Attack on Titan: Eren Jaeger se tornou vilão?

 Attack on Titan: Eren Jaeger se tornou vilão?

Certamente, desde o começo da 4º temporada de Attack on Titan, o que mais se questiona é sobre o comportamento frio e metódico de Eren Jaeger.

Há muitas teorias por trás do “novo” Eren, mas, se olharmos a história como um todo, seria novo mesmo?
Traçando uma linha do tempo, pode-se perceber que, de fato, as ações de Eren na 4º temporada são um reflexo do que ele sempre foi. Entenda como.

Desde que nascemos, todos nós somos livres

(Imagem: CrunchyRoll)

A vontade de ser livre sempre esteve atrelada ao personagem de Eren Jaeger, e podemos perceber isso a partir do momento em que Armin mostra a ele o livro sobre as verdades do mundo.
Eren, desde então, passou a vislumbrar a ideia de liberdade, e isso fez, também, com que o personagem passasse a repudiar viver dentro das muralhas.


Quando ocorre o ataque a Shiganshina, onde sua mãe foi devorada, Eren logo direciona a culpa da sua privação aos Titãs.

A partir daí, Eren Jaeger, além de querer vingar a morte de sua mãe, alimenta a vontade de eliminar aqueles que tiraram a sua liberdade. Nasce, então, uma vontade incessante de lutar para ser livre.

Do outro lado do mar: Tatakae!

(Imagem: CrunchyRoll)

Com o passar dos acontecimentos do anime, é evidente que os desejos de Eren de matar todos os Titãs e sair das muralhas não mudaram.
Finalmente, no final da 3º temporada, quando chega aonde acreditava ser o seu ponto de liberdade, Eren se vê errado.
Contemplando o oceano, ele questiona:

Se matarmos os inimigos além do mar, poderemos ser livres?

Eren


Se prestarmos atenção a essas palavras de Eren (episódio 59), ele mesmo diz que para ser, de fato, livre, inimigos precisam morrer, portanto, é preciso lutar.
E, como prova de que a percepção de Eren não mudou conforme a evolução do personagem, ressalto as palavras ditas à Mikasa quando ele a salvou, ainda na infância:


Se você morrer, você perde. Se você matar, você ganha. Se você não lutar, você não vencerá

Eren – episódio 6

No mínimo, uma criança atípica, não?

A vontade de avançar

(Imagem: CrunchyRoll)

A frieza característica do personagem nessa nova temporada também é uma amostra consequente do passado vivido por ele.


Por que Eren ignorou a Tropa de Exploração e atacou Marley? Por muito tempo Eren se sentiu culpado nas ocasiões em que não lutou – como quando a Titã Fêmea eliminou todo o esquadrão de Levi –, ele confiou nos aliados e ignorou sua vontade, e, para ele, lutar é imprescindível para avançar.

Eren traiu a humanidade?

(Imagem: CrunchyRoll)

É possível perceber, então, que Eren funciona do mesmo modo desde sua infância, ou seja, acumulando raiva, direcionando o ódio, persistindo e avançando. A única diferença é que ele aprendeu a não se sentir culpado e aceitou que precisa fazer o que for para acabar com o mal.


Conforme exposto aqui, olhando a história como um todo, Eren age em coerência com o seu passado. No entanto, se o protagonista virou ou não o vilão, dependerá muito de sua interpretação como fã de Attack on Titan, haha.
Entendemos que é difícil definir um certo e errado para essa grande história, mas de uma coisa sabemos: as ações são motivadas por uma causa, em que todo lado tira algo do outro, seja por poder ou liberdade.

Mas, e aí, qual é a sua opinião sobre o comportamento atual do personagem? Deixe aí nos comentários!

Veja também

plugins premium WordPress