Porque a maioria dos personagens principais morrem em What If…?
A morte tem sido algo regular em What If…? Na sua maioria, a alternância assume cenários chave do MCU da Saga do Infinito que terminou mal para os heróis e vilões da Marvel. A maioria dos episódios apresenta, então, mortes significativas.
O episódio sobre T’Challa ser o Senhor das Estrelas em vez de Peter Quill provou que finais felizes são possíveis na série animada do Disney+, mas aparentemente não são comuns. As outras linhas do tempo no multiverso que o Vigia mostrou não foram amáveis para os heróis do MCU.
A maioria dos personagens icônicos dos filmes, tais como Capitão América, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Hulk, Falcão, e outros, morreram todos pelo menos uma vez na série. Muitos estavam também entre os que se viraram durante o apocalipse zumbi que aconteceu no episódio 5. Só no episódio 6, o Homem de Ferro, o Pantera Negra e o Máquina de Combate foram todos vítimas do esquema de Killmonger.
Personagens que morrem com tanta frequência em What If…? podem em grande parte ser atribuídos ao fato de que os acontecimentos de cada episódio da série não têm consequências reais. Embora algumas linhas de tempo pudessem teoricamente ser revisitadas numa temporada posterior, existem tantas no multiverso que nenhum personagem singular é importante.
A única exceção a isto pode ser a Capitã Carter do episódio 1, uma vez que esta variação desenvolveu um certo grau de popularidade e pode, por enquanto, estar segura. Quanto a todos os outros, matá-los não traz qualquer problema, uma vez que as histórias da série estão em linhas de tempo alternativas do MCU. Dessa forma, What If…? tem mais liberdade com os destinos dos seus personagens do que qualquer outra propriedade Marvel.
Inspiração nos quadrinhos
Também devemos notar que este elemento da série é uma forma de o MCU manter o espírito dos quadrinhos originais de What If? dos anos 70. Pela mesma razão mencionada acima, as edições mataram ícones da Marvel o tempo todo. Cada cenário enviou, então, cada personagem envolvido na história em direções que diferiam muito do que aconteceu nas histórias em quadrinhos originais.
Mostrar o Homem de Ferro sendo morto por Namor e Hulk porque os Vingadores não permaneceram juntos em What If…? #3, por exemplo, demonstrou o quão importante pode ser um acontecimento ou decisão singular. Uma coisa a ser feita de forma diferente pode levar a todo o tipo de tragédias e desastres.
O mesmo vale então para a interpretação animada do MCU da série de quadrinhos. Também pode realçar o alcance do multiverso da Fase 4 da Marvel, o grande significado de apenas uma única diferença de linha temporal e o impacto que a morte de um personagem pode ter sobre todos à sua volta. E ao tirar partido da ideia de que qualquer herói da Marvel pode morrer (por muito amado que seja), What If…? tem a capacidade de apresentar histórias que são ao mesmo tempo autônomas e emocionalmente significativas.
What If…? tem novos episódios todas quartas feiras no Disney+.