DCEU e DCU: Entenda os universos compartilhados dos super-heróis da DC
O DCEU tem sido, já a bastante tempo, sinônimo do universo compartilhado de filmes de super-heróis da DC. No entanto, recentemente, Peter Safran e James Gunn revelaram seus novos planos para o universo cinematográfico. Eles usaram inúmeras vezes o termo “DCU” para descrever todos os projetos futuros da DC, sejam de animações, séries live-action ou filmes. Isso então levou os fãs a questionar se DCU e DCEU são a mesma coisa ou se estão conectados.
O que significa “DCEU” e como surgiu o termo de super-heróis da DC?
DCEU é a abreviação de DC Extended Universe (Universo Estendido) e refere-se, portanto, ao universo compartilhado de filmes de super-heróis baseados nos personagens mais populares dos quadrinhos da DC. O termo foi usado pela primeira vez pelo jornalista Keith Staskiewicz durante a reportagem de capa de Batman x Superman. Na época, ele comentou sobre os muitos personagens que o filme incluía, que pareciam um ponto de partida em um universo maior e mais conectado do que estávamos acostumados. E de certa forma foi.
Contudo, o DCEU nunca foi um termo oficial. Os executivos queriam algo parecido quando se tratava de filmes baseados em quadrinhos e queriam se assemelhar ao sucesso do MCU da Marvel Studios. Dessa forma, a DC Comics e a Warner Bros. buscaram replicar esse sucesso com o DCEU e, desde então, lançaram vários filmes de super-heróis que se complementam e contribuem para uma história maior e que se conecta.
No entanto, o termo “DCEU” nunca foi afirmado por ninguém que tinha relação com os filmes. Os funcionários sempre tentaram dissipar a fama que o cercava. Ainda assim, fãs, críticos e meios de comunicação se referiram ao universo compartilhado dos filmes de super-heróis da DC Comics como DCEU. Dessa forma, a abreviação ficou reconhecida e usada para a franquia.
O DCEU teve uma boa recepção do público e arrecadou bilhões de dólares nas bilheterias, tornando-se um dos universos compartilhados de maior sucesso de Hollywood. Contudo, apesar de seu relativo sucesso financeiro, também houveram bastante críticas. Isso nos leva aos eventos mais recentes e ao nascimento de um novo “DCU” mais oficial na DC.
O primeiro capítulo no DCU: Deuses e Monstros
Após os resultados decepcionantes do DCEU de Zack Snyder, os resultados de bilheteria de baixo desempenho de “Adão Negro”, estrelado por Dwayne Johnson, bem como a saída de Henry Cavill da franquia como Superman, houve a necessidade de uma mudança.
Essa mudança veio por meio de James Gunn e Peter Safran com a próxima lista de filmes, séries live-action e projetos animados que terão seus lançamentos nos próximos anos. Vários filmes foram anunciados, e vários atores que faziam parte do DCEU continuarão seus respectivos papéis no recém-formado DCU, como Viola Davis, por exemplo.
Entretanto, alguns personagens sofrerão uma reformulação, incluindo Batman e Superman. Robert Pattinson ainda interpretará o Batman, contudo, um novo ator será selecionado para interpretar o Superman no DCU. Essa mudança no elenco visa fornecer uma nova perspectiva e uma nova visão dos personagens do universo da DC Comics.
O termo que tanto Safran quanto Gunn usaram foi DCU. Um termo DCU é muito mais oficial e confirmado para se referir ao novo e compartilhado universo dos super-heróis da DC e suas respectivas histórias. Gunn e Safran também destacaram o fato de que o universo estará conectado, preservando a identidade individual e compartilhada de cada personagem através da escalação dos mesmos atores para interpretar todas as versões do personagem e por meio das histórias conectadas.
DCU e DCEU são a mesma coisa na DC?
DCU e DCEU são a mesma coisa no sentido de que se referem ao universo cinematográfico compartilhado que abrange uma infinidade de super-heróis da DC. A principal diferença é que DCEU não é um termo oficial, sendo usado para se referir aos filmes lançados na década de 2010. Enquanto isso, o DCU se refere principalmente aos projetos futuros no universo liderados por Safran e Gunn na DC.