Loki: Porque o personagem é um dos mais queridos da Marvel?
![Loki: Porque o personagem é um dos mais queridos da Marvel?](https://oxentesensei.com.br/wp-content/uploads/2021/07/loki-marvel-amado-capa.jpg)
Para um personagem apresentado como um vilão, Loki tem uma popularidade enorme desde que apareceu pela primeira vez em Thor de 2011. Ele constantemente aparece em listas de personagens populares.
O que torna Loki tão atrativo?
A resposta mais óbvia é que ele é interpretado por Tom Hiddleston, que, sejamos honestos, é extremamente talentoso e nos convence de que nunca se pode confiar no deus da mentira. Quando os cartazes de Hiddleston como o personagem da Marvel foram inicialmente lançados, parecia que ele tinha saído logo da página dos quadrinhos. Este foi o primeiro sinal de que este personagem estava destinado a ser especial.
A química de Hiddleston com Chris Hemsworth também desempenhou um papel importante. No entanto, o carisma sem esforço e a fantasia perfeita por si só não fazem uma personagem memorável. A Marvel e os muitos criadores do seu elenco impulsionaram Loki de um vilão de um filme para um dos melhores personagens do MCU.
![porque Loki é tao querido](https://oxentesensei.com.br/wp-content/uploads/2021/07/porque-Loki-e-tao-querido-1.jpg)
O próprio Hiddleston disse que cada vilão acredita ser o herói da sua história. Ao passo que Loki acredita ser o verdadeiro herói de Asgard. É isso que faz dele um vilão cheio de nuances. A introdução de Loki no MCU foi como um deus jovem e inconstante lutando pela atenção da sua família. Isso foi antes de percebermos que Loki sempre tinha se sentido como um estranho na sua casa, tudo porque Odin (Anthony Hopkins) o tinha adotado quando criança e criado Loki para acreditar que ele era asgardiano, não Jotun.
Como a maioria dos vilões da Marvel, as ações inocentes iniciais de Loki depressa se tornaram violentas. No final de Thor, Loki estava dizimando Jotunheim e tentando assassinar o seu irmão. Mas então, o personagem sacrificou-se após ser rejeitado por Odin mais uma vez, e foi de partir o coração. Dessa forma, Loki continua a partir corações uma década mais tarde.
Porque gostamos do vilão?
Ele é um antagonista com quem podemos simpatizar. O irmãozinho negligenciado que quer ser tão amado e tão poderoso como o favorito. Não admira que ele esteja motivado para arruinar o “grande dia” do seu irmão e destruir Jotunheim. Loki certamente não é inocente. Ele matou 80 pessoas mesmo antes da batalha final em Vingadores. Ainda tentou matar Thor inúmeras vezes, quer no primeiro filme, quer no segundo, quando mostrou aos Elfos Negros o caminho para o seu irmão em Thor: O Mundo Sombrio. Ele também permitiu, embora acidentalmente, o regresso de Hela (Cate Blanchett) a Asgard e ela destruiu o seu lar.
![porque Loki é tao querido](https://oxentesensei.com.br/wp-content/uploads/2021/07/porque-Loki-e-tao-querido-2.jpg)
Na série do Disney+, a variante Loki admitiu ter ferido as pessoas que amava e tem sido genuinamente arrependido pelas suas ações passadas. O verdadeiro Loki também se fez passar pelo seu povo que lutava contra Hela para dar tempo aos Asgardianos para evacuar. Ele flerta com a vilania mas não é maligno. Apesar de todas as suas tentativas de matar Thor, os dois acabaram lutando lado a lado e, no final, tornaram-se novamente irmãos.
A redenção
Assim que Loki foi redimido, foi morto por Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. E agora temos uma variante de Loki a partir de uma linha temporal alternativa agarrando-se com as suas inseguranças e falhas. A série colocou a humanidade de Loki na vanguarda e no centro. Loki tem medo, especialmente porque não pode estar 10 passos à frente da Autoridade da Variância Temporal, ou seja, lá o que mais o espera no fim dos tempos.
![porque Loki é tao querido](https://oxentesensei.com.br/wp-content/uploads/2021/07/porque-Loki-e-tao-querido-3.jpg)
De repente, a vida de Loki é colocada em perspectiva, e ele lamenta. Loki vê-se confrontado com a possibilidade de ser um perdedor. Quantas pessoas se colocaram a mesma questão? Mas Loki continua lutando e fez amigos e inimigos ao longo do caminho, crescendo em caráter durante o processo.
Loki nos representa de alguma forma (não a parte de assassino, é claro). Compreendemos a luta de Loki por ser o segundo melhor, a sua incapacidade de pertencer, os seus arrependimentos, as suas inseguranças, a sua falta de ligação com outras pessoas, talvez até o seu. Queremos que ele ganhe, seja qual for o aspecto dessa vitória, porque isso também é uma vitória para nós.