Entenda o significado do sol e da lua nos animes
De Naruto a Demon Slayer, o sol e a lua simbolizam muito mais do que luz e escuridão e dia e noite nos animes. Dessa forma, dentro desse universo, mesmo os menores detalhes de fundo podem desempenhar papéis vitais no cenário e enredo de qualquer série. Assim, os fãs de anime com olhos mais aguçados podem perceber a natureza simbólica dos personagens, cenários e conflitos da história.
Devido ao apelo global do anime, muitos fãs podem perder a mitologia e a filosofia por trás desse simbolismo. No Japão moderno, o xintoísmo é a filosofia principal que influencia muito os criadores e animadores ao produzir uma série de anime. As divindades, Amaterasu e Tsukiyomi, em particular, são regularmente integradas ao anime e servem não apenas como uma homenagem a um sistema de crenças, mas também como um dispositivo significativo de progressão na trama.
Origens do Sol e da Lua no xintoísmo
O sol e a lua, conhecidos como Amaterasu e Tsukiyomi, são deuses irmãos dentro do xintoísmo. Amaterasu, a deusa do sol, e Tsukiyomi, o deus da lua, são filha e filho das divindades criadoras, Izanagi e Izanami. No entanto, nascidos como irmãos e unidos como cônjuges, a história de Amaterasu e Tsukiyomi termina em tragédia.
Tsukiyomi insatisfeito com a maneira como Uke Mochi, a deusa da comida, preparou seu banquete, ele a mata. Enfurecida com as ações de seu marido, Amaterasu proibiu Tsukiyomi de retornar aos céus. Diz-se que essa separação causou a divisão do dia e da noite e que Tsukiyomi perseguirá para sempre a figura de Amaterasu sem nunca mais voltar para o lado dela.
Sol e lua nos animes
Naruto Shippuden é um excelente exemplo de uma série de anime inspirada por esse simbolismo. O Clã Uchiha, especificamente Sasuke e Itachi Uchiha, são conhecidos por sua herança do Sharingan, que é um dōjutsu kekkei genkai. A forma final do Sharingan é o Mangekyō Sharingan, um conjunto de olhos celestiais que veem a verdade de toda a criação sem obstrução. É impossível, no entanto, forçar o Mangekyō Sharingan a se materializar em um usuário, pois a condição para desbloquear a habilidade é se separar de um ente querido.
Mais tarde na série, vimos que Itachi Uchiha desbloqueou essa habilidade depois que seu melhor amigo, Shisui Uchiha, cometeu suicídio. Na batalha entre Itachi e Sasuke, ele usa ativamente a habilidade Amaterasu contra ele. Após Sasuke matar seu irmão mais velho, Itachi, ele também desperta o Mangekyō Sharingan. Ao evocar Amaterasu, a habilidade evoca chamas negras que transformam então tudo em cinzas. Semelhante ao sol, Amaterasu queima seus arredores.
Mais habilidades em Naruto
Outra habilidade desbloqueada através do Sharingan é o Tsukiyomi, um poderoso dōjutsu do Mangekyō Sharingan. De forma horrível, Tsukiyomi é usado para mexer com a percepção de tempo do alvo e aprisioná-lo em um mundo ilusório. Itachi Uchiha e Madara Uchiha são os principais usuários ao longo da série, no entanto, após a morte de Itachi, Sasuke ganha acesso à habilidade ao transplantar os olhos de seu irmão para si mesmo. Tsukiyomi, como mencionado acima, é o deus da lua e o marido separado de Amaterasu. O fato de que essas habilidades são evocadas pelos olhos e são um par quando usadas pelos usuários do Mangekyō Sharingan no Clã Uchiha é então apropriado para a história dos deuses xintoístas.
Outra intrigante influência do xintoísmo no universo de Naruto é a localização do Sharingan no corpo humano: os olhos. Dizem que Amaterasu, a deusa do sol, e Tsukiyomi, o deus da lua, nasceram do olho esquerdo e do olho direito, respectivamente. Enquanto outros clãs da série também possuem dōjutsu kekkei genkai como o Byakugan e o Rinnegan, o Mangekyō Sharingan é o elo mais próximo do Amaterasu devido à sua conexão com as chamas negras. Outro exemplo é o Susanoo, um avatar convocado que é moldado pelo chakra do usuário para lutar contra os inimigos. Nascido do nariz de Izanagi, Susanoo é irmão de Amaterasu e Tsukiyomi e é o deus dos mares e das tempestades.
Demon Slayer
Outro exemplo da influência do sol e lua nos animes é Demon Slayer que segue uma tendência semelhante, já que a Respiração do Sol de Tanjiro Kamado é uma versão materializada da deusa do sol, Amaterasu. Semelhante ao sol, a técnica de Respiração do Sol do Clã Kamado é a única técnica de respiração que pode imitar os efeitos do sol nos demônios que os queimam. Como a principal responsabilidade de um matador de demônios é restaurar a paz ao caos, esta técnica está alinhada com o Amaterasu, que representa então a ordem e a justiça durante os dias do Japão Imperial.
No cenário e no enredo, a separação do sol e da lua é significativa para o enredo. Os demônios não podem se mover livremente sob o sol, pois são queimados e destruídos por ele. Os matadores de demônios, devido ao aumento da atividade demoníaca à noite, jogam de acordo com os termos do demônio e lutam contra eles quando estão no auge de sua força. Durante a batalha contra Akaza em Demon Slayer: Mugen Train, Tanjiro aponta esse fato alegando que Akaza foi um covarde por fugir. Após a conclusão de qualquer cena de ação da série, o sol nasce simbolizando que a ordem do dia foi restaurada.