Attack on Titan: Por que os titãs comem humanos?
Quando a primeira temporada de Attack on Titan foi lançada em 2013, o mundo do anime foi introduzido a um novo tipo de horror. Os seres humanoides gigantes encontraram um propósito em devorar os humanos. Ao contrário de outros predadores que caçam e comem para sobreviver, os Titãs comem humanos apenas para regurgitar os corpos. Então, porque é que os Titãs comem humanos se não é para combustível?
Durante a primeira temporada de Attack on Titan os recrutas aprendem sobre os Titãs. Tudo desde a sua anatomia, fraquezas, e razões pelas quais os Titãs comem humanos. A humanidade não fazia ideia das razões pelas quais os Titãs sentiam a necessidade de comer humanos neste momento do anime. Alguns especulavam que era porque odiavam a humanidade. Só que isto não é verdade. Depois de aprender a verdade do porão de Grisha Jeager, a realidade dos Titãs foi revelada.
Inimigos
O primeiro Titã foi Ymir Fritz, uma jovem escrava do Rei Ancião. Enquanto era caçada, tropeçou em um poder que lhe permitiu se transformar em um titã. A seguir à sua morte, surgiram nove Titãs. Estas pessoas podiam controlar a transformação, contudo, o que aconteceria àqueles a quem fosse dado o fluido espinhal de um Titã? As criaturas sem mente, Titãs Puros, são seres humanos que foram injetados com o fluido espinhal de Titã. Estas pessoas não têm qualquer controle.
Ymir, com o nome de Ymir Fritz, foi transformada em Titã pelos Marleyains. Ela descreveu o seu tempo como um Titã, como um pesadelo do qual não conseguia acordar. Tudo o que ela sabia era que se conseguisse devorar um Titã, ela voltaria atrás e herdaria o poder desse transformador. Isso significaria então que todos os Titãs Puros que os soldados combateram e mataram eram humanos encurralados. Canibalizaram os humanos para que pudessem estar livres do seu pesadelo sem fim. Após esta descoberta, a revelação horripilante abalou muitos cadetes porque acreditavam estar combatendo monstros e não humanos.
Desde o início da série, era claro quem era o inimigo: os Titãs. Entretanto, estas linhas se tornaram mais confusas à medida que a série avançava. Os humanos significavam que o mundo outrora definido iria se desmoronar ao fazer os Titãs. Descobertas de governos corruptos e inimigos externos como Marley foram mais significativas do que o problema Titã, especialmente porque Hange criou o Carrasco do Inferno. Com esta engenhoca, os humanos rapidamente retomaram as suas terras com pouco medo dos Titãs. Em vez disso, o verdadeiro monstro eram os humanos, tanto dentro como fora da muralha.
Sentidos mais profundos
Alguns fãs teorizaram que a série reflete o tratamento dos animais. Desde o primeiro episódio, Eren compara a humanidade ao gado preso atrás da parede, fazendo com que os Titãs humanos devorem cegamente a presa, sem qualquer consideração por eles. Esta é uma teoria interessante, contudo, considerando que o criador Hajime Isayama teve influência da mitologia nórdica e da introdução das civilizações humanas, é difícil fazer com que esta teoria se mantenha mais tarde.
Outra teoria que faz um pouco mais de sentido é que Isayama comentou a guerra, especificamente a Segunda Guerra Mundial. Há muitas alusões a isto no programa. Desde os que parecem ser campos de contenção em Marley para os cidadãos Eldian, a demonização de todo um grupo devido à sua genealogia, e a necessidade de dominar o mundo. Juntamente com isto, os Titãs Puros podem então ser vistos como vítimas civis da guerra ou prisioneiros de guerra que perderam as suas vidas. Depois Reiner, Berthold, e Annie foram enviados para se infiltrarem e roubarem o Titã Fundador. Era comum os soldados serem moldados jovens na Alemanha. Fazia parte da campanha da Juventude Hitleriana.
Mitologia Nórdica
No entanto, como mencionado anteriormente, Isayama teve influência da mitologia nórdica, levando alguns a acreditar que Attack on Titan é um exemplo de Ragnarok. Ragnarok é o fim dos dias na Mitologia Nórdica, onde os deuses lutam contra os monstros e gigantes uma última vez. Isto provavelmente soa estranho mas espere. Na mitologia nórdica, há um Gigante cujo corpo é a Terra. O nome deste gigante é Ymir. Isto é quase idêntico às lendas encontradas pelos Eldians, que acreditavam que Ymir Fritz moldou o seu reino com o seu poder.
Então, e se todas estas teorias forem verdadeiras? E se Hajime Isayama estivesse comentando a forma como os humanos tratam os animais. Mostrando o que a II Guerra Mundial fez aos grupos minoritários e partilhando a sua opinião sobre Ragnorak. O programa está cheio de significado e tem tanto conteúdo que não seria um exagero que fosse verdade.
Independentemente disso, Attack on Titan é um fantástico anime de horror que abalou o mundo quando teve sua exibição pela primeira vez. Dessa forma, os fãs da série nunca esquecerão o primeiro momento em que o Titã Colossal quebrou a parede, enviando a humanidade para o pânico, sabendo que os Titãs vinham para os devorar.