Filmes da Marvel que não estão no MCU

 Filmes da Marvel que não estão no MCU

Bem antes do universo cinematográfico da Marvel, os filmes de ação adaptavam os personagens famosos da Marvel. Contudo, as adaptações dos quadrinhos eram frequentemente consideradas falhas, pela não captura da magia dos quadrinhos.


A Disney adquiriu a 20th Century Fox em 2019. Dessa forma, anunciou planos para reiniciar muitas das franquias que estão de volta sob sua propriedade e integrá-las ao MCU. Há uma longa história de filmes da Marvel que existem fora do universo cinematográfico da Marvel que tem estilos muito diferentes. Mostraremos aqui, alguns dos filmes da Marvel que não fazem parte do MCU, mas somente do ano 2000 em diante.

A Trilogia Blade (1998-2004)

Filmes que não estão no MCU 1

Blade é um filme de terror de super-heróis de 1998 dirigido por Stephen Norrington e estrelado por Wesley Snipes no papel-título. Blade segue um Dhampir (um humano com forças de vampiro, mas sem fraquezas) que luta contra vampiros.

O filme é amplamente considerado o passo mais importante da Marvel para o sucesso de bilheteria. Blade atingiu a crítica e o público, dessa forma, gerou duas sequências e deu aos filmes de super-heróis um aumento na reputação. Infelizmente, considera-se, agora, o terceiro, um dos piores filmes de super-heróis devido à sua história e humor desconexos, bem como à sua produção problemática.

Na San Diego Comic-Con de 2019, a Marvel Studios anunciou que reinicializaria o personagem e integraria Blade ao MCU como parte da fase 5 dos filmes.


A Franquia X-Men (2000-2019)

Apesar de que os filmes X-Men baseiam-se nos quadrinhos da Marvel, a 20th Century Fox deteve os direitos do filme da franquia até 2019. Dessa forma, a Marvel Studios finalmente adquiriu os X-Men com a aquisição da Fox pela Disney.

A 20th Century Fox obteve os direitos de X-Men pela primeira vez em 1994, lançando, assim, a trilogia original: X-Men (2000), X-Men 2 (2003), e X-Men: O Confronto Final (2006). Cada novo filme ultrapassou seu antecessor nas bilheterias. O que levou então, ao lançamento dos primeiros filmes spin-off:  X-Men Origens: Wolverine (2009) e Wolverine: Imortal (2013).

Filmes que não estão no MCU 2

X-Men: Primeira Classe (2011), se passa em 1962 e enfoca as origens dos X-Men. Já X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) se passa após os eventos de Wolverine: Imortal. X-Men: Apocalipse (2016) se passa uma década depois de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Por fim, Fênix Negra (2019) se passa uma década depois disso. De forma quee revisita a saga depois que X-Men: Dias de Futuro Esquecido apagou os eventos de X-Men: O Confronto Final da linha do tempo da série.

A terceira onda de filmes X-Men deu uma guinada em direção a um conteúdo mais sombrio e maduro, incluindo Deadpool (2016), Deadpool 2 (2018) e Logan (2017). Todos os três filmes são extremamente diferentes do universo cinematográfico da Marvel.


Enquanto os filmes MCU tendem a ser brilhantes e engraçados, os filmes de Deadpool e Logan são corajosos e violentos. Eles também são os filmes X-Men mais aclamados pela crítica, em parte, devido ao desvio do estilo dos Estúdios da Marvel.

Trilogia Do Homem-Aranha de Sam Raimi (2002-2007)

Filmes que não estão no MCU 3

Homem-Aranha de Sam Raimi (2002) foi a primeira parcela da trilogia, que também incluiu Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007). James Cameron pretendia escrever e dirigir a primeira parcela. Portanto, um dos únicos elementos de seus rascunhos que permaneceram na trilogia foi a habilidade biológica de Peter Parker de lançar teias de seus pulsos.

A trilogia de Sam Raimi obteve crédito por redefinir o gênero moderno do super-herói e continuou a revitalizar a Marvel após Blade. O cancelamento do quarto filme aconteceu depois que Raimi se retirou do projeto por causa de diferenças criativa. Assim, a Marvel posteriormente, reiniciou a série Homem-Aranha duas vezes.


Hulk (2003)

Filmes que não estão no MCU 4

Hulk, dirigido por Ang Lee e estrelado por Eric Bana no papel principal, explora as origens de Bruce Banner. Entretanto, não pode-se confundir com o reboot O Incrível Hulk (2008), que faz parte do MCU. 

Houveram críticas pelo uso excessivo de CGI, mas recebeu elogios retrospectivos da crítica por suas diferenças artísticas de outros filmes de super-heróis. Recentemente, também foi elogiado pela tentativa cuidadosa de Ang Lee de lidar com  os problemas de Bruce Banner em Hulk. Ao invés de ser uma série de cenários de ação, e por ser um desvio bem-vindo dos filmes de super-heróis típicos.


