A Lenda de Korra: por que os dobradores normais só podem dobrar um elemento

 A Lenda de Korra: por que os dobradores normais só podem dobrar um elemento

É do conhecimento geral no universo Avatar que apenas o mesmo é capaz de empunhar e dominar os quatro elementos. Entretanto, todos os outros dominadores só têm controle sobre um único elemento, enquanto alguns não se podem dobrar. O que impulsiona o título de Avatar para um estatuto lendário.

Embora os fãs tenham discutido há muito tempo se as dobradoras normais podem aprender a dobrar mais de um elemento, de acordo com o material canônico revelado em A Lenda de Korra, a resposta é claramente não. Contudo, Avatar: A Lenda Aang revelou que ainda são capazes de muito no que diz respeito à sub-dobra. De fato, alguns personagens podem usar múltiplas formas de sub-dobra. Como Toph, por exemplo, que consegue curvar metais, curvar areia e usar o sentido sísmico, onde todas elas derivam do domínio da terra. Então, porque é que os dobradores normais não podem dobrar mais do que um elemento e como é a transmissão dessas capacidades ?

Elementos Vs. Sub-Dobras

Em Avatar, dobrar é uma habilidade especial que permite a um indivíduo manipular um dos quatro elementos físicos: água, terra, fogo ou ar. Cada estilo é utilizado como uma extensão de si mesmo, algo conseguido dominando o estilo de arte marcial associado ao elemento particular. Naturalmente, dominar um elemento é mais fácil de dizer do que de fazer e só aqueles muito habilidosos podem desbloquear uma técnica de dobra especializada.

Estas técnicas são subespecialidades pertencentes a um elemento primário. Cada uma requer um certo nível de domínio antes que o dobrador seja capaz de se ramificar em uma ou mais técnicas de sub-dobra, enquanto algumas também requerem uma compreensão mais profunda do elemento ou mesmo de outros tipos de dobras. Estas subcategorias incluem o domínio da água (domínio do sangue, cura e domínio do espírito) e domínio da terra (domínio do metal, domínio da areia, domínio de lava e senso sísmico), domínio do fogo (domínio do relâmpago, redirecionamento do relâmpago e domínio da combustão) e domínio do ar (voo e projeção do espírito).

Algumas formas de sub-combustão são mais fáceis de adquirir e são, por isso, mais comuns. Como o domínio da areia e o domínio do metal, por exemplo, enquanto outras habilidades como o domínio do sangue e o domínio da combustão são mais únicas e muito mais difíceis de obter. Embora seja possível para um dobrador obter múltiplas sub-capacidades, a maioria só pode obter uma. Depende do seu conjunto de aptidões. Por exemplo, Bolin treinou para desbloquear o domínio do metal, mas descobriu que é melhor ao domínio de lava.

A Lenda de Korra

O que acontece quando dobradores de dois elementos diferentes têm filhos?

De acordo com a sabedoria de Avatar Wan, depois de se fundirem com Raava, o espírito de paz e luz, e de se tornarem o primeiro Avatar, as tartarugas-leão deixaram de conceder aos humanos capacidades de dobra. Dessa forma, a partir daqui, está implícito que o dominar foi transmitido através da genética. Contudo, a capacidade age mais como um gene recessivo uma vez que dois não dominadores podem dar à luz a um bender. Como Katara e Toph, por exemplo, que tinham ambos pais não dobradores.

Quando dois dominadores de elementos diferentes têm filhos, esses filhos podem herdar qualquer um dos elementos ou nenhum deles. No caso de Mako e Bolin, que tiveram pais de duas nações diferentes, Mako herdou o domínio do fogo da sua mãe, enquanto Bolin herdou o domínio da terra do seu pai. Embora não se sabe se os seus pais eram dobradores, cada um deles carregava genes recessivos da Nação do Fogo e do Reino da Terra, respectivamente. Além disso, enquanto Kya e Tenzin herdaram um elemento de cada um dos seus pais, Bumi não o fez e foi um não dobrador durante a maior parte da sua vida até à Convergência Harmônica.

O poder e o talento no elemento que é transmitido varia, e não é garantido que um poderoso dominador dê à luz a outro. Nesse sentido, as capacidades de subversão não são transmitidas geneticamente, uma vez que são determinadas pela própria habilidade e talento de um indivíduo. Dessa forma, o trabalho duro e a prática são as únicas formas de obter uma capacidade de suflexão.

Porque só Avatar pode dobrar múltiplos elementos

Como mencionado, os dobradores normais em Avatar não podem adquirir mais do que um dos quatro elementos primários. No episódio da Lenda de Korra “Beginnings, Parte 2”, uma tartaruga leão explica que o corpo humano é incapaz de possuir dois ou mais elementos ao mesmo tempo. Para combater este obstáculo em uma tentativa de derrotar Vaatu, o espírito das trevas e do caos durante a Convergência Harmônica, Raava se agarra aos elementos em excesso. Enquanto isso, Wan treina para os dominar um de cada vez. Dessa forma, Wan só pode usar um elemento até que Raava passe por ele, trocando um elemento por outro.

A alternância entre elementos se revela muito demorada no calor da batalha e não oferece a potência necessária para enfrentar Vaatu de frente. Wan convence Raava a fundir as suas energias, tirando partido da Convergência Harmônica para fundir os seus espíritos de forma permanente. Isto permite a Wan empunhar os quatro elementos de uma só vez, à medida que derrota Vaatu com sucesso e restabelece o equilíbrio do mundo. Isto criou o estado de Avatar e assim, o primeiro Avatar nasce com o aspecto fundamental necessário para dominar todos os quatro elementos sendo Raava.

Veja também

plugins premium WordPress