Loki: Conheça a diferença entre ilusão e replicação.

 Loki: Conheça a diferença entre ilusão e replicação.

Loki oferece aos fãs do MCU uma explicação útil sobre os poderes mágicos que Tom Hiddleston exerce em sua série solo Disney +. Embora Loki não tenha a força bruta de seu irmão e controle dos elementos, ele se destaca em outras áreas, mostrando grande afinidade com a magia em particular.


Uma das habilidades de marca registrada de Loki são ilusões. Às vezes criando uma cópia perfeita de si mesmo para atrair a atenção de um oponente, e em outras ocasiões escondendo seu verdadeiro corpo projetando um falso.

Ilusão

É natural presumir que essas habilidades são uma e a mesma. Afinal, ambos são falsidades mágicas. Mas esse é precisamente o erro que Mobius comete no segundo episódio. Durante uma cena de explicação da TVA, Mobius dá a suas tropas uma visão geral de quais poderes eles devem esperar enfrentar enquanto caçam a variante de Loki.

Quando o personagem de Owen Wilson agrupa ilusão e duplicação em uma categoria, Loki é rápido em fazer uma correção, revelando que essas são, na verdade, duas habilidades distintas. De acordo com Loki, a projeção de ilusão é ” retratar uma imagem detalhada fora de si mesmo que é perceptível no mundo externo ” e a duplicação significa criar uma “reprodução exata do próprio corpo em suas circunstâncias atuais … um verdadeiro espelho holográfico de sua estrutura molecular. “


Qual a diferença?

Deixando as explicações complicadas de lado, um exemplo de projeção de ilusão pode ser quando um Loki desleixado e miserável projeta uma versão de si mesmo parecendo confiante e saudável enquanto está preso em Thor: O Mundo Sombrio. A imagem é perceptível no mundo exterior e projetada para fora de si mesmo. Uma vez que o verdadeiro Loki está na verdade sentado em outra parte da sala.

Ilusão

Um exemplo de elenco de duplicação seria quando Loki engana Thor para que ele entre na célula SHIELD de Hulk durante Os Vingadores. Neste caso, o falso Loki parecia exatamente como seu homólogo, mas era na verdade um “espelho holográfico” no qual Thor cairia direto.

A diferença é sutil e certamente é fácil ver por que Mobius presumiria que eles tinham o mesmo poder. A primeira grande distinção é o conteúdo dos enganos. Com a projeção de ilusão, Loki pode olhar como quiser; com fundição por duplicação, ele só pode aparecer em sua “situação presente”. Para revisitar nosso exemplo anterior, Loki não poderia ter usado a duplicação para esconder seu dia ruim em Thor: O Mundo Sombrio.


Precisão é fundamental

A segunda distinção fundamental é a precisão. A projeção de ilusão cria, então, uma imagem detalhada, ou seja, convincente o suficiente para enganar à primeira vista, mas tão boa quanto Loki pode conjurar, como um retrato só pode capturar o rosto de uma pessoa com um certo grau de precisão.

Para um estranho, os resultados da projeção da ilusão e da duplicação podem ser impossíveis de discernir. Entretanto, da perspectiva de Loki como o mágico, o processo é totalmente diferente. Contudo, esse esclarecimento é amplamente exclusivo para o MCU. Nos quadrinhos da Marvel, esse aspecto da habilidade mágica de Loki é simplesmente atribuído à “ilusão”, que é exatamente como Mobius o vê.

Ilusão

Talvez a questão mais interessante seja por que essa distinção foi apontada em Loki. A linha demonstra a sua inteligência, seu desdém pela TVA e sua demanda por precisão quando se trata de descrever seus talentos, mas poderia haver um propósito mais profundo? Em um episódio futuro, pode a habilidade misteriosa de Loki de se copiar permitir que ele finalmente se liberte das garras dos Guardiões do Tempo.

Loki tem episódios novos todas as quartas feiras, no Disney+.

Veja também

plugins premium WordPress