Eventos que poderiam ter desencadeado o multiverso da Marvel
Quando o multiverso do Universo Cinematográfico Marvel começou a aparecer, os fãs começaram a imaginar o que causaria essas fissuras interdimensionais. Muitos assumiram que um grande evento seria o gatilho. No entanto, à medida que a Fase 4 avança, rapidamente se torna claro que a “loucura do multiverso” não é o resultado de nenhum evento. Em vez disso, parece que isso vai acontecer porque vários heróis e vilões têm vindo de suas dimensões.
Assumindo que a loucura do multiverso é o resultado coletivo de várias fendas menores em vez de uma grande oscilação, aqui temos alguns fatores que podem contribuir.
Uso contínuo da Manopla do Infinito
Reunir as 6 Joias do Infinito cria um poder raro de magnitude mutável no universo. Como sabemos, Thanos é o primeiro ser a alcançar este feito e o Titã Louco faz 2 estalos quase seguidos. Um para limpar metade de toda a vida, outro para destruir a sua manopla e impedir que o ato seja desfeito.
5 anos mais tarde Bruce Banner dá outro estalo para trazer de volta à vida aqueles que desapareceram. Além disso, Tony Stark usa a Manopla para aniquilar Thanos e o seu exército para sempre. O uso repetido de tal poder foi necessário para proteger o MCU, mas vários personagens teorizaram que isso prejudicaria o multiverso.
Wanda Maximoff como a Feiticeira Escarlate
O próximo grande evento do MCU que poderia ter aberto as fendas vem no final de WandaVision, onde Wanda Maximoff finalmente abraça o seu destino como a Feiticeira Escarlate. Anteriormente, a magia de Wanda era causada pelo experimento com uma Joia do Infinito. No entanto, vimos em WandaVision que Wanda sempre possuiu uma capacidade mágica. Dessa forma, a manipulação da Joia da Mente da HYDRA apenas amplificou os poderes já dentro dela.
De acordo com Agatha Harkness, Wanda é a “Feiticeira Escarlate”. Uma figura de profecia nascida da “criação espontânea” que exerce, então, uma magia caótica e representa uma grave ameaça à realidade. Um anúncio na série também sugere que a Feiticeira Escarlate é um Ser Nexus, que os quadrinhos Marvel descrevem, portanto, como alguém com poder suficiente para afetar as probabilidades e o futuro.
Sylvie Laufeyson liberta Kang, o Conquistador
A série Loki expôs o multiverso um pouco mais claro para os fãs. A primeira temporada termina com Sylvie Laufeyson – uma variante de Loki – alcançando a Cidadela no Fim do Tempo e do Espaço e assassinando Aquele que Permanece em vingança por ver a sua linha do tempo ser podada quando criança. Este único ato de violência poderia deixar uma das maiores cicatrizes sobre o multiverso da Marvel.
Sylvie acabou de libertar Kang, o Conquistador. Ao acabar com Aquele que Permanece, as suas variantes malignas estão agora vagando livremente, como demonstrado pela nova visão da sede da TVA – uma estátua em honra do Sr. Conquistador.
Doutor Estranho destrói seu próprio mundo
Ninguém está certo se a série What If deve ser considerada como cânone do MCU ou se é apenas um desvio da continuidade. Dessa forma, supondo que What If tem um lugar no cânone oficial, o episódio do Doutor Estranho poderia ter um grande impacto no multiverso.
A morte de Christine Palmer no episódio 4 transforma o Doutor Stephen Strange num ser amargo ao trazer de volta a sua amada. Pelo caminho, Strange absorve uma quantidade de poder retirado de criaturas interdimensionais e finalmente quebra o “ponto absoluto” da morte de Christine. Ao fazer isso, Doutor Estranho corrompe a sua própria realidade e todo o universo é destruído, deixando-o sozinho no centro para ter uma longa e dura reflexão sobre as suas ações.
A “Emergência” dos Eternos
Embora o enredo do próximo filme de Chloé Zhao ainda esteja um pouco envolto em mistério, o último trailer revelou que um evento devastador chamado Emergência está se aproximando. Provavelmente, a Emergência é quando os Deviantes regressam à Terra.
Ajak confirma que o Estalo de Hulk iniciou a Emergência, por isso, embora ainda não se saiba de onde os Deviantes estão emergindo, não é um lugar muito perto de nós. Talvez a energia gerada pela Manopla do Infinito tenha quebrado a barreira entre nós e a prisão dimensional dos Deviantes e os vilões estão livres para virem até a Terra.
O feitiço de Doutor Estranho em Homem-Aranha: No Way Home
Um dos maiores culpados por detrás da loucura do multiverso é revelado em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Após a revelação da identidade secreta do Homem-Aranha, Peter Parker quer que o mundo esqueça que ele está por detrás da máscara, pedindo, então, ajuda ao Doutor Estranho. Strange concorda e começa a lançar um feitiço para remover da memória do mundo a revelação sobre Peter.
Infelizmente, a maior superpotência de Peter Parker é uma incapacidade de parar de falar e a sua interferência mexe com o feitiço, causando uma divisão no multiverso que trás os personagens Marvel da Sony para o MCU.
Qual desses eventos você acha que contribuiu mais para o Multiverso? Deixe nos comentários.