What If…?: Veja onde o segundo episódio se encaixa na linha do tempo do MCU.
O episódio confirmou que pelo menos inicialmente, a série animada do Disney+ irá formar uma antologia de diferentes linhas do tempo alternativas espalhadas pelo multiverso, como visto na sequência do final de Loki. E ao contrário do episódio de abertura que foi ambientado na década de 1940, o segundo episódio E se…? dá dois saltos para o início da era moderna do MCU.
ATENÇÃO: Este artigo contem SPOILER do segundo episodio de What if…? exibido na Disney Plus.
O evento Nexus deste episódio vê a tripulação Ravager de Yondu raptar T’Challa em vez de Peter Quill, de Chris Pratt. E o herdeiro do trono de Wakanda torna-se, então, o Senhor das Estrelas. Em vez da natureza arrogante de Quill determinar a sua busca da infâmia, T’Challa torna-se, assim, um farol da virtude. Ele transforma os Ravagers e até exerce a sua influência sobre Thanos para parar os acontecimentos da Saga do Infinito.
Quebra da linha temporal
O episódio 2 de E se…? começa no mesmo ano em que Peter Quill foi raptado em Guardiões da Galáxia, 1988, antes de saltar para a recuperação da Joia do Poder em Morag, que Quill idealizou em 2014. É aqui que o E se…? quebra a linha temporal, porque Morag só é acessível a cada 300 anos. No entanto, T’Challa toma a Joia do Poder em 2008, o que seria impossível. Encontra-se então com os seus companheiros Ravagers e Thanos, que confirmam que T’Challa o convenceu a parar os seus planos de destruir o universo para o salvar.
Nebulosa confirma que Thanos ainda a tinha torturado, pelo que a influência de T’Challa sobre Thanos deve ter sido bastante recente até 2008. A missão de Knowhere obviamente também vem antes de 2014, quando acontece na linha temporal original do MCU, com a transformação total de O Colecionador. Sugerindo também há quanto tempo Thanos abandonou os seus planos de ganhar e usar as Joias do Infinito. O regresso de T’Challa a Wakanda também parece acontecer em 2008, no mesmo ano em que Tony Stark se apresentou como Homem de Ferro.
Mudanças impactantes
Embora o período de tempo corresponda na sua maioria aos Guardiões da Galáxia, as mudanças na linha temporal como um todo são enormes. O impacto apenas em Thanos muda as trajetórias de personagens tão importantes como o Homem de Ferro, Capitão América, Gamora, Viúva Negra, e Thor, entre outros. A provocação final do Ego de Kurt Russell recuperando o seu filho de Dairy Queen, continuando uma longa piada do MCU, sugere, no entanto, que nem tudo mudou.
Esta linha do tempo, inspirada pelo espírito de aventura itinerante de T’Challa, oferece, então, uma lembrança arrebatadora do que o MCU perdeu após a morte de Chadwick Boseman. Não apenas um super-herói para tantos, mas um bom homem. O episódio 2 de E se…? é um monumento ao seu legado no MCU. Sua atuação é tão maravilhosa como as suas outras no Capitão América: Guerra Civil e Pantera Negra. De certa forma, a ideia de um Wakanda sem T’Challa oferece um olhar, assim, sobre como o Pantera Negra: Wakanda Forever irá lidar com a monumental perda do Boseman.
What If…? tem novos episódios todas as quartas feiras no Disney+.