Conheça a história de Flashpoint, inspiração para o filme The Flash!

 Conheça a história de Flashpoint, inspiração para o filme The Flash!

Um teaser de The Flash foi lançado no DC FanDome 2021 e transporta algumas grandes inspirações do enredo clássico do Flashpoint. Uma das histórias mais famosas de Barry Allen da era moderna, Flashpoint vê Barry Allen tentando salvar a sua mãe de seu assassinato no passado. O que resulta na formação de uma linha temporal e realidade inteiramente nova no presente. Da mesma forma, este primeiro teaser de The Flash apresenta algumas sequências reveladoras que confirmam uma versão da história que, de fato, aparecerá no DCEU.


Embora se saiba há algum tempo que tanto as versões de Michael Keaton como as de Ben Affleck do Batman aparecerão em The Flash, os detalhes concretos sobre o enredo têm sido escassos além da promessa do Flashpoint. Agora, este novo teaser confirma que Barry Allen de Ezra Miller vai seguir o mesmo caminho que o seu personagem dos quadrinhos. O que, em última análise, levará ao prejuízo de toda a sua realidade.

Flashpoint foi o terrível evento de todo o relançamento dos Novos 52 da DC que viu todo o seu universo dos quadrinhos ser reiniciado com novas origens. Além de desenhos de personagens e histórias. Como tal, parece que The Flash poderá ser o filme da DC mais importante a ser lançado, uma vez que se relaciona com o futuro do DCEU. Vamos entender a história de Flashpoint.

História de Flashpoint nos quadrinhos

flashpoint 1

Publicado em 2011 pelo escritor Geoff Johns com arte de Andy Kubert, Flashpoint é um grande evento de crossover que também apresenta várias questões de ligação que dão corpo à nova linha temporal que Barry Allen cria. Ao correr para o passado para salvar a sua mãe de seu assassinato quando Barry era criança, todo o Universo DC é alterado como consequência.


Bruce Wayne é morto num beco de Gotham enquanto os seus pais sobrevivem para se tornarem um brutal Batman e Coringa no seu luto. Enquanto o Super-Homem cai na Terra, ele é imediatamente levado sob custódia governamental para ser experimentado, nunca vendo a luz do dia. Além disso, a Mulher Maravilha e Aquaman estão presos numa brutal e sangrenta rivalidade. O que leva as suas respectivas nações de Themyscira e Atlantis a entrar em guerra uns contra os outros e levando o mundo à beira da III Guerra Mundial.

Embora estas sejam apenas algumas das maiores mudanças, muitas alterações grandes ocorrem, incluindo Barry Allen acordando nesta nova realidade sombria sem a sua velocidade. Depois de se juntar ao Batman de Thomas Wayne para recupera-la, Barry acaba percebendo o seu terrível erro. Tentando, portanto, restaurar a linha do tempo de volta ao que era. Contudo, Barry tem pouco sucesso, uma vez que é incapaz de devolver o Universo DC ao que era exatamente. Servindo, então, como a causa no universo para o relançamento dos Novos 52.

The Flash irá adaptar Flashpoint?

flashpoint 2

Embora não pareça que The Flash de Ezra Miller estará fazendo uma adaptação direta de Flashpoint, parece que o filme dirigido por Andy Muschietti esteja fazendo a sua própria versão. Por exemplo, o teaser mostra o Flash no seu uniforme novinho em folha chegando a uma casa à noite, talvez à sua casa de infância. Na próxima cena, Barry Allen sem o uniforme se aproximando da mesma casa durante o dia.

Podemos supor então que o Flash impediu a morte da sua mãe no passado, visitando a casa para ver se o seu plano funcionava no presente. Da mesma forma, parece ter sido bem-sucedido, vendo como ele se aproxima de uma mulher na cozinha que é muito provavelmente a sua própria mãe, Nora Allen.


Contudo, o problema de Barry alterar o seu passado em seu próprio benefício é que é mais do que provável que cause um efeito dominó do grande Universo DC em geral. Embora tais consequências possam não ser exatamente as mesmas em The Flash que as vistas em Flashpoint, parece que a resposta de Barry será semelhante. Tal como o seu desejo de se juntar a um Batman que não é aquele que ele sempre conheceu. Neste caso, o Batman de Micheal Keaton e não o de Ben Affleck.

O que The Flash significa para o futuro do DCEU?

flashpoint 3

Como o Flashpoint resultou na reinicialização de todo o Universo DC, é lógico que o Flash poderia fazer a mesma coisa para o DCEU. Não é segredo que os julgamentos e desafios da Liga da Justiça de Zack Snyder colocaram a Warner Bros. numa situação interessante quando se trata de continuidade. Tal como está, eles parecem querer continuar as histórias de heróis individuais como Aquaman, Mulher Maravilha e The Flash.

Além da sua próxima presença em The Flash, não houve notícias sobre o futuro de Affleck como o Cavaleiro das Trevas. Também não houve qualquer movimento ou notícia sobre o Super-Homem de Henry Cavill. Da mesma forma, o filme Cyborg de Ray Fisher parou sua produção da Warner Bros. Muito provavelmente devido às tensões nos bastidores entre o ator e o estúdio em relação ao seu tratamento durante a controversa remodelação da Liga da Justiça.

Como resultado, The Flash poderia muito bem ser o veículo para agitar a linha temporal do DCEU, atuando como um reinício suave, tal como o Flashpoint. No mínimo, os poderes multiversais do Flash e a capacidade de viajar no tempo usando a velocidade abrem uma infinidade narrativas onde a Warner Bros. e a DC podem fazer o que quiserem. Como trazer de volta o Batman do Keaton, por exemplo.

Apesar do teaser ser tão curto, já é evidente que The Flash vai ser um filme significativo para o DCEU graças às suas ligações com Flashpoint. Muito provavelmente terá tanto impacto para os filmes como o grande evento crossover fez para os quadrinhos.

The Flash está programado para lançamento em novembro de 2022.

Veja também

plugins premium WordPress