Dragon Ball: 5 ataques extremamente poderosos

 Dragon Ball: 5 ataques extremamente poderosos

Dragon Ball está repleta de movimentos de luta criativos e impressionantes. No entanto, estas cinco em particular, são excepcionalmente poderosas.

Algumas lutas no Dragon Ball Z são honradas pelo tempo. A Onda Kamehameha derrubou alguns adversários bastante intensos, a Kaio-Ken oferece um profundo impulso, e a Genki Dama, embora venha com um custo pesado, domina alguns dos maiores vilões da saga. No entanto, alguns dos movimentos menos vistos da série Dragon Ball estão na verdade entre os mais poderosos.

Estas outras técnicas são igualmente úteis em batalha, mas, para o melhor ou para o pior, ou são subutilizadas ou subvalorizadas pelos fãs ao longo da série. Algumas destas jogadas têm custos sérios, mas também estão entre os ataques mais surpreendentemente eficazes, ainda que subestimados, em Dragon Ball.

Onda de Contenção do Mal (Mafuba)

A Onda de Contenção do Mal tem sido usada algumas vezes ao longo da história do Dragon Ball, embora considerando seu incrível potencial, ela não é usada quase o suficiente. Inventada pelo Mestre Mutaito, que também treinou o Mestre Kame, a Onda é projetada para conter entidades demoníacas. Parece poderosa, mas vem com um custo terrível. A primeira vez que ela foi usada para selar o Demônio Rei Piccolo, Mutaito morreu. Como explica o Mestre Kame no Manga Dragon Ball Super, quanto mais forte o adversário, mais energia é necessária para selar o alvo. Entretanto, uma vez que esse alvo é selado, é isso mesmo.


Outra falha grave da Onda de Contenção do Mal é que, como Piccolo demonstrou quando Kami tentou a jogada contra ele, ela pode ser facilmente revertida por alguém que espera o ataque. Em Dragon Ball Super, Frost consegue até mesmo reverter o ataque para selar Vegeta em seu lugar. Apesar disso, a jogada funciona muito bem contra Zamatsu – até que se torne evidente que o recipiente não vai segurá-lo por muito tempo. Independentemente disso, se a Onda de Contenção do Mal pode selar alguém tão poderoso como Zamatsu, isso teria sido para ele se a jogada tivesse sido executada corretamente.

Canhão Tri-Beam

Um dos movimentos clássicos da Dragon Ball, o Canhão Tri-Beam é um dos ataques com assinatura de Tien Shinhan. Ao canalizar sua própria força vital em uma singular onda de energia, ele pode bombardear praticamente qualquer um que se interponha em seu caminho. Não importa quão poderosa essa pessoa seja – se esse ataque atingir, ela a empurrará para a Terra.


O que torna o Canhão Tri-Beam tão impressionante é o quão eficaz ele permanece até tarde na Dragon Ball Z. Após um certo ponto, muitos dos combatentes humanos foram simplesmente superados pelo poder sempre crescente dos Saiyajins. Piccolo acaba se fundindo com Kami para superar o poder de um Super Saiyajin. Os humanos, por outro lado, tinham poucos meios para aumentar seu poder. E ainda assim, Tien Shinhan segura Cell Imperfeito com uma barragem de Canhões Tri-Beam, demonstrando essencialmente que ele tinha mais poder potencial do que Piccolo naquele momento. O ataque quase matou Tien Shinhan no processo, mas, novamente, Cell Imperfeito também não pôde parar o golpe nele.

Chama solar

Nem todos os ataques em Dragon Ball precisam destruir um alvo. Às vezes, deixá-los cegos é incrivelmente eficaz como um método de fuga. A chama solar é uma técnica notavelmente comum que todos no elenco central da Dragon Ball parece conhecer. O movimento é inventado primeiro por Tien Shinhan, e depois aprendido por muitos de seus aliados, bem como por vilões como Cell. Mais uma vez, Tien Shinhan parece ser um mestre no uso de técnicas incrivelmente poderosas que se revelam muito úteis.


O que torna a chama solar tão útil é que não importa o quão forte é um adversário – ele os cegará. O movimento é igualmente eficaz contra todos os tipos de adversários, desde que a visão seja um meio primário através do qual eles lutem. Assim, embora a queima solar possa não afetar, digamos, o guerreiro cego Majora, ela efetivamente impediria Frieza de funcionar por um tempo. Este é um movimento tão útil que é até eficaz contra Bills no Dragon Ball Super, bem como no Torneio do Poder contra Caulifla.

Disco Destrutivo (Kienzan)

O Kienzan é uma daquelas notáveis habilidades de assinatura que todos reconhecem ser um ataque incrível, mas que raramente é usado de forma eficaz em batalha. É um disco estreito de energia, afiado e poderoso o suficiente para esculpir quase tudo. Frieza é essencialmente triturado várias vezes pelo ataque antes de usar uma variante própria. O movimento até conseguiu separar o Majin Boo – embora, sendo Majin Boo, não o tenha segurado por muito tempo.


Um componente que torna o Disco Destrutivo tão útil é quantas variações existem em torno dele. Durante o Torneio de Poder do Dragon Ball Super, Kuririn cria o ataque do Disco Destrutivo Lâmina Tripla, onde o disco se divide em múltiplos projéteis para dificultar a fuga do oponente. Goku também cria uma variante do ataque destinada a derrubar Jiren fora dos limites. A lâmina permanece útil nas profundezas da série porque, ao contrário da força explosiva bruta dos ataques ki comuns, há sempre uma aplicação prática para um ataque projetado para simplesmente cortar alguém aberto.

Cuspe de pedra/Respiração de metal

Dabura é um capanga relativamente esquecido em Dragon Ball Z, mas seu cuspe continua sendo um dos ataques mais bizarros e de pesadelo em toda a continuidade. A jogada é simples — Dabura cospe em um alvo e eles se transformam em pedra. O alvo pode voltar ao normal quando Dabura morrer. É simples e direto, mas não causa danos duradouros graças a Majin Boo matando Dabura bastante rapidamente após sua primeira aparição.


Entretanto, o cuspe de Dabura é sem dúvida a arma mais eficaz em Dragon Ball, pois é essencialmente um movimento de morte instantânea. Existem outras variantes do movimento também. No Dragon Ball GT, o General Rildo usa a Respiração de metal, um ataque que transmuta partes de um alvo em metal. É menos eficaz que o Cuspe de pedra, que transforma seu alvo inteiramente em pedra. No entanto, o resultado final – paralisia com possível morte instantânea – é o mesmo.

Ataques de transmutação como este raramente são usados na Dragon Ball, muitas vezes ignorados em favor de ataques explosivos. Entretanto, eles provam que as lutas podem ser vencidas de maneira mais inteligente e criativa. Nem sempre é necessário bater em um alvo. Basta torná-los impotentes.

Veja também

plugins premium WordPress