O plano de ataque mais inteligente aqui seria Goku escapar, mas ele usa esse tempo para garantir que Freeza esteja realmente acabado. Por sorte sobreviveu.
O Rei Kai ensina a Goku o inestimável Ataque Kaioken. Goku é repetidamente avisado para não forçar demais os limites e mesmo assim usou Super Saiyajin Blue com Kaioken x 10.
Goku, determinado a empurrar Gohan para o próximo nível, lança um mortal Kamehameha nele à queima-roupa.
Trunks do Futuro enfatiza a importância deste remédio, mas Goku vai para a batalha e decide que o pegará mais tarde. Essa tolice quase custou a vida de Goku e perde para o Android 19.
O sacrifício de Goku poderia ter sido completamente evitado com um bom julgamento. Goku subjuga Raditz até que ele acredite nas mentiras de seu irmão distante de que ele virará uma nova página.
É incrivelmente decepcionante quando Goku opta por curar o dano de Cell com um Feijão Senzu. Goku recorre a essa tática para que Cell subestime o poder de Gohan
O capitão Ginyu possui uma técnica de troca de corpo. A arrogância de Goku leva a melhor sobre ele aqui. Goku corre para a batalha em vez de estudar Ginyu e aprender suas táticas e tem o corpo tomado.
Gohan começa a lutar, Goku brevemente se Teletransporta para a batalha para dar um soco crucial em Bojack. É uma estratégia que salva Gohan mas o completo desrespeito de Goku pelas regras da vida após a morte é muito problemático..
Goku tenta se auto destruir e com isso tentar levar o Omega Shenlong com ele mas Vegeta telepaticamente convence Goku a não descer a este nível.
É extremamente tolo para Goku oferecer a Moro um Feijão Senzu e uma chance de mudar seus hábitos quando deveria estar claro, mesmo para Goku, que esta é uma causa perdida.