Attack on Titan: Porquê Zeke traiu Marley
Em Attack on Titan, Império Marley constantemente lembra os Eldianos de se sentirem envergonhados de sua linhagem, mas tudo isso saiu pela culatra para Zeke Yeager.
A trama e as apostas de Shingeki no Kyojin mudaram totalmente desde a primeira temporada. No início, Eren Yeager e seus amigos estavam determinados a salvar a última cidade da humanidade dos misteriosos e mortais Titãs. Esses titãs são pessoas , armas vivas enviadas pelo Império Marley do exterior. Esta é na verdade uma guerra internacional , não um cenário de sobrevivência de zumbis.
Por que o Império Marley faria isso com o povo da Ilha Paradis? O Império Marley conquistou o tirânico Império Eldiano há um século, e os governantes Marleyanos estão determinados a fazer do povo Eldiano o grupo mais vergonhoso que existe.
Mas Zeke Yeager não aceitou – toda a propaganda Marleyana e saiu pela culatra contra ele, ironicamente empurrando-o para os braços de seus companheiros Eldianos em necessidade. Agora Zeke está se unindo a seu meio-irmão Eren para derrubar o Império de uma vez por todas. Isso fica mais claro em Attack on Titan 4 temporada.
Propaganda do Império Marley
Perto do final da terceira temporada de Attack on Titan , os espectadores tiveram uma boa visão do mundo além das paredes e além do mar… e não é um lugar legal.
Além dos confins da Ilha Paradis está o Império Marley, com tecnologia da época da Primeira Guerra Mundial e todos os tipos de leis cruéis e propaganda mantendo os conterrâneos de Eren sob o comando de Marleyan.
Aqui, o povo Marleyano reina supremo, e os Eldianos vivem oprimidos na zona de internamento da capital. Eles não podem nem mesmo sair sem uma distinta braçadeira amarela para se marcar como Eldiano, e Eldianos de qualquer idade ou sexo podem ser atormentados ou abusados nas mãos dos guardas Marleyanos sem consequências. Os Eldianos são o brinquedo do povo Marley, e os Eldianos aprenderam a aceitar isso como destino.
Esses Eldianos enterrados têm um caminho estreito para a mobilidade ascendente: se tornar um Guerreiro. Entretanto, Garotos e garotas promissores podem passar pelo treinamento de candidatos a Guerreiros, como Zeke Yeager, Annie Leonhart e Gabi, e esses estagiários podem herdar um dos Titãs que o Império Marley possui.
Guerreiros de sucesso lutam em nome do Império Marley contra seus inimigos, e esses Eldianos e suas famílias imediatas são venerados como Marleyanos honorários. Mas este é o mundo em que Grisha Yeager e seu filho Zeke nasceram, e isso os ensinou a temer e odiar os Eldianos restantes na distante e quase mítica Ilha Paradis. No entanto, a história de Zeke mostra que a constante “você deve odiar seus companheiros Eldianos!” a propaganda pode sair pela culatra.
O Tiro Sai Pela Culatra – E Nasce Uma Aliança De Irmãos
A maioria dos Eldianos sofre uma lavagem cerebral pela brutal propaganda Marleyana, internalizando-a a ponto de chamar os habitantes da Ilha Paradis de “demônios”, apesar de nunca os ter conhecido. Na maior parte, essa lavagem cerebral se mostra eficaz, mas os Eldianos rebeldes como Grisha, Zeke e a Coruja (Eren Kruger) se sentem diferente.
Em vez de aceitar a mensagem “você deve odiar os Eldianoos”, esses Eldianos se ressentem profundamente, levando-os a desprezar os Marleyanos por espalharem uma propaganda tão cruel. Isso os leva a estimar e proteger seus companheiros Eldianos a todo custo, e pode até motivar Grisha, Dina Fritz e outros a formar um movimento restauracionista Eldiano. É verdade que Zeke entregou seus pais por isso, mostrando aparente lealdade a Marley, mas Zeke não é um fantoche marleyano total.
Apesar de entregar Grisha e Dina, Zeke agora está usando seus poderes de Titã Fera, perspicácia tática e influência para reunir o povo da Ilha Paradis, particularmente seu meio-irmão Eren, para lutar. Zeke se recusa a internalizar qualquer aversão a si mesmo com base em sua identidade étnica; em vez disso, a propaganda o empurrou na direção oposta e galvanizou sua vontade.
Agora ele quer proteger os Eldianos da Ilha Paradis mais do que nunca , e ele está pronto para usar o sangue real de Historia Reiss e o Titã Fundador de Eren como uma opção nuclear. Assim que o estrondo começar, o mundo inteiro temerá o exército infinito de titãs colossais dos Eldianos e recuará imediatamente.
O esforço condenado
O movimento de restauração Eldiano foi um esforço condenado aos olhos de Zeke. Ele o fechou para manter os restauradores fora de seu caminho, para que ele pudesse salvar o povo Eldiano em seus próprios termos com meios superiores.
Agora está claro que os “meios superiores” envolvem o estrondo e a dissuasão do exército Titã Colosso. E isso requer a ajuda de Eren Yeager, que abriga o Titã Fundador. Pois Eren pode salvar Eldia de maneiras que seu pai e de Zeke nunca poderiam ter sonhado, muito menos alcançado. Assim, a aliança de meio-irmão nasceu.
A cada 13 anos, um novo par de Titãs (um real e um não real) fará isso e dará à Ilha Paradis o tempo necessário para preparar defesas adicionais. Pelo menos, esse é o plano de Zeke até agora, e não importa o que os Marleyanos dizem ou pensam sobre isso. Eles não podem convencer Zeke a odiar e atormentar seus companheiros Eldianos ainda mais – eles podem apenas assistir enquanto Zeke traz toda a fúria de seu povo contra eles .