Falcão e o Soldado Invernal: Onde se passam os flashbacks de Bucky?
Logo no início do quarto episódio de Falcão e o Soldado Invernal, vimos um flashback da reabilitação de Bucky em Wakanda, onde a lavagem cerebral implantada pela HYDRA foi removida de sua cabeça. Em um teste final, Ayo diz em voz alta as 10 palavras-gatilho, usadas anteriormente para controlar o soldado invernal
As palavras: “saudade”, “ferrugem”, “dezessete”, “amanhecer”, “fornalha”, “nove”, “benigno”, “retorno”, “um” e “vagão de carga”, foram redescobertas pelo Barão Zemo em Capitão América: Guerra Civil. Usando-as como parte de uma conspiração para incriminar Bucky pelo bombardeio das Nações Unidas e separar os Vingadores ao revelar a Tony Stark que o Soldado Invernal havia cometido o assassinato de seus pais.
Mesmo estando curado de seu controle mental, Bucky é atormentado pela culpa por suas ações anteriores. Vamos relembrar cada momento apresentado na sequência de flashback de Wakanda, na ordem em que aparecem na cena.
Zemo traz o Soldado Invernal de volta
Zemo se apresenta como psiquiatra para ter acesso a Bucky Barnes. Usando o livro recuperado da HYDRA, ele reativa o Soldado Invernal e faz com que ele saia de sua contenção. Incriminou Bucky pelo bombardeio das Nações Unidas e a morte do Rei T’Chaka de Wakanda, O evento separa os Vingadores em dois lados.
O Soldado Invernal ataca a SHIELD
Após sua reinicialização pela HYDRA, a mesma envia o Soldado Invernal para impedir o Capitão América de interromper o Projeto Insight. Inicialmente, o plano consistia em que os agentes da SHIELD leais a Nick Fury fornecessem suporte aéreo ao Capitão América, contudo, esses planos são interrompidos pela chegada do Soldado Invernal, destruindo sua aeronave e matando as forças da SHIELD.
Luta contra o Capitão América
Steve Rogers descobre que a HYDRA ainda existia e estava envenenando a SHIELD desde o início. Alexander Pierce ordena então, que o Soldado Invernal matasse seu velho amigo. No meio da luta, o Capitão América arranca a máscara do Soldado Invernal e fica chocado ao ver o rosto de Bucky por baixo dela.
Confronto com o Capitão América
O Soldado Invernal tem um confronto final com o Capitão América. Steve tenta lembrar Bucky de que eles já se conhecem e pede para que ele não inicie uma luta, mas o Soldado Invernal o ignora, atirando então em Steve, ferindo-o gravemente.
A luta só termina quando o Capitão América, faz com que os helicópteros disparem uns contra os outros, e o Soldado Invernal fica então, preso sob uma viga de metal.
As memórias do Soldado Invernal são apagadas
Em outra cena do Capitão América: O Soldado Invernal, a Hydra submete Bucky ao seu processo brutal de apagar as memórias. Isso acontece depois que a máscara de Bucky é retirada e Steve reconhece seu velho amigo, chamando-o pelo nome.
Esse encontro ativa as memórias pré-Soldado de Bucky, fazendo com que ele se torne instável. Dessa forma, é submetido a um tratamento de eletrochoque para trazê-lo de volta à linha.
O Soldado Invernal Mata Os Pais De Tony Stark
O Soldado Invernal mata Howard e Maria Stark. O verdadeiro alvo da HYDRA era uma nova versão do soro do super-soldado que Howard estava desenvolvendo, que estava sendo transportado por meio de uma pasta no porta-malas de seu carro.
O soro acabou se revelando inútil para a HYDRA posteriormente. Contudo, a missão provou ser uma vitória, já que o assassinato dos Stark acabou levando o antigo inimigo da HYDRA, o Capitão América, a desistir de seu escudo, tornando-se então, um homem procurado no mesmo país que prometeu servir.
O Soldado Invernal tenta matar Nick Fury
A cena de Bucky com sua máscara completa de Soldado Invernal e óculos de proteção é de sua primeira cena em Capitão América: O Soldado Invernal. Logo após Nick Fury escapar dos agentes da HYDRA, o Soldado Invernal usa um explosivo para virar o veículo de Fury. Quando chega no carro, o diretor da SHIELD não estava mais lá. Este rápido flashback mostra o momento em que o Soldado Invernal examina os destroços do carro. Algum tempo depois, finalmente alcançou Nick Fury e pensou completar sua missão de mata-lo.
Bucky luta contra o Homem De Ferro
Bucky luta com o Homem de Ferro nas instalações da HYDRA na Sibéria, quando Tony Stark descobre que ele matou seus pais. Stark explode o braço de metal de Bucky, libertando-o de sua ligação física final com HYDRA.
No primeiro episódio de O Falcão e o Soldado Invernal vimos o caderno de Bucky, com uma lista de nomes de pessoas a quem ele deve se redimir. Contudo, já que Tony Stark foi morto em Vingadores: Ultimato, Bucky não poderá se redimir pelo que fez aos Stark.
O Soldado Invernal é descongelado em 1991
Em 1991, o Soldado Invernal é descongelado e preparado para uma missão. No início, ele grita de dor, mas fica mais calmo conforme as palavras são ditas. Assim que a sequência é concluída, ele responde: ” Pronto para obedecer.” Este processo aconteceu muitas vezes durante o tempo de Bucky como o Soldado Invernal. Contudo, há uma razão pela qual Zemo está interessado apenas no ” relatório da missão, 16 de dezembro de 1991 “.
Bucky se lembra de Steve Rogers
Depois de libertar Bucky da viga de metal que o prendia, Steve deixa seu escudo cair, se recusando a lutar, enquanto o Soldado Invernal tenta terminar sua missão. Contudo, ao dizer a frase ” Estou com você até o fim da linha.”
liberta Bucky da lavagem cerebal do Soldado Invernal, trazendo de volta suas memórias. Essa frase foi dita por Bucky antes enviado para a Segunda Guerra Mundial. Logo após, ele salva Steve de se afogar antes de partir para se esconder
Falcão e o Soldado Invernal tem episódios novos todas as sextas feiras no Disney+.