Falcão e o Soldado Invernal Ep 04: Temos um novo vilão?
Abraham Erskine ao criar o soro do super-soldado, advertiu que ele não apenas ampliava a força de uma pessoa, como também possuía um efeito transformador em quem o tomasse. Dessa forma, aumentava todos os melhores e piores traços de sua personalidade.
ATENÇÂO: Este artigo contém spoiler do 4° episódio de Falcão e o Soldado Invernal
Como visto com Steve Rogers, o bem se torna grande. Já no caso do Caveira Vermelha, o mal se torna pior. No caso de John Walker, já havia servido ao seu país na linha de frente no Afeganistão, ganhando três medalhas de honra, contudo, era uma pessoa imperfeita.
O que aconteceu no episódio?
Neste episódio, vimo Zemo destruir os frascos de soro de super-soldado de Karli Morgenthau. John Walker, ao ver que havia sobrado um frasco, o pega para si. Percebendo que não bateria de frente com Dora Milaje, em condições iguais de combate, decide então que precisa de uma vantagem. Dessa forma, toma a última dose do soro, ganhando habilidades que sempre admirou em Steve Rogers. No entanto, não demora muito para ele perder a cabeça ao ver seu parceiro morto.
A premissa do Capitão América do mal vem direto dos quadrinhos. Seu enredo principal vem de uma história, onde John Walker se tornou o Capitão América, no entanto, provou-se indigno de empunhar o escudo.
Nos quadrinhos
Nos anos de 1980, o roteirista Mark Gruenwald decidiu confrontar Steve Rogers com John Walker, um homem que se autodenominava o Super-Patriota, afirmando que os ideais de Rogers eram antiquados. O Super-Patriota recebeu seus poderes de uma organização criminosa chamada Power Broker, Inc.
Ao passo que a Comissão de Atividades Super humanas do governo dos Estados Unidos começou a impor restrições a Steve Rogers, forçando-o a trabalhar mais para o governo do que com os Vingadores. Rogers não aceitando essas condições, desistiu de empunhar o escudo.
O governo voltou então sua atenção para John Walker, que havia impedido um ataque terrorista em Washington. Walker, é claro, concordou em se tornar o novo Capitão América, recrutando um de seus sócios, Lemar Hoskins, que posteriormente se chamaria Estrela Negra.
Lado obscuro
Outros super-soldados do Mercador do Poder, Left-Winger e Right-Winger, revelaram a identidade secreta de John Walker. O Capitão América tem muitos inimigos e seus pais morrem alvejados por um grupo terrorista chamado Watchdogs. John Walker, dessa forma, perseguiu Left-Winger e Right-Winger, já que sua revelação lhe custou tanto.
Na edição #347 de Capitão América, os deixa amarrados ao lado de um tanque de óleo vazando e um fósforo aceso. Right-Winger e Left-Winger ficaram gravemente queimados e em coma após a explosão do tanque.
Dessa forma, John Walker foi forçado a deixar o cargo de Capitão América quando Steve Rogers descobriu a influência do Caveira Vermelha na Comissão de Atividades Super-humanas. Essa que fora responsável pela nomeação de Walker.
A Comissão encenou então o assassinato de Walker, reintegrando-o como um novo herói, o Agente Americano. Deram-lhe um escudo de Vibranium, além de bagunçarem sua cabeça, removendo memórias dolorosas e implantando outras situações, na tentativa de controlá-lo.
E quanto ao futuro?
Ainda é cedo para afirmar algo sobre o novo Capitão América. Contudo, John Walker cruzou uma linha perigosa para os heróis, ao deixar o mundo inteiro assistir um assassinato coberto de sangue e raiva, após a morte de Lemar Hoskins.
Walker usou o escudo do Capitão América para assassinar brutalmente um dos membros dos Apátridas, o que fora claramente um ato de vingança, sendo filmado por inúmeras pessoas na rua. Ato esse, que com um símbolo tão grande como é o escudo, pode mudar de uma vez por todas os rumos do personagem, possuindo agora uma super força que nem ele mesmo entende.
Não se pode dizer que John Walker é um vilão nos trajes do Capitão América, mas essa faceta muito mais violenta, com certeza está longe de representar todos os ideais que Steve Rogers guardava consigo. Isso pode ser um claro sinal de mudança, tanto em sua vida, quando para quem assumirá o título de novo Capitão América.
O quarto episódio de Falcão e o Soldado Invernal já está disponível no Disney+.