Cavaleiro da Lua: Khonshu é o verdadeiro vilão da série?

 Cavaleiro da Lua: Khonshu é o verdadeiro vilão da série?

Tal como a grande maioria dos heróis menos populares da Marvel, Marc Spector não tem uma grande galeria de vilões para adaptar no MCU. No entanto, há um antagonista dos quadrinhos que desempenha um papel importante na série Cavaleiro da Lua, Khonshu.

O antagonista principal da série é Arthur Harrow, o implacável líder do culto e antigo Avatar de Khonshu interpretado por Ethan Hawke. No entanto, Harrow só apareceu em uma única edição de quadrinhos em 1985. Na verdade, o maior inimigo do Cavaleiro da Lua dos quadrinhos originais é o próprio Khonshu.

Aparições de Khonshu nos quadrinhos

Khonshu nem sequer era um personagem ativo dentro da história: ele só apareceu sob a forma de uma estátua, que Marc Spector acreditava ser responsável por trazê-lo de volta à vida depois de morrer no Egito. Marc afirma que Khonshu o salvou para que pudesse então se vingar dos malfeitores como Cavaleiro da Lua. Entretanto, as suas visões de Khonshu nunca são realmente mostradas ao leitor, implicando que não são mais do que alucinações.

Dessa forma, a questão de saber se Khonshu era real, continuaria pairando sobre os quadrinhos durante décadas. No enredo de 2006, ele aparece perante Marc como um manipulador cruel e sanguinário, incitando-o a usar métodos cada vez mais letais na sua busca de vingança.

No Cavaleiro da Lua de 2014, Marc está no seu ponto mais isolado, tendo sucumbido totalmente à influência de Khonshu e afastado todos os seus amigos e entes queridos. Nesta história, Marc se vê menos como uma pessoa e mais como uma ideia, uma extensão viva da vontade de Khonshu.

Na história de 2016, Khonshu parece inicialmente ser um benfeitor para Marc. Ele o guiou então através de uma Nova Iorque retorcida, controlada pelo deus egípcio Seth e pelo seu exército de monstros. No entanto, à medida que Marc começa gradualmente a reconectar-se com os seus velhos amigos ao longo da sua busca, Khonshu começa a se tornar agressivo, repreendendo Marc por não se concentrar na missão.

No final, se revela que a invasão de Seth de Nova Iorque não passou de uma ilusão criada por Khonshu. Uma série de flashbacks revela que ele manipulou Marc das sombras durante toda a sua vida, guiando-o pelo caminho de se tornar Cavaleiro da Lua. Mas no final, Marc é capaz de derrotar Khonshu e bani-lo da sua mente, libertando-se finalmente do seu controle.

cavaleiro da lua disney plus

Será Khonshu o verdadeiro Inimigo?

Contudo, no MCU, Khonshu não parece ser tão vil como o seu personagem dos quadrinhos. No final do episódio da semana passada, ele até se sacrificou para mostrar a Steven e Layla o caminho para o túmulo de Ammit, ficando preso dentro de uma estátua como resultado. Contudo, isso não exclui a possibilidade de Khonshu poder assumir mais tarde um papel mais antagônico depois da libertação do seu cativeiro.

Afinal, o segundo episódio já estabeleceu a natureza insensível e manipuladora de Khonshu. Ao querer selecionar Layla como seu próximo Avatar, ele está forçando Marc a continuar a servir como Cavaleiro da Lua contra a sua vontade. E embora ele seja mais justo na sua visão da justiça do que Harrow, não é menos brutal nessa busca. Além disso, é quase certo que o serviço de Marc a Khonshu causou a separação entre ele e Layla, ou pelo menos contribuiu fortemente para isso.

É provável que a temporada não termine com Khonshu se tornando um antagonista direto do Cavaleiro da Lua, e que ele fique por aqui para continuar a manipular Marc/Steven, tal como fez nos quadrinhos. Contudo, mesmo que Khonshu não seja o principal vilão da primeira temporada, a série já plantou as sementes para que isso aconteça. Afinal, mesmo que Khonshu não esteja conspirando para conquistar o mundo, ele continua a ser uma força negativa constante na vida do Cavaleiro da Lua.

Veja também

plugins premium WordPress