Marvel Comics: Conheça a história da maior editora de quadrinhos do mundo

 Marvel Comics: Conheça a história da maior editora de quadrinhos do mundo

Que os super-heróis da Marvel são amados pelo público em geral, não é novidade para ninguém. Contudo, você sabe como surgiu essa empresa que mexe com nossos corações a cada filme e a cada série?

Fundação e primeiro lançamento

A Marvel Comics foi fundada em 1930 por Martin Goodman e foi originalmente chamada de Timely Comics. Seu fundador era editor de revistas de faroeste e só em 1939 aconteceu então, o primeiro lançamento. Os quadrinhos dos personagens Tocha Humana e Namor. Após o sucesso de vendas, a segunda edição foi lançada no ano seguinte, com o nome de Marvel Mystery Comics.

Marvel

Herói patriota

Na década de 40, Jack Kirby e Joe Simon deram origem a um dos super-heróis mais querido até hoje: o Capitão América. Aparecendo pela primeira vez em 1941 e fazendo um sucesso estrondoso de milhares de exemplares. O patriotismo sempre foi um elemento muito forte na cultura estadunidense e assim, a editora aproveitando do momento vivido no mundo, soube tocar em um ponto fundamental para o sucesso do quadrinho.

Contudo, da mesma forma que a guerra favoreceu a venda dos quadrinhos, o final dela fez com que as vendas caíssem de forma significativa e esse tipo de conflito não era um assunto que interessava mais.

Capitão América

Stan Lee chega à Marvel

A editora que agora chama-se Atlas quase vai à falência, após a tentativa de trazer de volta os heróis, sem muito sucesso. Já no final da década de 50 e início da década de 60, Jack Kirby e Stan Lee foram responsáveis pela criação da revista Quarteto Fantástico. Marcando assim, a volta por cima da editora, agora chamada Marvel. Stan Lee foi um dos roteiristas de maior destaque e logo tornou-se presidente da empresa.

Foi nessa época que a maioria dos super-heróis que conhecemos hoje surgiu. A Marvel destacou-se pela criação de personagens com problemas comuns, mas que possuem superpoderes.

Novos super-heróis

Na década de 70, a Marvel começou com baixa no mercado, mas logo se estabilizou com a criação de super-heróis negros, pobres e orientais. Destacamos também a criação do Justiceiro e dos novos X-Men: Tempestade, Noturno, Colossus e o selvagem Wolverine.

Muita gente não sabe, mas nessa época a Marvel produziu alguns filmes, como Doutor Estranho (Dr. Strange, 1978) e Capitão América (Captain America, 1979), por exemplo. Nos anos 80, algumas das produções foram Howard, o Super-Herói (Howard the Duck, 1986) e O Justiceiro (The Punisher, 1989)

Capitão America Antigo

Nos anos 80 aconteceu a era das Graphic Novels. A empresa adquiriu o estúdio de animação de Friz Freleng, responsável pela Pantera Cor de Rosa, e gerou desenhos animados de sucesso como, por exemplo, G.I. Joe e Transformers.

Em 1988, a Marvel foi comprada pelo empresário Ronald Parelman, que aumentou o número de títulos publicados. Parelman vendeu o estúdio de animação, passando então, a contratar outras empresas para realização dos projetos.

A crise dos anos 90

A Marvel entrou nesta década com um grande sucesso de vendas. Contudo, a boa fase logo acabaria, pois Ronald Parelman foi acusado de desviar todo o dinheiro da empresa para interesses pessoais. Isaac Perlmutter e seu sócio Avi Arad assumiram a Marvel em 1997, no auge da crise e conseguiram reergue-la.

Apesar disso, o público já estava ficando saturado das histórias e a saída foi negociar os personagens com estúdios como a Fox e a Sony. Sendo os heróis X-Men, Demolidor, Quarteto Fantástico, Hulk, Homem-Aranha, Motoqueiro Fantasma e Blade.

Após a fase ruim, a Marvel firmou-se como a principal editora de quadrinhos, tendo como maior concorrente então, a DC Comics. Destacamos também Stan Lee, que se consagrou um mito da cultura pop e nos deixou no ano de 2018.

Stan Lee

Recordes de bilheteria

Nos anos 2000 aconteceu a grande explosão dos filmes de super-heróis. Dessa forma surge um jovem promissor chamado Kevin Feige (hoje você com certeza sabe quem é), iniciando sua carreira como assistente de produção em X-Men e Homem Aranha.

Os recordes de bilheteria foram frequentes e a indústria tornou-se bilionária. Isaac Perlmutter, o então atual presidente da Marvel Entertainment, começou a olhar para as produções remanescentes e queria resgatar heróis como Capitão América e Thor, para voltarem a relevância juntamente com Os Vingadores. Em 2009, a Disney comprou a Marvel por quatro bilhões de dólares.

Dias atuais

O catálogo da empresa possui cerca de cinco mil personagens, sendo que entre os mais famosos estão, Hulk, Homem-Aranha, Capitão América, Demolidor, Thor. Bem como o Homem de Ferro, Blade, Motoqueiro Fantasma, o Quarteto Fantástico e os X-Men.

Atualmente podemos citar Capitã Marvel, Pantera Negra, Doutor Estranho, Homem Formiga e Os Guardiões da Galáxia, entre outros, fazendo do Universo Cinematográfico da Marvel, a maior franquia de todos os tempos.

Vingadores

Sabemos que hoje a Marvel possui diversos produtos para os fãs, como vestuário, livros, bonecos colecionáveis, entre tantos outros. Tudo isso ajuda o fã a fazer parte desse universo. Contudo, nada se compara a assistir um filme, com toda a atenção, percebendo que um acontecimento deste, se liga ao acontecimento daquele outro filme.

Você conhecia a história da Marvel? Recentemente o Capitão América comemorou 80 anos. Conte aqui nos comentários se você sabia da história dessa empresa que está tão presente no seu dia a dia.

Veja também

plugins premium WordPress