Attack on Titan: O que é Rumbling e qual a importância desse evento

 Attack on Titan: O que é Rumbling e qual a importância desse evento

Um dos eventos mais significativos em Attack on Titan é o Rumbling. Criado por Karl Fritz para manter os Marleyans atacando a Ilha Paradis. Centenas de anos mais tarde, Eren usa o Rumbling para salvar o povo da Ilha Paradis de inimigos fora da sua ilha. Mas qual a história por detrás do Rumbling? Como é que isto dá à Ilha Paradis uma oportunidade de luta contra os seus inimigos e como é que vai destruir o mundo?

A invenção do Rumbling começa com Karl Fritz e a sua missão de criar a paz para o maior número de Eldians que puder. Karl Fritz sonhava com um mundo sem guerra, levando-os para a Ilha Paradis. Para garantir isto, ele usou então a capacidade do Titã Fundador para apagar as memórias de todos na ilha e criar as três paredes. Estas paredes não eram comuns, contudo. Estavam cheias de Titãs Colossais, à espera de destruir qualquer um que se atrevesse a atacá-los.

Karl Fritz

Com a ajuda da família Tybur, Karl Fritz pôs fim ao reinado dos Eldians. O rei Fritz odiava o derramamento de sangue e a história faminta de poder que os seus antepassados tinham. Ele acreditava que a melhor maneira de acabar com isso era permitir que os Marleyans tomassem o poder e fugissem para a Ilha Paradis com o maior número de Eldians que pudessem. O rei Frits queria apenas a paz na ilha, mas sabia que os Marleyans não o permitiriam. Não depois de anos de escravidão e derramamento de sangue.

Assim, o rei Fritz criou um ultimato. O rei Fritz fez Titãs Colossais que prendeu dentro das três paredes Maria, Rose e Sina, utilizando milhares do seu povo. Enviando então uma mensagem a Marley, o Rei Fritz ameaçou libertar todos os Colossais Titãs no mundo, começando o tumulto matando todos fora da ilha. Isto impediu, portanto, Marley de atacar a ilha, exceto que o Rei Fritz nunca teve a intenção de iniciar o Rumbling. Em vez disso, se Marley ou outro inimigo viesse atacar, ele permitiria, acreditando que todos eles mereciam este destino.

Com o Rei Fritz apagando as memórias do povo dentro das muralhas, o Rumbling foi esquecido pela maioria. Durante anos, as pessoas dentro das muralhas acreditaram que as paredes eram feitas de pedra até à luta de Eren e Annie. Revelando assim a verdade escondida pela Igreja das Muralhas e pela família real.

Attack on Titan Rumbling 1

Eren

Sendo o novo e último detentor do Titã Fundador, Eren é o único a ativar o Rumbling. Com Marley entrando para atacar Paradis, muitos querem que Eren comece um pouco do Rumbling. Ao apenas ordenar aos titãs dentro da Muralha Maria que destruam Marley. Permitindo então à Paradis cerca de 50 anos para recuperar o conhecimento, a medicina e a tecnologia.

Armin e os outros sabem que o único trunfo que têm é o Titã Fundador e o Rumbling no mundo fora das muralhas. Sem eles, seriam impotentes contra as forças além da ilha. Esta é a única arma que dá à Paradis qualquer poder, contudo, Eren tem ideias diferentes. Em vez disso, Eren quer destruir o mundo, ativando o Rumbling ao máximo. Isto significaria que milhares de Titãs Colossais seriam libertados, achatando a Terra e matando todas pessoas fora da ilha.

O objetivo de Eren não é ganhar tempo para recuperar o atraso, mas impedir que todos os ataques aconteçam. Eren quer qualquer potencial ameaça destruída antes de poder tentar um ataque. Este objetivo molda então o fim de Attack on Titan, com Mikasa e as outras tarefas para impedir que Eren destrua o mundo. Felizmente, impediram Eren e acabaram de vez com o reinado dos Titãs. No entanto, o final do mangá lança alguma luz sobre Karl Fritz, o Rumbling, e seu verdadeiro propósito.

Objetivo do Rumbling

O Rumbling nunca teve como objetivo acabar com o mundo ou impedir os inimigos de atacarem. No final, o Rumbling alcançou o objetivo de Karl Fritz de acabar com a guerra. Pelo menos acabar com o conflito entre os Eldians e os Marleyans. O Rei Fritz nunca teve a intenção de começar o Rumbling, mas como detentor do Titã Fundador, talvez conhecesse os desejos de Ymir de acabar com todos os titãs. Isto significaria então que Fritz criou os Titãs Colossais para que Eren terminasse tudo. Isto explicaria porque Karl Fritz, um homem atormentado pelos seus antepassados, sacrificou voluntariamente tantos do seu povo para criar os muros.

O Rumbling limpou o mundo do passado e os Titãs. Infelizmente também causou a morte de Eren Yeager, um jovem que queria ser livre. Bastante trágico desde que toda a vida de Eren foi planejada por Ymir e pelos outros Titãs de Ataque. Supomos, portanto, que isso significa que ninguém é verdadeiramente livre e que as coisas que parecem más podem ser usadas para algum bem. No fim de tudo, um pássaro envolve o cachecol de Mikasa. Poderá isto significar que Eren está finalmente livre?

Veja também

plugins premium WordPress