O Batman: O que os quadrinhos revelam sobre a história!
Os três quadrinhos principais que inspiraram O Batman de Matt Reeves dão algumas pistas sobre o que está para vir para Bruce Wayne, de Robert Pattinson. O próximo filme, preparado para lançamento nos cinemas em 4 de março de 2022, foi muito aguardado pelos fãs. Dessa forma, parece que Reeves e o resto da equipe criativa estão tomando um novo e distinto ângulo sobre o personagem clássica do Batman. No entanto, também é evidente que filme está recebendo grandes sugestões de algumas das histórias cômicas mais famosas do Cavaleiro das Trevas.
Situado numa realidade alternativa do núcleo do DCEU, O Batman seguirá Bruce Wayne no segundo ano da sua campanha de combate ao crime na cidade de Gotham. O principal vilão do filme será, então, uma versão distorcida do clássico vilão The Riddler, interpretado por Paul Dano.
O resto do elenco inclui Zoë Kravitz como Mulher Gato, Jeffrey Wright como Jim Gordon. Assim como John Turturro como Carmine Falcone, Andy Serkis como Alfred Pennyworth, e Colin Farrell como O Pinguim. É uma coleção clássica de personagens e alguns vilões notáveis da galeria de vilões do Batman, o que deve fazer um interessante reinício na história.
Claro que, como todas as adaptações cinematográficas anteriores dos quadrinhos do Batman, O Batman está inspirando-se, então, diretamente nas histórias passadas dos quadrinhos da DC. A empresa anunciou recentemente um conjunto de três histórias temáticas de O Batman, que parecem ser as principais inspirações do filme de Reeves. São elas: Batman: Ano Um, Batman: Ego e Outras Histórias, e Batman: O Longo Dia das Bruxas. Eis, assim, o que cada um desses três quadrinhos clássicos do Batman revelas sobre a história do filme.
Batman: Ano Um
Amplamente visto como um dos melhores e mais influentes quadrinhos do Batman de sempre, Batman: Ano Um tem sido uma fonte de inspiração para inúmeras outras histórias estreladas pelo Cavaleiro das Trevas ao longo das últimas décadas. Publicado em 1987 e escrito pela lenda dos quadrinhos Frank Miller. Ano Um reinicia Bruce Wayne com uma nova visão sobre a sua história de origem.
Em alguns aspectos, a inspiração do Ano Um para O Batman apenas reafirma detalhes que já eram conhecidos. A história irá seguir ao jovem Bruce Wayne que ainda está descobrindo a melhor forma de ajudar os cidadãos de Gotham. Tal como o Ano Um, O Batman irá provavelmente concentrar-se em grande parte na relação entre Batman e Jim Gordon. Tal como o quadrinho, o novo filme parece ter uma abordagem mais fundamentada e realista da luta contra o crime de Batman.
Os vilões do filme – Enigma, Pinguim, e Mulher-Gato – são todos pessoas relativamente comuns em termos das suas capacidades físicas. O que sugere, então, que O Batman está se mantendo afastado de personagens mais super-poderosos como Hera Venenosa, por exemplo.
Batman: Ego e Outras Histórias
O segundo quadrinho do Batman incluído não é tão famoso como histórias como o Ano Um e O Cavaleiro das Trevas Ressurge. No entanto, continua a ser uma entrada muito notável e influente. Criada por Darwyn Cooke em 2000, a história principal de Ego centra-se na divisão psicológica entre Bruce Wayne e a sua persona Batman. Após as suas ações resultarem na morte macabra de uma família inocente, Wayne regressa à Batcaverna e começa uma discussão mental consigo mesmo.
Se O Batman toma o Ego como uma das suas principais fontes de inspiração, há razões para acreditar que o filme irá ainda mais fundo na psique de Bruce Wayne do que adaptações passadas como a trilogia de Christopher Nolan. O próprio Pattinson é um ator conhecido por papéis psicologicamente complexos, exemplificados em filmes como O Farol e O Diabo de Cada Dia.
Batman: O Longo Dia das Bruxas
Enquanto Batman: Ano Um e Batman: Ego e Outras Histórias parecem servir sobretudo como inspiração, Batman: O Longo Dia das Bruxas é o análogo mais direto para o enredo real do filme. O quadrinho original, que foi recentemente adaptado em um longa-metragem de animação em duas partes, segue o Batman no seu segundo ano de luta contra o crime.
A história principal é sobre a caça a um misterioso assassino em série chamado Holiday, que se cruza com uma segunda linha de enredo sobre uma guerra da máfia de Gotham. O Longo Dia das Bruxas é famoso por estabelecer a história da origem moderna de Harvey Dent/Duas Caras.
Até agora, parece que O Batman está contando uma história muito semelhante à do Batman: O Longo Dia das Bruxas, mas com Riddler a substituir Holiday e a linha de enredo de Harvey Dent sendo completamente removida. Dessa forma, estas mudanças, combinadas com as mudanças drásticas de humor e energia, deverão tornar o filme suficientemente distinto de Cavaleiro das Trevas para evitar comparações desfavoráveis.
Em geral, as três histórias que estão sendo usadas como inspiração para O Batman fazem muito sentido e se encaixam bastante. Prefiguram uma história sobre as primeiras lutas de Bruce Wayne, tanto para descobrir a melhor forma de ajudar Gotham como para conquistar os seus próprios demônios de trauma psicológico.
Há muito tempo que não se vê um filme solo do Batman nas telas e, dessa forma, as expectativas são compreensivelmente elevadas. Esperemos que O Batman seja recordado como uma das melhores entradas cinematográficas da franquia. E com três grandes histórias na sua fundação, o filme já tem muito a seu favor.