Eternos: Conheça os poderes dos Celestiais
Primeiro brevemente retratado em Guardiões da Galáxia, os misteriosos e antigos deuses do espaço têm tido até agora uma presença misteriosa no MCU. Isso vai mudar em 4 de novembro de 2021 com o lançamento de Eternos.
Tal como nos quadrinhos, os Celestiais são seres cósmicos que habitam nas profundezas do espaço exterior. Até agora, as únicas interações diretas que os personagens tiveram, vieram em Guardiões da Galáxia Vol. 2, quando Peter Quill (Chris Pratt) e o seu bando de desajustados se envolveram com Ego (Kurt Russell).
No MCU e nos quadrinhos, os Celestiais são creditados com a criação dos Eternos, assim como os Deviantes, que parecem ser os principais antagonistas do próximo filme da Marvel. Este grupo de imortais alienígenas apresentados como a equipe de super-heróis mais forte do MCU deixa uma forte impressão sobre os Celestiais e do que eles podem ser capazes de fazer se forem libertados no resto do multiverso.
Poderes dos Celestiais nos quadrinhos
Apresentados juntamente com Ikaris e todos os outros na série de quadrinhos original de Jack Kirby, os Celestiais têm sido retratados como alguns dos personagens mais poderosos de todo o Universo Marvel. Em termos de onde caem na escala do poder, o próprio Thanos confirmou que os Celestials estão perto do topo.
Com todos os poderes que tinha, ele sabia, portanto, que só uma entidade cósmica seria capaz de se colocar no seu caminho. Para Thanos, esta categoria incluía seres como os Celestiais. O fato de os celestiais estarem no mais alto nível de personagens Marvel é atribuído em grande parte ao seu fornecimento de energia cósmica, que podem utilizar para destruir os seus inimigos e até mesmo planetas inteiros.
Quão poderosos são os Celestiais no MCU
Com base no que se sabe sobre os Celestiais, todos os sinais apontam para que sejam comparáveis às versões dos quadrinhos no que diz respeito aos seus poderes. Ambos são vistos como entidades semelhantes a Deus e são responsáveis pela criação dos Eternos. Nos quadrinhos, são responsáveis por ajudar a realizar o próprio multiverso. Se eles trouxeram os Eternos à existência e têm autoridade para os enviar de e para lugares como a Terra, então é lógico que os Celestiais são superiores a qualquer coisa vista no MCU até agora.
Além de possuir uma tremenda força e poder cósmico, os Eternos do MCU ostentam uma série de capacidades. No trailer, Jemiah o Analisador pode ser visto se tele transportando e gerando, então, uma grande quantidade de energia em suas mãos com um propósito desconhecido. E como são da mesma raça que Ego, o Planeta Vivo, é plausível que pelo menos alguns deles partilhem o seu conjunto de habilidades.
Ego poderia controlar a energia “light” e projetá-la em explosões contra os seus inimigos. Além disso, poderia manipular a matéria, lhe dando a capacidade de reparar mentalmente lesões no seu corpo. Poderia, ainda, criar uma forma humana que ele poderia assumir à sua vontade.
Existe alguém no MCU mais poderoso que os Celestiais?
Vale a pena perguntar se há alguém acima dos Celestiais na estrutura de poder do MCU. A existência de tal personagem é plausível, mas é difícil imaginar que seja qualquer um dos Vingadores. A Feiticeira Escarlate e a Capitã Marvel são incrivelmente poderosas, mas nenhuma das duas está na mesma altura que a maioria dos Celestiais. Embora ainda não os tenhamos visto em ação, isto também deveria se aplicar a toda a tripulação dos Eternos. Semelhante à situação nos quadrinhos, faz sentido que apenas personagens cósmicos possam se comparar aos Celestiais.
What If provou isso quando demonstrou que o Vigia era o único personagem da série que podia igualar golpes com o Visão em forma de Ultron. Ele se manteve contra ele, enquanto que a Capitã Marvel e vários outros falharam. Isto porque o Vigia está numa classe diferente de todos eles. Se existe algum personagem no MCU que possa ter uma chance contra os Celestiais, seria ele.
Uma vez que estar armado com a Manopla do Infinito fez de Ultron um combatente contra Uatu, pode ser que um personagem que compreenda como utilizar corretamente as capacidades combinadas das Joias do Infinito possa também ter o poder necessário para lutar contra um Celestial. Essa pode ser a única forma de um personagem que não esteja no nível cósmico poder vencer.