A armadura de Coração de Ferro no MCU é mais poderosa que a do Homem de Ferro?
Interpretada por Dominique Thorne, Riri Williams, também conhecida como Coração de Ferro, fez sua estreia no MCU em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, que chegou aos cinemas recentemente. Por enquanto, não se sabe se Coração de Ferro do MCU revelará uma ligação direta com o Homem de Ferro e sua influência sobre Williams. No entanto, a versão MCU de Coração de Ferro, vem com várias mudanças dos quadrinhos, incluindo uma armadura que possivelmente é aprimorada com vibranium. Dessa forma, esse aprimoramento a diferencia de sua inspiração, Tony Stark.
Riri Williams, de 15 anos, fez sua primeira aparição nos quadrinhos em Invencível Homem de Ferro, vol. 2, #7 (por Brian Michael Bendis e Mike Deodato). Williams construiu seu próprio traje protótipo por conta própria, provando ser tão genial quanto Stark. Ela foi capaz de duplicar o design do Modelo Armor 41 de Stark, usando materiais coletados nos laboratórios do MIT.
Depois que os eventos de Guerra Civil II # 8 (por Bendis e David Marquez) colocaram Stark em coma, ela decidiu então continuar seu legado como o herói de armadura de ferro, Coração de Ferro. No entanto, ela teve a ajuda de Stark. Em Invencível Homem de Ferro,Vol. 4, # 1) (por Bendis e Stefano Caselli), Stark revelou que carregou sua consciência no novo traje de Williams na forma de IA para ajudá-la a aprender como usá-lo com o melhor de suas habilidades.
Coração de Ferro pode ter um recurso no MCU que Tony Stark não teve
Nos vários trailers de Wakanda Para Sempre lançados pela Marvel, Williams é vista montando um traje de ferro que lembra a primeira armadura de Stark em Homem de Ferro de 2008. Sendo que o filme envolve Wakanda e Atlantis, dois reinos com tecnologia avançada, é provável que Williams ganhe acesso ao vibranium de alguma forma e o use para aprimorar sua armadura. Uma coisa é certa: a armadura do Homem de Ferro não incluía vibranium, o que dá a Coração de Ferro no MCU, uma vantagem tecnológica.
Williams poderia usar o vibranium de várias maneiras para tornar sua armadura mais poderosa do que qualquer um dos designs do Homem de Ferro. Uma maneira é atualizar os propulsores, que são uma das armas principais da armadura. O Homem de Ferro não incorporou raios propulsores até seu design do Modelo 3, que estreou em Tales of Suspense Vol. 1, nº 66 (por Stan Lee e Don Heck).
Outra atualização movida a vibranium poderia simplesmente tornar a armadura tão forte quanto os trajes nano-tecnológicos do Panteras Negra. O design Mark L de Stark, seu 50º design de armadura do Homem de Ferro, usava nanotecnologia e era forte o suficiente para ser usado durante a Guerra Infinita e a luta contra Thanos.
Riri Williams continua melhorando o legado do seu herói
As vidas de Coração de Ferro e do Homem de Ferro estão interligadas, embora seus primórdios não possam ser mais diferentes. Ambos são gênios alimentados por tragédias que aconteceram em suas vidas, contudo, o que diferencia Williams de Stark é que ela não teve acesso à mesma tecnologia bilionária que Stark herdou de seu pai.
Ela pode não ter começado com os mesmos recursos que Stark teve durante seus primeiros anos de formação como Homem de Ferro, mas ao longo do caminho, sua inteligência e força de vontade lhe renderam o respeito daqueles que mantinham uma conexão muito próxima com Stark. Sua própria mãe, Amanda Armstrong, ofereceu a Williams acesso ao antigo laboratório de Stark no Complexo Industrial Stark e o MIT ofereceu a ela o uso de seus laboratórios de robótica. Williams inicialmente hesitou em aceitar ambas as ofertas. Entretanto, percebeu que eram caminhos para ajudá-la a continuar o legado do Homem de Ferro enquanto forjava seu próprio caminho.
Williams é relativamente nova no jogo de super-heróis, mas ela subiu na classificação rapidamente. Além de suas participações especiais nos quadrinhos anteriores do Invencível Homem de Ferro, não teve sua primeira aparição completa como Coração de Ferro até Invencível Homem de Ferro, vol. 4, # 6 em 2017.
Enquanto isso, a carreira de super-herói do Homem de Ferro se estende por mais de seis décadas, começando com sua aparição em Tales of Suspense, vol. 1, nº 39 (por Stan Lee e Larry Lieber). Desde então, o Homem de Ferro se tornou um dos heróis da Marvel mais reconhecidos de todos os tempos. Williams já fez nos últimos cinco anos mostrar que suas habilidades e conhecimentos não são medidos por anos de experiência. Incorporar o poder do vibranium em sua armadura lhe dá uma vantagem segura sobre seu mentor.