Como a Anciã poderia voltar em Doutor Estranho 2!
O quarto episódio de What If…? mostra como a Anciã poderia regressar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Introduzida em Doutor Estranho e interpretada por Tilda Swinton, a Anciã era o Mago Supremo do MCU, defensor ajuramentado deste plano de existência.
Ela treinou os Mestres das Artes Místicas para seguirem os seus ensinamentos e usou a Joia do Tempo para sondar o futuro à procura de potenciais ameaças. “Tenho evitado inúmeros futuros terríveis”, disse ela ao Doutor Estranho. “E depois de cada um, há sempre outro. E todos eles conduziram até aqui, mas nunca mais longe”.
A Anciã morreu em Doutor Estranho, um destino que ela saudou mesmo sabendo que deixaria a Terra vulnerável durante algum tempo. Embora houvesse limites à previsão da Anciã – ela não podia ver para além da sua própria morte – de alguma forma ela tinha aprendido que Stephen Strange seria o melhor de todos os Magos Supremos e ela tinha o privilégio de o colocar no seu caminho.
Há um sentido em que as atividades em curso do Doutor Estranho e dos Mestres das Artes Místicas são o seu legado. E, no entanto, por tudo o que foi dito, tem havido rumores persistentes de que a Anciã regressará em Doutor Estranho 2. O quarto episódio de What If…? mostrou como isso poderia acontecer.
Voltar sem desfazer a morte
O episódio é ambientado numa linha temporal alternativa onde Stephen Strange não perdeu o uso das suas mãos num acidente de carro. Mas, perdeu Christine Palmer, o amor da sua vida. Na linha temporal principal do MCU, esta variante do Doutor Estranho procurou a Anciã e protegeu o mundo de Dormammu.
No entanto, o Strange, de coração partido, foi a extremos para ressuscitar Christine, viajando de volta ao momento da sua morte numa tentativa de desfazer um ponto absoluto no tempo e mudar novamente as regras da linha temporal do MCU. Consciente da ameaça que o universo enfrentaria por causa de Strange, a Anciã desta linha temporal criou aquilo a que ela chamou “uma impressão psíquica enviada através de uma lasca na realidade… um eco”.
É assim que a Anciã poderia regressar em Doutor Estranho 2 sem desfazer a sua morte. O Multiverso foi recriado no MCU, a Feiticeira Escarlate está aprendendo lições de um livro de magia proibida chamado Darkhold que danifica o tecido da realidade nos quadrinhos. Além disso, o caos parece prestes a chegar em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Não é exagero dizer que a realidade está se desfazendo, mesmo no MCU principal. Percebendo isto, a Anciã poderia potencialmente enviar uma impressão psíquica de si própria a tempo de servir de guia para o seu sucessor.
Shuma-Gorath
Isto permitiria à Marvel contar uma versão precisa da história na qual o Doutor Estranho se torna Mago Supremo. Em Marvel Premiere #3-10, Doutor Estranho encontrou a Terra ameaçada por uma série de seres místicos que aparentemente estavam servindo uma força monstruosa. Procurando a entidade por detrás disto, o Doutor Estranho entrou, então, num Multiverso de infinitas possibilidades, viajando através das dimensões em busca do seu verdadeiro inimigo.
Acabou sendo o Deus ancião Shuma-Gorath, que montou armadilhas para Strange enquanto tentava quebrar as barreiras dimensionais e conquistar a Terra. No final, Shuma-Gorath possuiu a Anciã numa tentativa de absorver o seu poder e Strange só foi capaz de derrotar o monstro matando-o. Esta vitória provou que Strange estava disposto a ir até ao fim para proteger a Terra e era por isso digno de ser considerado o Feiticeiro Supremo.
Há muitos rumores de que Shuma-Gorath será o vilão do Doutor Estranho 2. Se a Marvel trouxesse a Anciã de volta, eles poderiam fazer algo semelhante aos quadrinhos com Strange sendo forçado a destruir o seu mentor para proteger a Terra.