Dragon Ball: Pra que serve o terceiro olho de Tenshinhan?
Tenshinhan é um dos guerreiros humanos mais poderosos de Dragon Ball, mas qual é a história por trás do terceiro olho do lutador estóico?
Como um dos poucos lutadores a vencer Goku em um Torneio Mundial de Artes Marciais, Tenshinhan está entre os guerreiros mais fortes de toda a franquia Dragon Ball, rivalizando com Kuririn como o não-Saiyajin mais forte da Terra.
Dedicando sua vida ao treinamento ao lado de seu melhor amigo Chiaotzu nas técnicas de artes marciais da Crane School, Tenshinhan continua sendo um dos lutadores mais formidáveis da franquia chegando ao Dragon Ball Super. E embora Tenshinhan tenha sido um destaque proeminente entre os Z Fighters por décadas, um dos grandes mistérios que cercam o personagem é porque exatamente ele tem três olhos.
Uma das características físicas mais notáveis de Tenshinhan é o terceiro olho no meio da testa. Esse recurso facial extra permite que Tenshinhan rastreie movimentos rápidos com mais habilidade e veja através de ilusões como a técnica de pós-imagem. Tenshinhan também pode usar seu terceiro olho ofensivamente, capaz de projetar uma explosão de energia explosiva a partir dele.
Talvez o mais interessante é que a maioria dos personagens do mundo de Dragon Ball raramente chama a atenção para o terceiro olho de Tenshinhan, apenas mais uma visão aparentemente comum em uma sociedade cheia de animais antropomórficos e outros habitantes bizarros. O que torna isso ainda mais interessante é que Tenshinhan é um dos únicos personagens do cânone que foi visto com um terceiro olho até agora.
Os Daizenshuu, os guias oficiais da franquia Dragon Ball, revelaram que Tenshinhan é descendente direto de um antigo clã de seres conhecido como Triclops, com os Daizenshuu os descrevendo como extraterrestres que se estabeleceram na Terra.
Para o criador da franquia Akira Toriyama, a inclusão de um terceiro olho no design de Tenshinhan foi o resultado de uma influência mais teológica. No budismo, hinduísmo e taoísmo, um terceiro olho denota a iluminação espiritual obtida a partir da serenidade divina e da meditação devotada.
Toriyama projetou Tenshinhan com essa perspectiva espiritual em mente, mas, por causa de Tenshinhan cair sob a tutela cruel do malvado Mestre Tao, Tenshinhan perdeu seu caminho e muitas habilidades concedidas pelo terceiro olho, embora permanecesse visível e pelo menos parcialmente funcional. Essa inspiração espiritual seria repetida no videogame Dragon Ball Z: O Legado de Goku II de 2013 , com material auxiliar no jogo explicando que Tenshinhan ganhou seu terceiro olho com seu regime de meditação dedicado.
Até o momento, o único outro humano de três olhos visto em Dragon Ball apareceu brevemente em um episódio de preenchimento de Dragon Ball Z ambientado na vida após a morte. Pouco depois de Goku chegar ao Outro Mundo após sacrificar sua vida no início da série, uma mulher de três olhos é vista em um café se trocando, com a dublagem Funimation da série indo tão longe a ponto de creditar o personagem como a mãe de Tenshinhan, embora – além da semelhança física óbvia – não haja nenhuma indicação de que os dois personagens estão relacionados.
Capaz de desacelerar Cell em sua segunda forma com seu poderoso ataque Tri-Beam e desempenhar um papel central no Torneio de Poder de Dragon Ball Super, Tenshinhan permanece um poderoso guerreiro, mesmo enquanto seus colegas Saiyajins continuam a atingir novos níveis de força.
Uma vantagem que Tenshinhan tem está bem ali em seu rosto, claro como o dia: um terceiro olho que aumenta sua percepção e visão naturalmente, seja como produto de herança alienígena ou meditação intensa que o torna uma das potências adormecidas da franquia, capaz de ficar cara a cara com alguns dos oponentes mais fortes da série.