Como a Marvel está lidando com seus anti-heróis
Os filmes e séries da Fase 4 do MCU sugerem que a Marvel está finalmente tendo uma ideia da melhor forma de abordar os seus anti-heróis. Adaptar os seus heróis dos quadrinhos, não tem sido um grande problema para os Estúdios Marvel. No entanto, a empresa parece lutar quando se trata de personagens que ou são vilões ou se envolvem em áreas moralmente obscuras.
Killmonger em Pantera Negra e Thanos nos dois últimos filmes dos Vingadores foram sinais de que a Marvel estava no bom caminho para resolver o seu problema de criar vilões convincentes. Contudo, os anti-heróis continuaram a ser um problema. Alguns dos personagens que começaram como antagonistas mas acabaram por se colocar do lado dos heróis continuaram a encontrar relevância no MCU. Mas havia sempre a sensação de que estavam sendo subutilizados em favor dos personagens maiores e mais heroicos. Durante a Saga do Infinito, ninguém recebeu nada mais substancial do que um papel de apoio.
Isso, no entanto, mudou não para um, mas para os quatro maiores anti-heróis do MCU. Durante anos, houve uma queixa sobre a Viúva Negra não ter o seu próprio filme. Embora se possa argumentar que chegou muito tarde, finalmente aconteceu na Fase 4. A Viúva Negra deu mais força à história da sua personagem e lhe deu um elenco de apoio próprio.
Há também a questão de WandaVision, que tomou Feiticeira Escarlate como uma vilã e realmente explorou o seu potencial como anti-herói. A série fez dela basicamente uma vilã da sua própria história, ao mesmo tempo que conseguiu retratá-la como uma figura profundamente simpática.
Outros anti-heróis e o que vem pela frente
Loki levou isso um pouco mais longe e provou que um vilão pode de fato trabalhar como personagem principal num projeto do MCU. A série do Disney+ lhe permitiu se soltar de Thor (Chris Hemsworth) pela primeira vez. Além de o redimir de uma forma que era única como os filmes do MCU abordavam o seu arco na Saga do Infinito.
Quanto a Bucky Barnes (Sebastian Stan), lhe foi dado algo significativo para fazer em Falcão e o Soldado Invernal. Mostrando, dessa forma, como ele estava lidando com o seu passado turbulento. A sua aventura com o Falcão (Anthony Mackie) lhe pareceu a aventura do MCU que sempre mereceu, mas que não podia ter no cinema.
Se os rumores sobre o plano da Marvel para um filme de Thunderbolts forem verdadeiros, o seu tratamento satisfatório de Soldado Invernal (e outros anti-heróis) irá continuar na Fase 5 e mais além. Com base em quem ele é como personagem, bem como na sua história nos quadrinhos, Bucky se sente como uma escolha sólida para a equipe anti-herói dos Thunderbolts, sancionada pelo governo. Os Thunderbolts entregando uma história digna para o Soldado Invernal, usando mais vilões do MCU existentes como protagonistas e explorando as suas histórias, poderia ser o culminar perfeito dos seus esforços para desenvolver plenamente os seus anti-heróis.