvável que Kakashi tivesse experimentado a mesma ascensão meteórica à popularidade internacional. Assim, embora as suas origens possam estar enraizadas num passo errado criativo, a máscara facial de Kakashi é a prova de que alguns conceitos podem – se utilizados com cuidado e precisão – beneficiar um determinado personagem e aproximar o público dele.