Dragon Ball: Entenda cada conjunto das Esferas do Dragão

 Dragon Ball: Entenda cada conjunto das Esferas do Dragão

O mundo de Dragon Ball é o lar de vários conjuntos de esferas que concede desejos, e cada conjunto tem seus próprios pontos fortes e fracos.

Embora nem sempre ocupem o lugar central na série Dragon Ball, as Esferas do Dragão são o centro de muitos dos principais eventos que acontecem. Elas são a razão pela qual Bulma conheceu Goku, são a razão pela qual Goku e amigos foram para Namekusei e são a razão pela qual todos ainda estão vivos depois de terem sido mortos tantas vezes.

Mas na verdade há mais de um conjunto de Esferas do Dragão, e cada conjunto tem suas próprias particularidades. Eis o que torna cada conjunto de Esferas do Dragão único e como elas funcionam.

Esferas do Dragão da Terra – Dragon Ball

As Esferas do Dragão da Terra são as do tamanho do punho introduzidas pela primeira vez na série original. Elas foram primeiro criadas por Kami e depois recriadas por Dende depois que o conjunto original foi destruído. Este conjunto convoca o dragão Shenlong, que pode conceder qualquer desejo que não altere o livre arbítrio e/ou não seja um desejo que ele já tenha concedido, embora isto não impeça as pessoas de desejarem os mortos de volta à vida repetidamente durante toda a série.


Porem estes desejos tem seus limites, a pessoa não pode ter morrido de causas naturais como um ataque cardíaco ou uma velhice, e só pode ser reavivada uma vez. Ao reviver várias pessoas, todas elas devem estar mortas há menos de um ano, mas esta regra não se aplica aos indivíduos revividos. Isto foi confirmado quando Freeza foi trazido de volta depois de estar morto por muito mais de um ano. As Esferas do Dragão também não podem ser usadas para trazer a morte a alguém mais poderoso do que o criador das Esferas do Dragão.

A razão pela qual as Esferas do Dragão se dispersam após um desejo é que elas armazenam energia negativa igual à quantidade de energia utilizada para conceder o desejo, de modo que a dispersão permite que esta energia negativa se dissipe sem prejudicar ninguém. Se eles se reunirem antes que o processo esteja completo, as Esferas do Dragão irão quebrar e uma versão escura de Shenlong, “Black Smoke Shenlong”, é convocada.

Isto só acontece no não canônico Dragon Ball GT, depois que é feito um desejo sucessivo de desfazer os danos do ataque do Super 17. Em vez da rotina normal de desejos, as Esferas do Dragão racham e sua energia negativa reprimida escapa, por causa da freqüência com que foram usadas na série. Black Shadow Sheron engole as Esferas do Dragão e depois se divide em sete Dragões.

As Esferas do Dragão de Namekusei – Dragon Ball Z

As Esferas do Dragão do Planeta Namekusei, o mundo natal de Kami e Piccolo, são significativamente diferentes do resto. Criadas pelo Grande Guru Ancião, elas são muito maiores em tamanho e convocam o dragão Porunga, que é capaz de conceder três desejos em vez de apenas um, mas apenas uma vez a cada 130 dias. Porunga só pode trazer indivíduos de volta em um determinado desejo, ao contrário de Shenlong que pode trazer de volta várias pessoas com apenas um desejo. Porunga também pode trazer alguém de volta várias vezes ao invés de apenas uma vez.


Em vez de dispersar, as Esferas se transformam em pedra, de modo que não há como procurar para invocar novamente em seguida, a menos que sejam escondidas manualmente. As Esferas de Namekusei também requerem uma senha para serem usadas e Porunga só fala a lingua de Namekusei, o que significa que Dende é o único Namekusendin vivo que pode usá-las efetivamente. Em algum momento posterior, os Namekusendins modificaram suas Esferas do Dragão para poder trazer de volta várias pessoas como Shenlong.

As Esferas do Dragão Estrela Negra – Dragon Ball GT

Este conjunto particular das Esferas do Dragão foi criado pelo Namekusendin Piccolo e Kami antes de suas personalidades se separarem. Como ele era a forma unificada de suas personalidades boas e más, as Esferas do Dragão Estrela Negra podem conceder desejos mais poderosos sem limitações e não se transformam em pedra após o uso. Entretanto, elas também têm um efeito colateral pesado, o planeta onde o desejo foi feito será destruído, a menos que as Esferas do Dragão sejam devolvidas lá dentro de um ano.


Embora isto pareça simples o suficiente para evitar, a tarefa de reuni-las novamente é dificultada pelo fato de que as Esferas de Estrela Negra se espalham pela galáxia e não pelos confins do planeta. O dragão convocado com este conjunto é Ultimate Shenlong. Estas Esferas do Dragão só apareceram no Dragon Ball GT, o que significa que elas não existem mais tecnicamente, já que essa série não é mais um cânone.

As Esferas do Dragão Super – Dragon Ball Super

As Esferas do Dragão Super foram as primeiras a existir, e formam a base de todos os outros conjuntos, já que seus criadores Namekusendin retiraram pedaços deste conjunto para criar seus próprios para outros planetas em todo o universo. Elas são do tamanho de planetas e invocam o Deus Dragão Zalama, ou Super Shenlong.


Uma vez usadas, estas Bolas de Dragão se espalham pelos Universos 6 e 7. Para usá-las, a pessoa deve falar na Língua Divina e falar uma frase específica para o “núcleo da presença de Zalama”. Visto que o dragão tem muitas vezes o tamanho das galáxias dos Universos, isto é mais fácil de dizer do que de fazer.

As Esferas do Dragão Negras – Dragon Ball Heroes

Exclusivo para Dragon Ball Heroes, este conjunto é vermelho escuro com estrelas negras. Eles invocam Dark Shenlong, e se dispersam pelo tempo e espaço, tornando-os quase impossíveis de serem reunidos.

Eles também podem fundir-se com seres vivos e conceder grande poder, como fazem em toda a Saga do Império Negro dos Heróis. Fazer apenas um desejo com estas Esferas do Dragão gera energia negativa suficiente para invocar os Dragões das Sombras.

Esferas do Dragão Cereal’s – Dragon Ball Super (Mangá)

Estas são as mais recentes Esferas do Dragão introduzidas na série. Sobre o tamanho delas, elas também são as menores. Há apenas duas no conjunto também. Elas apresentam estrelas pretas em vez da cor vermelha alaranjada dos conjuntos Terra e Namekusen e invocam o relativamente pequeno dragão Toronbo. Parece que eles têm a capacidade de reviver uma raça inteira de pessoas sem limites, como mencionado por Granolah, mas do que mais eles são capazes e se há efeitos colaterais são atualmente desconhecidos.

Curtiu o detalhamento de cada conjunto das Esferas do Dragão? Deixe-nos saber nos comentários.

Veja também

plugins premium WordPress