Cavaleiro da Lua: Conheça a divindade egípcia Ammit
Agora que Cavaleiro da Lua finalmente chegou no Disney Plus, marca a primeira entrada no MCU onde um pouco da história é humana real e verdadeira. Dessa forma, quando se trata de Ammit, a primeira coisa a compreender é que “ela” é considerada uma deusa do Antigo Egito. Embora pareça haver algumas mudanças no que se sabe sobre a deusa e se a entidade é realmente um mito ou algo real.
Claro que, no MCU, os deuses são reais. O exemplo mais óbvio disto é Thor e os outros asgardianos. Nesse sentido, Cavaleiro da Lua já mostrou um tipo diferente de entidade que parece ser um deus que não é de Asgard, mas é algo totalmente diferente, conhecido como Khonshu. Tal como Ammit, Khonshu existe tanto no MCU, como no mundo real. Assim, pouco da mitologia que existe nos quadrinhos se baseia na mitologia egípcia antiga real. Vamos conhecer um pouco mais sobre Ammit.
Quem é a divindade egípcia Ammit
Na religião e mitologia egípcia antiga, Ammit era uma das entidades que lidavam com o julgamento da alma humana. Em Cavaleiro da Lua, a representação é muito semelhante com o que o personagem de Ethan Hawke mostra ser. Em textos antigos como o Livro dos Mortos, Ammit é uma criatura feminina composta com a cabeça de um crocodilo, as pernas dianteiras de um leão, e os quartos traseiros de um hipopótamo.
Nesses textos, Ammit era uma espécie de execução para almas julgadas “más”. Em outras palavras, quando o coração de um egípcio era colocado na balança de Ma’at e não se equilibrava, se tornou tarefa de Ammit lidar com eles. Se o coração era julgado como não sendo digno, era então devorado por Ammit. Assim essa pessoa era remetida para o esquecimento ou para alguma versão do inferno, dependendo do texto.
No Livro dos Mortos, a forma como Ma’at e os outros juízes da humanidade determinariam se uma pessoa podia ou não ir para o paraíso, ou ser devorada por Ammit, era pesar o coração contra uma única pena. Se o coração fosse mais pesado do que a pena, era visto como não sendo digno de ir para o paraíso. É importante notar que a maioria das principais religiões do mundo têm algum tipo de guardião como Ammit que está lá para dizer às pessoas se lhes será permitido entrar no paraíso ou não. No entanto, parece que para a série, o papel de Ammit mudou um pouco.
Como Ammit aparecerá no MCU
Ao contrário de Khonshu, Cavaleiro da Lua ainda não mostrou a encarnação física de Ammit, contudo, podemos sentir a sua presença. Vale a pena salientar que Arthur Harrow, de Ethan Hawke, deixa claro que ela virá em algum momento. Se isso significa que os espectadores irão realmente vê-la ou se ela será algo que Steven/Marc/Cavaleiro da Lua tem que impedir, ainda não se sabe.
A maior parte do que os espectadores da série sabem sobre Ammit vem de Harrow e porque ele é um líder de culto, há alguma razão para perguntar quanto é Ammit e o quanto é ele. Claro que, com o andamento do episódio, podemos ver que ele é um verdadeiro crente e não apenas um vigarista à procura de seguidores. Nós vemos o que Ammit faz no MCU depois de Steven acordar e estar em uma pequena aldeia nos Alpes e ir parar no meio do culto de Harrow. Ele tem um escaravelho que é importante tanto para Harrow como para a divindade e isso será explicado futuramente.
Quando Steven ainda está escondido, ele consegue ver os poderes de Ammit. A tatuagem do líder do culto se torna preta ou vermelha, dependendo de alguém ter sido julgado digno e bom. Quando uma mulher idosa é julgada como não sendo boa, ela explica que viveu toda a sua vida para ser julgada digna. No entanto, Harrow explica que Ammit vê não só o que fez, mas também o que vai fazer.
Por enquanto, não se sabe muito mais sobre o que Ammit vai fazer no resto desta primeira temporada de Cavaleiro da Lua. Contudo, parece que a divindade vai ser uma parte importante do que impulsiona a série nos próximos episódios.
O primeiro episódio de Cavaleiro da Lua está disponível no Disney Plus.