Falcão e o Soldado Invernal: 6 referências do primeiro episódio

 Falcão e o Soldado Invernal: 6 referências do primeiro episódio

A estreia de Falcão e o Soldado Invernal aconteceu afinal na última sexta no Disney Plus e os comentários já correm soltos pela internet. Sendo uma produção da Marvel, é claro que não faltariam muitas referências na série. Vamos conhecer algumas?

Você se lembra de Batroc?

Na primeira cena de ação do episódio, Sam Wilson está em uma perseguição ao grupo terrorista chamado LAF. Seu líder é Batroc (Georges St-Pierre), que apareceu a princípio no filme Capitão América 2: O Soldado Invernal em 2014. No filme, Batroc lidera o sequestro a um barco e é impedido assim, por Steve Rogers.

Nos quadrinhos é conhecido como Batroc, o Saltador, um vilão secundário que já enfrentou vários heróis da Marvel. Recebendo esse título por sempre usar golpes de chutes e por dar pulos muito altos. Uma curiosidade é que o ator Georges St. Pierre é um ex-lutador de MMA especializado em kickboxing.

James Rhodes

Neste episódio temos a aparição de James Rhodes, o Máquina de Combate (Don Cheadle). James aparece na sequência do Museu Smithsonian para cumprimentar Sam Wilson. E ao mesmo tempo em que respeita as decisões dele, Rhodes também deixa a entender que acha que Sam deveria mesmo respeitar os desejos de Steve Rogers e se tornar o novo Capitão América e o questiona sobre a entrega do escudo.

Quem é Joaquin Torres?

Joaquin Torres (Danny Ramirez) foi um dos primeiros parceiros de Falcão apresentados na série, participando assim, de uma missão de resgate com ele fora da fronteira com a Líbia. Nas HQs, Torres é um imigrante mexicano utilizado pelo cientista Karl Malus como cobaia. Ao passo que a experiência modifica seu DNA e lhe dá asas e poderes similares aos de uma ave.

Dessa forma, o jovem assume a identidade do Falcão após a passagem de Sam Wilson como Capitão América. Será que teremos Joaquin como um novo herói da Marvel?

Apátridas

Após a missão de resgate em que Falcão atuou, Joaquin Torres comenta sobre os Apátridas, uma organização terrorista quem vem crescendo significativamente nesse meio tempo. Esse grupo acredita que o mundo estava melhor durante o blip. Suas metas baseiam-se em criar um mundo unificado e sem fronteiras.

Apátrida é o nome de um vilão do Capitão América cuja motivação é exatamente a de destruir as fronteiras e unificar a humanidade por meio do terrorismo. 

O caderno de Bucky

Fazendo parte de seu tratamento, Bucky Barnes mantém uma lista com os nomes de pessoas que prejudicou ou que a Hidra beneficiou, indo dessa forma, atrás de redenção. Entre os nomes da lista é possível identificar o de Helmut Zemo, que caçou Bucky em Capitão América: Guerra Civil.

Outro nome é Rostov, também conhecido como o Bárbaro Vermelho. É um ex-general da URSS que dirigiu por um breve período o presídio onde Bucky esteve preso, sendo assassinado pelo Soldado Invernal.

Lembrando que Steve Rogers igualmente possuía um caderno em Capitão América 2: Soldado Invernal. O herói tinha muita dificuldade em entender os acontecimentos históricos dos últimos anos. Dessa forma, para ajudar em seu processo, ele possui um caderninho onde anotava tudo o que precisa saber do tempo em que ficou desacordado.

Apresentação de Bucky

O personagem apareceu pela primeira vez no filme Capitão América: O Primeiro Vingador resgatando seu amigo Steve Rogers de uma luta em um beco. Na série, aparece portanto, entre um confronto em circunstâncias semelhantes, resgatando um novo amigo com um temperamento parecido ao de Steve na época.

Gostou das referências? Conte nos comentários quais outras você já encontrou nesse primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal.

Veja também

plugins premium WordPress