Entenda o Controle Espiritual e como Vegeta o aprendeu em Dragon Ball
Dragon Ball é bem famoso no universo dos animes por suas incríveis sequências de ação e ótimos desenvolvimentos de personagens. Dessa forma, um destes personagens muito conhecido por sua força e desenvolvimento em Dragon Ball é Vegeta.
Ele possui muitos ataques e formas poderosas e o controle espiritual é um desses movimentos. Veja a seguir o que exatamente é o controle espiritual e como Vegeta o aprendeu em Dragon Ball.
O que é controle espiritual?
Vimos no capítulo 61 do mangá de Dragon Ball Super como principal destaque a tão esperada revelação da nova técnica de Vegeta. A Separação Forçada do Espírito, permite então extrair toda a energia roubada por Moro e devolvê-la para os seus respectivos planetas.
O controle espiritual, como o próprio nome sugere, é uma técnica de manipulação do Ki de uma pessoa. É principalmente exclusivo dos Yardrats, contudo, outros também podem aprendê-lo. O controle espiritual funciona dividindo, reformando e desenvolvendo o espírito de uma pessoa. Dessa forma, a pessoa pode se tornar muito mais forte e mais focada e faz com que muitos de seus ataques se tornem muito mais fortes.
É, portanto, uma habilidade avançada de manipulação de Ki, permitindo ao seu usuário obter diferentes efeitos com esse controle, incluindo teletransporte, mudança de tamanho, clonagem, bem como uma incrível capacidade de cura. Além disso, uma pessoa que usa controle espiritual pode usar transmissão instantânea, fissão espiritual e muitas outras habilidades. Uma vez que uma pessoa pode usar essa habilidade perfeitamente, ela pode sentir o Ki de outras pessoas a uma grande distância.
Controlar a habilidade, no entanto, é algo bem complicado. Nos estágios iniciais de aprendizado da habilidade, a pessoa não consegue manipular a energia de acordo com ela e muitas vezes perde seu controle. Por exemplo, Vegeta queria disparar um pequeno raio de dedo, mas em vez disso atirou uma grande bola de energia.
Como Vegeta aprendeu a técnica em Dragon Ball?
Goku aprendeu esta técnica em particular muito antes de Vegeta, quando foi para o Planeta Yardrat após o arco Freeza. Ele conseguiu aprender a técnica e usar a transmissão instantânea e, assim, este movimento rapidamente se tornou uma de suas assinaturas.
Vegeta, por outro lado, aprendeu o movimento na Saga do Prisioneiro da Patrulha Galáctica. Ele, como Goku, se aproximou dos Yardrats e então aprendeu a técnica com eles. As habilidades de Vegeta em Dragon Ball também ficaram muito mais fortes depois que ele aprendeu o controle espiritual. Além disso, ele também conseguiu usar a transmissão instantânea, mas parecia não gostar e disse que não a usaria novamente.
O único movimento que Vegeta usou depois de aprender o controle espiritual seria a fissão espiritual, ou para ser uma fissão espiritual forçada. Essa habilidade separa coisas e seres que foram ligados por absorção ou por fusão. No entanto, a desvantagem dessa habilidade é que ela só funciona contra determinados oponentes e não pode ser usada em todas as situações.