Dragon Ball: O Canhão Feixe Especial de Piccolo é tão especial assim?
Um dos ataques mais poderosos em toda em Dragon Ball é o Canhão de Energia Especial de Piccolo. Eis o que torna a técnica Namekuseijin tão única.
Dragon Ball tem mostrado um número crescente de ataques e técnicas especiais desde que o Mestre Kame ensinou o Kamehameha a Goku, no início da série original. Piccolo revelou um ataque separado da linha habitual de movimentos devastadores das artes marciais no início da série Dragon Ball Z, quando ele enfrentou o invasor Saiyajin Raditz: O Canhão Feixe Especial (Makankosappo).
Apesar dos novos e mais poderosos ataques que foram adicionados no anime, o Canhão Feixe Especial continua sendo um dos movimentos especial de Piccolo, e um dos ataques mais eficazes de Dragon Ball. Além de sua impressionante apresentação, vamos dar uma olhada no que torna o ataque de Piccolo tão especial.
Enquanto Raditz era significativamente mais forte que Piccolo e Goku quando chegou à Terra no início da DBZ, o Canhão de Feixe Especial de Piccolo foi um ataque que poderia visivelmente danificá-lo e matá-lo quando estivesse totalmente carregado. No início da luta deles, Raditz quase foi morto pelo ataque de Piccolo, esquivando-se no último segundo com seu ombro ainda ferido após a explosão de energia que o arrancou.
Quando Goku sacrificou sua vida para manter seu irmão mais velho malvado no lugar, Raditz foi mortalmente ferido por Piccolo pelo Canhão de Feixe Especial, perfurando completamente ele e Goku. Em seguida, Piccolo empregou o Canhão de Feixe Especial em todo anime DBZ e continuou na série Dragon Ball Super, muitas vezes levando menos tempo para carregar o ataque até sua potência máxima do que suas quando era no começo.
Uma parte significativa da eficácia do Canhão de feixe especial é porque ele é um ataque que é carregado. Os ataques carregados têm uma longa história de ser capazes de derrotar adversários muito mais poderosos em toda a franquia. O Kamehameha quando era totalmente carregado de Goku e o Flash Final de Vegeta totalmente carregado, ambos danificava seu oponente significativamente em sua forma totalmente carregada. O ataque mais emblemático de todos é a Genki Dama – Bola de energia. Esta técnica leva Goku um tempo prolongado para se preparar, mas pode destruir completamente inimigos muito mais fortes.
O outro fator na eficácia do Canhão de feixe especial, e o que o torna mais exclusivo para outros ataques energéticos na franquia, é como a técnica é entregue. Enquanto muitos dos ataques de energia tendem a detonar após o impacto, o Canhão de Feixe Especial explode com uma corrente de energia em espiral, como um saca-rolhas, e é projetado para cortar através de seu alvo pretendido.
Isto é semelhante ao ataque especial de Kuririn, o Disco (Kienzan), projetado para cortar os inimigos em vez de explodir. Embora Kuririn fosse significativamente mais fraco que Freeza em sua segunda forma, o Lutador Z ainda poderia cortar a cauda do vilão com um Disco bem visado, o Canhão de Feixe Especial opera com princípios parecidos.
Piccolo é um dos mestres estrategistas de Dragon Ball, mesmo quando seus companheiros Saiyajins cresceram muito mais poderosos do que ele. Esta sabedoria de combate se estende ao desenvolvimento de seu Canhão de Feixe Especial.
Originalmente concebido como uma forma de Piccolo triunfar sobre Goku após sua batalha climática no final de Dragon Ball, o Canhão de Feixe Especial acabou por conseguir matar Goku enquanto segurava um inimigo comum. Piccolo sabe como derrotar mesmo o inimigo mais forte com um único ataque, com o Canhão de Feixe Especial cortando a oposição em contraste com as outras técnicas de assinatura da franquia.