Loki: Como identificar uma variante?
Loki introduziu o conceito de variantes e existem regras simples de como detectar uma, de acordo com a Marvel e os próprios Lokis. Claro que o nosso Loki principal é interpretado por Tom Hiddleston, que é ele próprio uma Variante do Loki que foi morto por Thanos (Josh Brolin) em Vingadores: Guerra Infinita. No entanto, a série introduziu diversas variantes Loki em todas as formas e tamanhos, incluindo Sylvie (Sophia Di Martino), Classico Loki (Richard E. Grant), Kid Loki (Jack Veal), Boastful Loki (DeObia Oparei) e até um Crocodilo Loki.
Depois de ter sido podado por Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw), Loki foi parar no vazio, onde todas as variantes e detritos das linhas do tempo eliminados pela Autoridade de Variação Temporal acabaram. Isto inclui, então, aproximadamente uma dúzia de Variantes Loki. Logo, Sylvie também se juntou a Loki no vazio e partiram para encantar Alioth, a nuvem viva e consumidora de matéria que guarda o segredo de quem realmente criou a TVA.
Loki convenceu Sylvie como “diferente” das outras Variantes, que, apesar das suas aparências físicas diferentes, todas partilham a propensão de Loki para a traição e a capacidade assombrosa de perder quando os seus planos correm mal. Assim, embora um Loki possa vir sob qualquer forma, eles têm certos traços comuns que os identificam como deuses do mal.
Como identificar?
Antes de confrontarem Alioth, Mobius (Owen Wilson) pensou que não se lembrava de ter visto um jacaré como variante de Loki nos arquivos da TVA. Dessa forma, o clássico Loki respondeu: “Ele é verde, não é?”. A cor verde (e amarelo) é, então, o primeiro sinal revelador de um Loki. Os deuses do mal tendem a envolver-se nessas cores primárias, que também simbolizam os traços não heroicos da ganância, inveja e covardia.
De fato, o Clássico Loki ficou confuso quando o nosso Loki principal mostrou traços heroicos, uma vez que ser covarde é a maneira de Loki. Verde e amarelo são também as cores da magia de Loki: a feitiçaria do Clássico Loki e o encanto de Sylvie são verdes, enquanto que Kid Loki possui brilhantes lâminas de ouro. Boastful Loki também empunha um martelo dourado que se assemelha ao Mjolnir de Thor.
Para além das suas aparências físicas, uma vez que um Loki pode se parecer com qualquer pessoa, a melhor forma de detectar um Loki é observando o seu comportamento. Os Lokis são astuciosos, arrogantes, geralmente com poder, consumidos com o cumprimento do seu “glorioso propósito”, e de um modo geral, não se pode confiar nos Lokis.
O jogo dentro do jogo
Tal como as variantes Loki aprenderam, colocam qualquer número de Lokis juntos numa sala e traem-se uns aos outros: O Boastful Loki vendeu Kid Loki ao Presidente Loki, apenas para o seu exército de Lokis se virar imediatamente contra ele. Depois de fugir desta patética exibição de Lokis, o Clássico Loki disse: “Mentimos e enganamos! Cortamos as gargantas de cada pessoa que confia em nós e para quê? Para o poder. Poder glorioso. Glorioso propósito”!
Como Mobius assinalou, Lokis também são adeptos de longos contras: “É sempre o jogo dentro do jogo com vocês”. Contudo, uma razão crucial pela qual os esquemas de Loki tendem a falhar é que os Lokis nem sempre pensam bem em tudo. Sylvie expôs o plano insensato de Loki de matar Alioth como fútil e suicida, oferecendo o seu esquema mais sábio para encantar o monstro a desistir do seu mestre.
O clássico Loki ponderou se um Loki pode realmente mudar a sua conduta. No entanto, o deus mais velho do mal aprendeu a resposta quando se sacrificou heroicamente a Alioth para que Sylvie e Loki o pudessem encantar. O Loki de Tom Hiddleston também mudou profundamente para melhor ao longo da série. Finalmente, se apesar de tudo, não for possível identificar uma variante Loki, eles provavelmente usarão chifres curvos nas suas cabeças. Isso é inconfundível.
Você está ansioso para o final da série? Deixe nos comentários.