Eternos: Porque Ikaris é o único que pode voar
Cada membro dos Eternos tem uma habilidade específica (ou conjunto de habilidades) que os difere uns dos outros. Mas você já se perguntou porque é que o Ikaris é o único que pode voar? O MCU explora o seu lado cósmico talvez na maior escala em Eternos de 2021, adaptando os quadrinhos de Jack Kirby da Marvel.
Como servos quase imortais dos Celestiais, os Eternos têm cada um, um conjunto partilhado de poderes básicos. No entanto, cada membro da equipe também tem uma ou mais habilidades especiais únicas. Como, por exemplo, Ikaris, que possui a habilidade de voar e lança energia dos seus olhos.
Os Eternos explicam a origem dos seus heróis titulares, que são humanóides sintéticos visualmente idênticos aos humanos, mas com poderes semelhantes aos de um Deus para os ajudar a proteger mundos dos Deviantes. Além de nunca envelhecerem, cada Eterno possui força sobre-humana, velocidade, reflexos e cura rápida. Cada Eterno pode também explorar a mesma energia cósmica que os Celestiais utilizaram para os criar e as lendárias Joias do Infinito.
Enquanto que todos os Eternos partilham um conjunto básico de poderes, a especialidade de cada membro da equipe ajudou a formar um grupo bem fundamentado de protetores que defenderiam a Terra dos Deviantes. Gilgamesh era fisicamente o mais forte de todos os Eternos, enquanto Ajak podia usar as suas habilidades para curar outros. Tal como Kingo, Ikaris pode disparar explosões de energia cósmica (através dos seus olhos e não das suas mãos), mas era também o único Eterno que podia voar. Embora o filme não explique porque é que cada herói tem um conjunto diferente de poderes, os quadrinhos revelam que é uma questão de escolha. E talvez haja outras explicações na versão MCU.
Explicação nos quadrinhos
Dessa forma, a versão Marvel Comics dos Eternos tem cada herói escolhendo o seu poder, concentrando a energia cósmica utilizada para os criar na sua especialidade escolhida. Se for este o caso no filme do MCU, o conjunto de poder de cada Eterno reflete a sua personalidade. Phastos, por exemplo, é um gênio, mesmo pelos padrões Eternos. Suas habilidades lhe permitem explorar a energia cósmica para então conceber, construir e controlar a tecnologia de formas que os seus companheiros de equipe não conseguem. Ao passo que Sprite, que lamenta a crença em estruturas inexistentes e a sua aparência infantil, se especializa na criação de ilusões.
Como membro da equipe com a mais forte crença nos Celestiais, Ikaris tem poderes de especialidade semelhantes aos seus outros colegas de equipe. Bem como um poder único, o que o torna talvez o Eterno mais formidável. Embora não tão forte como Gilgamesh, Ikaris aumentou a sua força e uma forma semelhante de projeção de energia ao Kingo. A capacidade de Ikaris de voar é semelhante à super velocidade de Makkari. Embora ele não seja tão rápido como ela, o seu poder é talvez mais versátil. Isto coloca Ikaris na melhor posição possível para impor a vontade dos Celestiais, apesar da sua falta de liderança legítima de equipe.
Determinação dos Celestiais
Embora os Eternos possam ter escolhido os seus poderes no MCU como o fizeram nos quadrinhos, outra possibilidade é que os seus criadores Celestiais tenham determinado os seus poderes em vez disso. Os Celestiais podem não ter sido capazes de dar todo o poder cósmico às suas criações. Por isso, lhes dão habilidades especiais para criar uma equipe equilibrada para defender mundos dos Deviantes. Quer por escolha dos Celestiais quer por escolha dele próprio, a capacidade de Ikaris de voar faz parte da razão pela qual ele é talvez o membro mais poderoso dos Eternos.