Loki: Porque as vidas das pessoas em Lamentis importam?
Embora possa parecer estranho que o deus da mentira seja afetado pela destruição de Lamentis em Loki, há um significado mais profundo por detrás disso. O terceiro episódio da série do Disney+ revela finalmente onde Loki de Tom Hiddleston vai depois de desaparecer com a Lady Loki de Sophia Di Martino no final do segundo episódio.
ATENÇÃO: Este artigo contém SPOILER do terceiro episódio exibido na Disney +.
Dessa forma, a dupla acaba na sede da TVA, onde Lady Loki, que passa por Sylvie, tenta derrubar os guardas e derrubar os Guardiões do Tempo. Os Guardiões do Tempo são os deuses que vigiam a Linha do Tempo Sagrada, onde a sua destruição irá arruinar a TVA e causar o caos completo da Linha do Tempo. No entanto, Loki desvirtuou o seu plano.
Com a TVA se aproximando de Loki e Sylvie, o deus da trapaça usa um dispositivo chamado TemPad para escapar, transportando ambos para Lamentis-1 no ano de 2077. Sylvie, então, fica instantaneamente alarmada pois Lamentis-1 é uma lua à beira da destruição. Ao passo que o planeta em torno do qual gira, Lamentis, está prestes a colidir com Lamentis-1 em poucas horas. De acordo com ela, este não é um evento apocalíptico médio do MCU. Há meteoros, tremores de gravidade e aniquilação lunar completa. A lua está totalmente destruída e, dessa forma, ninguém consegue sair com vida.
Porque Loki se compadeceu?
No episódio, Loki mostra remorso para os residentes da lua condenada. Durante a sua situação em Lamentis-1, Loki e Sylvie deparam-se com uma mulher alojada na sua casa, apesar do apocalipse iminente. Posteriormente, Loki fala sobre isso, dizendo que é uma “pena que a velha mulher tenha escolhido morrer”. Eventualmente, as duas variantes Loki chegam a uma embarcação de evacuação e vêem o caos nas ruas à medida que inúmeras pessoas são afastadas da segurança e deixadas à sua sorte. “Vão deixar estas pessoas morrer”, diz Loki, horrorizado.
Os comentários revelam uma nova visão sobre o caráter de Loki. Enquanto estava no TVA, Loki toma conhecimento da sua linha temporal completa do MCU, incluindo a destruição de Asgard. A leitura sobre a devastação do seu lar para toda a vida traz-lhe até lágrimas aos olhos. Apesar de Loki fingir indiferença quando o Agente Mobius de Owen Wilson exprime as suas condolências, o destino de Asgard inegavelmente afetou profundamente Loki. O conhecimento disto e de todas as mortes desnecessárias de Asgardianos faz com que a morte de Lamentis-1 pareça mais pessoal. Loki é imediatamente mais empático para com as pessoas que passam pelos mesmos horrores.
A TVA mudou Loki?
É evidente que o tempo de Loki na TVA o mudou. Antes de ser preso pela agência, o ele tentou exterminar todo o Jotunheim em Thor e matou dezenas de pessoas em Vingadores. O Loki do passado sofreu, e ele quer fazer outros sofrerem. Mas este não é o mesmo deus da mentira. Na estreia de Loki, ele admite que não gosta de magoar as pessoas. Embora a TVA tenha levado Loki contra a sua vontade, o seu tempo lá mudou-o para melhor. O Loki que foi inicialmente levado pela TVA não se importaria com pessoas aleatórias numa lua condenada. Ao lamentar Lamentis-1, Loki mostra que o deus do mal tem um coração.
O que você está achando desse “novo” deus da trapaça? Deixe nos comentários.