Demolidor e Elektra (2003-2005)

Filmes que não estão no MCU 5

O Demolidor tem Ben Affleck como o personagem principal, um advogado cego que luta como o vigilante mascarado Demolidor. O filme estreou com críticas mistas, além de receber muitas críticas por ser uma bagunça excessivamente sombria e corajosa.

O spin-off de 2005, Elektra, estrelado por Jennifer Garner, foi um completo fracasso comercial e de crítica. Dessa forma, levou crédito pelo cancelamento da planejada sequência de Demolidor.

Quarteto Fantástico e Quarteto Fantástico: Ascensão Do Surfista Prateado (2005-2007)

Filmes que não estão no MCU 6

O lançamento de Quarteto Fantástico foi em 2005 pela 20th Century Fox e baseia-se na equipe de super-heróis da Marvel de mesmo nome. Embora o filme tenha recebido críticas mistas, ainda é considerado um sucesso comercial.

A sequência, Quarteto Fantástico: Ascensão do Surfista Prateado, lançada em 2007, é considerada uma melhoria em relação ao primeiro filme. Entretanto, acabou ganhando menos dinheiro do que Quarteto Fantástico e resultou no cancelamento de um terceiro filme planejado.


Homem-Coisa (2005)

Filmes que não estão no MCU 7

Um filme menos popular da Marvel é Homem-Coisa. Um filme de monstro de suspense sombrio baseado no personagem trágico dos quadrinhos. A história é muito menos voltada para a ação do que a maioria dos lançamentos da Marvel. Entretanto, os efeitos especiais são surpreendentemente bem feitos.

Contudo, nunca teve marketing suficiente para chegar nem remotamente perto de empatar nas bilheterias, muito menos ter sucesso comercial. Os críticos colocaram o último prego no caixão de Homem-Coisa e tanto o personagem quanto seu filme permanecem no esquecimento.

Motoqueiro Fantasma e Motoqueiro Fantasma: Espirito de Vingança (2007-2011)

Filmes que não estão no MCU 8

Motoqueiro Fantasmafoi lançado em 2007 com críticas esmagadoramente negativas e estrelou Nicholas Cage no papel principal. Embora o filme tenha sofrido muitas críticas, Motoqueiro Fantasma ainda foi um sucesso de bilheteria. Assim, a sequência Motoqueiro Fantasma: Espirito de Vingança teve seu lançamento em 2011 com Cage reprisando seu papel.

A Marvel inicialmente começou a desenvolver uma adaptação do personagem em 1992, e a adaptação de Nicholas Cage teve anúncio em 2003 em um contrato com a Columbia Pictures. Entretanto, após o fracasso crítico e comercial de Motoqueiro Fantasma: Espirito de Vingança, Cage declarou publicamente que ele havia terminado com a franquia. Nesse sentido, o terceiro filme planejado havia sido cancelado.


O Espetacular Homem Aranha 1 e 2 (2012-2014)

Filmes que não estão no MCU 9

O Espetacular Homem Aranha(2012) começou o desenvolvimento após o cancelamento de Homem-Aranha 4 de Sam Raimi e reiniciou, então, completamente a série. O filme estreou com muitas críticas positivas, mas sofreu com histórias subdesenvolvidas e um vilão muito surreal e irrealista.

O Espetacular Homem Aranha2 (2014), originalmente concebido como o início de um universo ficcional compartilhado que incluiria filmes baseados em Venom e Sexteto Sinistro. Contudo, uma bilheteria decepcionante significou o cancelamento de todas as sequencias. A Marvel reiniciou, então, o Homem-Aranha pela terceira vez em Capitão América: Guerra Civil (2016) com a primeira aparição de Tom Holland como o personagem no MCU.


Quarteto Fantástico (2015)

O reboot de 2015 do Quarteto Fantástico, que também baseia-se na equipe de super-heróis da Marvel de mesmo nome, foi o terceiro e último filme do Quarteto Fantástico produzido pela 20th Century Fox. A produção da reinicialização teve seu primeiro anúncio em 2010, após a decepção de Quarteto Fantástico: Ascensão do Surfista Prateado, e passou por várias refilmagens.

Filmes que não estão no MCU 10

O Quarteto Fantástico teve críticas ainda piores do que o Quarteto Fantástico: Ascensão do Surfista Pratead. Sofrendo, assim, críticas por seu roteiro, direção, falta de humor, visuais, ritmo e infidelidade ao material de origem. Uma sequência planejada foi cancelada e a Marvel Studios adquiriu os direitos do filme e anunciou uma segunda reinicialização de Quarteto Fantástico que seria ambientado no Universo Cinematográfico Marvel.

Outros filmes da Marvel que não se enquadram completamente no MCU são Venom, Venom: Tempo de Carnificina e Morbius. Esses filmes pertencem ao Universo Sony de personagens da Marvel.

Muitos desses personagens serão incluídos no MCU futuramente, já que agora a Marvel possui seus direitos. Qual deles você quer ver logo no MCU?

Veja também

plugins premium WordPress