Invasão Secreta: Conheça o vilão Gravik
Contém SPOILER do primeiro episódio de Invasão Secreta
Depois de uma longa espera, Invasão Secreta finalmente estreou, e temos que dizer, estamos em um passeio cheio de paranoias e emoções. A premissa principal da série gira em torno do conflito entre Skrulls e humanos, e dessa forma, todo conflito precisa de seu instigador ou, neste caso, de um vilão.
O episódio 1 fez um bom trabalho ao pintar Gravik sob uma luz vil, no entanto, o que realmente sabemos sobre ele? Por isso, decidimos explorar a identidade de Gravik com um pouco mais de detalhes e explicar o que o fez se voltar contra Fury e os humanos em geral em Invasão Secreta.
A promessa de Nick Fury
Sabemos que Fury não estava na Terra há algum tempo. Ele estava no espaço liderando o novo programa em uma estação espacial chamada SABRE. Este é o programa de defesa aeroespacial mais avançado conhecido pela humanidade, projetado para proteger a Terra de forças extraterrestres.
Fury deixou a Terra de uma forma bastante estranha. O estalo de Thanos o deixou com algumas cicatrizes emocionais, e ele, em suas próprias palavras, perdeu a fé na causa. No entanto, Skrulls não se importam com isso.
Aproximadamente 30 anos antes dos eventos de Invasão Secreta, Fury e Danvers prometeram aos refugiados Skrull, os sobreviventes da guerra Kree-Skrull, que encontrariam um planeta viável para eles viverem. Contudo, Fury e Danvers desapareceram da face da Terra e ainda não cumpriram suas promessas, apesar de trabalharem de perto com Talos e o resto dos Skrulls do bem.
Dessa forma, essas dívidas voltaram para incomodar Fury enquanto os Skrulls planejam uma invasão secreta. Eles estão se transformando em humanos e instigando vários ataques terroristas para desestabilizar governos em todo o mundo. Esta facção de Skrulls é liderada por Gravik. Mas como chegou a isso?
A revolta de Gravik em Invasão Secreta
Como Gravik é um personagem original, não temos histórias em quadrinhos para nos referenciar e sabemos apenas o que vimos no primeiro episódio. Talos explicou a Fury que deixar a Terra significava que os Skrulls provavelmente nunca conseguiriam seu planeta, e inúmeras coisas aconteceram nesse meio tempo.
Talos foi expulso do conselho Skrull e foi substituído por Gravik. A esposa de Talos, Soren, morreu. Está implícito que os Skrulls rebeldes a mataram e sua filha G’iah desapareceu, embora mais tarde percebamos que ela se juntou aos rebeldes.
Talos também menciona que Gravik foi o mais afetado pela saída de Fury. Parece que Fury deixou a Terra desestabilizada e decepcionou Gravik tanto que ele decidiu desistir da causa e começar sua própria guerra.
Gravik é obviamente (por enquanto) quem manda no assentamento dedicado aos Skrulls estacionado em um complexo nuclear abandonado na Rússia. Todos obviamente seguem seus comandos, e ele é visto então como o líder do bando e alguém que está por trás de tudo.
G’iah começa a questionar essa liderança, embora seja possível que ela estivesse apenas fingindo para colocar o pai no caminho errado. Apesar da validade de sua causa, o fato de estarem torturando pessoas, colocando-as em cápsulas e assumindo suas identidades é o que realmente as torna organizações terroristas, e não revolucionários.
Más intenções de Gravik
Gravik só provou suas intenções ruins nas últimas cenas de Invasão Secreta, primeiro detonando as bombas na praça para iniciar uma guerra entre os EUA e a Rússia. Essa detonação resultou em centenas de vítimas e caos invisível, que levará a ainda mais vítimas.
Em segundo lugar, ele se transformou em Nick Fury e atirou em Maria Hill no estômago, o que provavelmente a levou à morte. Mesmo que Gravik seja apenas o fantoche de outra pessoa, Fury terá dificuldade em perdoar este, não importa o quão bons amigos eles tenham sido no passado.