My Hero Academia: Conheça mais sobre Katsuki Bakugo
Katsuki Bakugo é um personagem que divide opiniões dos fãs de My Hero Academia, pois uns gostam muito e outros nem tanto.
Sua construção é bem desenvolvida e engloba muito além de uma individualidade poderosa, sendo outro ponto bastante importante a sua personalidade agressiva.
A história de Bakugo combina estritamente estes dois pontos: sua personalidade e seu poder, pois ambos são explosivos. E, por isso, decidimos analisá-los em conjunto. Entenda aqui!
Katsuki Bakugo faz parte dos 80% da população portadora de individualidades, mas sua história se difere um pouco das demais.
Desde criança, todos ao seu redor apontavam a sua individualidade como digna de um herói, e, por ser muito forte em relação as outras, Bakugo, então, cresceu acreditando ser especial.
Sua individualidade é chamada de Explosão. Ela consiste basicamente na capacidade que Bakugo tem de produzir nitroglicerina no suor de suas mãos, criando, assim, as explosões.
Ele consegue controlar a quantidade da substância que produz para causar as explosões, e, além de poder direcioná-las aos inimigos, pode também usar para se locomover no ar, fazendo com que aumente sua velocidade e versatilidade nas lutas.
Como sua individualidade lida com fortes explosões, Bakugo, se não tiver limite, pode sofrer lesões graves em seus braços e, por isso, ele utiliza as Braçadeiras de Granada, que além de potencializarem as explosões, retardam o efeito da dor nos braços de Bakugo.
No entanto, como podemos perceber pelo decorrer do anime, a individualidade poderosa de Bakugo não foi suficiente para que ele passasse no Exame de Licença de Herói. Isso gerou uma frustração do personagem, uma vez que, para ele, seus poderes seriam superiores a qualquer outro da Academia U.A. e o fariam facilmente um herói.
Essa frustração que Bakugo carrega é justamente a sua maior fraqueza. Imaginemos um menino que cresceu sendo aclamado por suas habilidades incríveis e que com certeza se tornaria um herói, mas que falhou no exame e, portanto, ficou atrás daqueles que pensava estar bem a frente. Assim, para Katsuki Bakugo, o maior obstáculo é esse: se ver acima dos outros desde sempre, somado ao desejo de se tornar um herói, mas não ser reconhecido como um.
Então, evidentemente, a sua personalidade é o que o afasta do objetivo, uma vez que, se percebemos em Midoriya e All Might, a essência de um herói é o seu coração, a empatia e a vontade de ajudar, sendo estas as coisas que Bakugo mais ignorou e, portanto, fracassou.
A fraqueza de Bakugo não é um inimigo, alguém mais forte ou um vilão, mas sim o fruto de um complexo de superioridade, da falta de olhar para outro, como Midoriya faz.
Mas é importante apontar que isso não quer dizer que o personagem não possa mudar, afinal, esses pontos estão sendo percebidos por ele mesmo, não é? Bom, todo herói tem suas fraquezas, com Bakugo não seria diferente.
E aí, o que você acha do personagem Katsuki Bakugo? Deixe aí nos comentários!