Mechagodzilla: A fraqueza do robô Godzilla revelada

Ao longo das décadas, o Godzilla teve muitos inimigos. No entanto, nenhum tipo específico de inimigo lhe deu tanto trabalho quanto os robôs. Desde seus primeiros anos até agora, o maior desafio do Godzilla sempre veio de criaturas mecanizadas, quase exclusivamente Mechagodzilla. Sua primeira batalha com o personagem teve o Mechagodzilla controlado por alienígenas. Os humanos controlavam a segunda, assim como a terceira. Mas a terceira apresentava um segredo – a fraqueza sobrenatural de Mechagodzilla.
A Era do Milênio do Godzilla apresentava novas iterações do clássico kaiju, e Mechagodzilla não era exceção. No filme Godzilla: Tokyo S.O.S., foi revelado que Mechagodzilla, chamado Kiryu, foi possuído pelo espírito do Godzilla original de 1954. Isto porque a moldura do robô gigante foi criada usando os ossos do monstro original. Enquanto Kiryu provou ser poderoso, sua fraqueza se ativaria nos piores momentos e colocaria muitas vidas em perigo.

A decisão de fazer o Kiryu usando o esqueleto do kaiju foi falha desde o início. No filme, os gêmeos que falam por Mothra alertaram que isso só prejudicaria a ordem natural das coisas, ou seja, ela não seria capaz de ajudar. Em sua arrogância, os humanos se recusaram a deixar de usar Kiryu e pagaram caro por essa decisão.
Kiryu foi a primeira Mechagodzilla a levar uma vitória sobre o Rei dos Monstros devido a seu poder absoluto. O piloto do Mechagodzilla foi capaz de causar muitos danos ao kaiju. No entanto, o momento em que Godzilla rugiu forçou Kiryu a um flashback para seu tempo aterrorizando o Japão. Seus olhos ficaram vermelhos e ele procedeu para atacar a cidade, deixando o piloto incapaz de recuperar o controle. Foi descoberto cada vez que Godzilla rugia, deixando o robô vulnerável à força sobrenatural durante qualquer uma de suas batalhas.
Esta fraqueza em Kiryu tornou o mecha uma responsabilidade. Os gêmeos disseram aos humanos que a única maneira de colocar o espírito de Godzilla para descansar era devolver seus ossos ao mar. Os humanos não o fizeram, e quando Godzilla voltou, Mothra fez o que pôde para proteger os inocentes na cidade.

Quando ela parecia estar perdendo a luta, os humanos enviaram Kiryu para ajudar. No final, a batalha foi ganha, mas não terminou da maneira que ninguém esperava. Quando Kiryu apunhalou o Godzilla com uma furadeira, ele ficou vulnerável a ser amarrado na seda da descendência de Mothra. Ao invés de matá-lo, Kiryu levou o monstro de volta ao oceano, colocando assim sua alma em repouso e permitindo que o monstro curasse.
Embora Mechagodzilla fosse certamente poderoso, acontece que o uso das peças originais do Godzilla para construí-lo acabou por sair o tiro pela culatra. A criação da criatura mecanizada a partir do esqueleto do monstro fez com que Mechagodzilla assumisse parte do espírito do Godzilla. Tudo o que o kaiju tinha que fazer era rugir, e seu espírito ultrapassaria o mecha, permitindo uma derrota mais fácil. Portanto, o próprio espírito do Godzilla era a maior fraqueza do robô.