Falcão e o Soldado Invernal: Vem aí o próximo Falcão?
Falcão e o Soldado Invernal apresentou Joaquín Torres (Danny Ramirez) no primeiro episódio da série. Sendo a ligação de Sam Wilson na Força Aérea, o orientando na missão contra Batroc na cena de abertura. Joaquin também se infiltrou nos Apátridas ao final deste episódio.
Torres vem diretamente das histórias de Sam nos quadrinhos quando ele era o Capitão América. Embora a história seja diferente, podemos entender o que o final da série reserva não somente para o manto do Capitão América, como também para o do Falcão.
Quem é Joaquín Torres nos quadrinhos?
Torres apareceu primeiramente nos quadrinhos em 2015, em Capitão América: Sam Wilson #1. É um imigrante mexicano que foi para o Arizona aos seis anos de idade com sua família. Quando era adolescente, começou a cuidar de imigrantes que cruzavam a fronteira do México para o Arizona. Essa atitude o colocou na mira do grupo de milícia supremacista Filhos da Serpente, conhecido por sequestrar imigrantes que tentavam cruzar a fronteira.
Joaquín acaba sendo sequestrado junto com alguns imigrantes. Ele descobre então, o destino daqueles levados pelos Filhos da Serpente. Eram entregues ao cientista Karl Malus para uso em seus experimentos genéticos.
Malus era obcecado em criar super-humanos e dar superpoderes a pessoas normais. No caso dos experimentos realizados com os imigrantes mexicanos, Malus estava trabalhando em uma forme de unir DNA humano e animal.
Tendo um interesse especial por Torres, Malus misturou seu DNA com o DNA do falcão de estimação de Sam Wilson, que tinha o nome de Asa Vermelha. O mesmo nome do seu drone no MCU. Torres desenvolveu, dessa forma, asas e garras, além de uma espécie de sentido de pássaros. Ganhou também agilidade de vôo concedido por suas asas, bem como um fator de cura regenerativo.
Sam Wilson, já como Capitão América, invadiu as instalações de Malus, resgatando todos que serviram de experimentos, incluindo Joaquín Torres. A maioria dos mutantes voltaram às suas formas humanas, contudo, Torres permaneceu com a mutação.
Falcão e o Capitão América
Além das mutações físicas, Torres tem uma conexão psíquica com Asa Vermelha, logo, a tem também com Sam Wilson. Como resultado, Wilson recruta Torres como seu novo parceiro, dando-lhe o manto do Falcão, usando assim, sua conexão psíquica para treiná-lo como um herói.
Quando Steve recupera seus poderes e é rejuvenescido novamente nos eventos que levaram à saga ‘Império Secreto’, Torres se junta aos jovens heróis que formaram o grupo Campeões.
O Steve Rogers original mais uma vez voltou à sua identidade e se tornou o único Capitão América, quando o Steve maligno dessa saga foi derrotado. Dessa forma, Sam Wilson mais uma vez assume o manto do Falcão. Torres permanece com os Campeões, contudo, continua a usar o nome Falcão com a bênção de Sam.
O futuro de Joaquín Torres no MCU
No quinto episódio de Falcão e o Soldado Invernal, Sam Wilson deixou suas asas quebradas na luta com John Walker para Torres, dando a entender que ele será o novo Falcão, já que Sam, será o novo Capitão América. Mas deixa ainda em aberto o futuro de Torres no MCU.
Com certeza essa cena abre bastante espaço para Torres despontar como parceiro de Sam, assim como nas histórias em quadrinhos. Contudo, vimos como é improvável que a versão de Joaquin Torres no MCU se torne uma espécie de híbrido genético de humano com falcão. Mas, isso não fará diferença, já que ele pode ter a orientação do próprio Sam Wilson e toda tecnologia para fazer o trabalho.
O último episódio de Falcão e o Soldado Invernal estará disponível no Disney+ na próxima sexta-feira.