Aquele que Permanece: Quais são seus poderes?
A primeira temporada de Loki terminou revelando que Aquele que Permanece, uma variante do Kang, é quem estava por trás da TVA. Embora só tenha aparecido no final da temporada, conseguiu mostrar alguns dos seus poderes. O Universo Cinematográfico Marvel está introduzindo um monte de novos conceitos e personagens na sua Fase 4. Sendo o mais notável o do multiverso, que desempenhará um grande papel. Loki revelou-se fundamental na introdução do multiverso e serviu também como a estreia de Jonathan Majors no MCU. Embora não exatamente como o personagem de que todos estavam esperando.
Embora Loki tenha sido morto em Vingadores: Guerra Infinita, a viagem no tempo em Vingadores: Ultimato tornou possível a sua versão de 2012 escapar com o Tesseract, abrindo assim caminho para o seu regresso na sua própria série. Em Loki, vimos o deus da trapaça capturado pela Autoridade da Variância Temporal (TVA), uma organização que supervisiona a linha do tempo e assegura que tudo aconteça como planejado. Sua fuga, então, não fazia parte desses planos.
A TVA usou as capacidades de Loki para apanhar outra variante Loki, Sylvie (Sophia Di Martino). No entanto, ambos Lokis acabaram unindo forças para desvendar a verdade sobre a TVA. No final da temporada, Loki e Sylvie chegaram à Cidadela para além do Vazio e encontraram o responsável por tudo o que tinham passado: Aquele que Permanece, interpretado por Jonathan Majors.
Diferença de poderes
Aquele que Permanece é um personagem da Marvel Comics, mas houve mudanças na sua história para se enquadrar na narrativa atual do MCU. Nos quadrinhos, foi o diretor final da TVA e criou os Guardiões do Tempo com o objetivo de os fazer sobreviver ao fim do universo e viajar para o próximo ciclo universal com conhecimento do passado para melhorar o futuro.
No MCU, porém, Aquele que Permanece e Kang foram transformados no mesmo personagem. Sendo o primeiro, a variante de Kang que triunfou sobre o resto ao descobrir Alioth e por fim à Guerra Multiversal com a criação da TVA. Embora a sua aparição em Loki tenha sido breve, Aquele que Permanece conseguiu mostrar alguns dos seus poderes, que não são nada parecidos com os da sua versão dos quadrinhos.
A versão do MCU de Aquele que Permanece tinha o poder da omnisciência, o que significa que ele sabia tudo o que ia acontecer. Isso que lhe permitiu escapar às tentativas de assassinato de Sylvie. Aquele que Permanece também podia teleportar-se. Dessa forma, se esquivou aos ataques de Sylvie. Mas não é claro se isto aconteceu através de poderes que ele já tinha ou através de um dispositivo. Ele também viveu durante milhões de anos sem envelhecer, embora não fosse exatamente imortal, pois foi morto por Sylvie.
Outras capacidades
Outras capacidades são o intelecto ao nível de gênio e ele era um mestre tático e engenheiro. Tendo inventado toda uma história para a TVA e os seus empregados a fim de esconder a verdade e criar os androides realistas dos Guardiões do Tempo. Os poderes do MCU de Aquele que Permanece não coincidem com os da sua contraparte nos quadrinhos. Lá, ele tinha a capacidade de manipular a energia temporal num grau desconhecido, criar formas únicas de vida. Além disso, foi em tempos capaz de drenar a força de Thor.
Tal como com Loki, Sylvie, e as outras variantes de Loki, os poderes que Aquele que Permanece tinha e os que Kang, o Conquistador, terá quando fizer a sua própria estreia em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania serão diferentes. Mesmo que sejam, essencialmente, a mesma pessoa. Nos quadrinhos, Kang, o Conquistador não tem super-poderes e tudo se baseia no fato de ele ser um gênio científic. O que se enquadra em algumas das capacidades de Aquele que Permanece.
Com esta variante de Kang agora desaparecida, é improvável que o MCU explique todas as coisas que ele foi capaz de fazer e espere até que Kang, o Conquistador chegue para fazer uma comparação entre estes dois.
O que achou da aparição de Aquele que Permanece em Loki? Deixe nos comentários.