Naruto: Como o personagem ficou mais forte após a Quarta Grande Guerra Ninja
Naruto Uzumaki é o protagonista da série de mesmo nome e um ninja muito poderoso. Embora Naruto nem sempre tenha sido o mais forte, o seu desejo de nunca desistir e tentar sempre com mais afinco fez com que florescesse em um shinobi fantástico e cumprisse todo o seu potencial. Pelo último arco da história, a Quarta Grande Guerra Ninja, Naruto já é um ninja respeitado em todas as Cinco Grandes Nações do mundo Naruto.
Na guerra em si, Naruto se estabelece como um herói lendário e acaba derrotando Kaguya Otsutsuki e até traz Sasuke Uchiha de volta a Konohagakure. Conquistando o poder de Kurama e chegando mesmo a atingir metade dos poderes de Hagoromo Otsutsuki, Naruto se torna então o shinobi mais forte que já existiu. Curiosamente, o seu crescimento em termos de poder não pára aqui. Nesse sentido, quando a guerra terminou, Naruto ficou mais forte e, no período em branco, a sua força aumentou muito até à era Boruto.
Período em Branco
O primeiro vislumbre dos fãs de Naruto após o período em branco vem em The Last Naruto: O Filme. O filme apresenta, portanto, mais um membro do lendário clã Otsutsuki de Kaguya, Toneri Otsutsuki, aos fãs e o estabelece como um grande vilão. É durante esta luta contra Toneri que Naruto mostra um vislumbre do seu verdadeiro poder após a guerra. A primeira grande atualização do poder de Naruto após a Quarta Grande Guerra Ninja vem então da sua própria besta com calda, Kurama.
Durante a guerra, Naruto tinha apenas metade de Kurama selada dentro dele. A outra metade foi primeiro utilizada por Madara Uchiha e depois acabou dentro de Kaguya Otsutsuki. Após o que Sasuke o prendeu em um Chibaku Tensei e usou o seu chakra para combater Naruto.
Após a derrota de Sasuke, Kurama acabou sendo selado dentro de Naruto na sua totalidade, lhe dando assim um grande impulso de poder, agora que tinha ambas as metades do animal seladas dentro dele. Dessa forma, a adição de mais metade do poder das bestas foi para ele um impulso significativo.
A sua luta contra Toneri Otsutsuki provou que ele estava muito além do nível que atingiu durante a Quarta Grande Guerra Ninja. Toneri, sendo um utilizador do Modo Tenseigan Chakra, era forte o suficiente para destruir a lua e até planejou destruir toda a terra e depois começar ali a vida a partir do zero.
Apesar de tudo isso, Naruto, sem nem usar o poder do Modo Sábio dos Seis Caminhos, foi capaz de resistir não só ao seu ataque de divisão da lua, mas também derrotá-lo com um único murro. Mostrando então o progresso que tinha feito ao longo dos anos e para o qual não conseguimos vê-lo treinando.
Era Boruto
Em Boruto, a força global de Naruto parece ter aumentado ainda mais, mesmo que esteja um pouco enferrujado no início da história. Tendo passado bastante tempo com Kurama, Naruto parece ter dominado inteiramente a sua capacidade. Ele é reconhecido, portanto, como o shinobi mais forte e se acredita que Sasuke Uchiha é o único forte o suficiente para o enfrentar em batalha. A introdução dos fãs à era Boruto vê a chegada de um inimigo que é retratado como sendo muito mais forte do que Kaguya Otsutsuki – Momoshiki.
Embora possa não parecer, Momoshiki era um Otsutsuki de categoria superior a Kaguya e temia a sua eventual chegada com Kinshiki. Razão pela qual preparou um exército de Zetsu Branco para ajudar a derrotá-los. No entanto, Naruto se deu bem contra Momoshiki quando os dois lutaram. Mesmo depois de este último ter absorvido Kinshiki e se fortaleceu, Naruto foi capaz de trocar golpes com ele em sua forma básica, o que impressionou até os Otsutsuki. Ao aproveitar o poder do Modo Sábio dos Seis Caminhos, Naruto foi capaz de lutar contra ele. Graças à ajuda de Sasuke Uchiha, ele foi capaz de o vencer em batalha.
Potência máxima
O que é ainda mais interessante de notar aqui é que Naruto nem sequer estava na potência máxima durante esta luta. Pouco antes, ele tinha usado uma porção do seu chakra para defender Konohagakure de Momoshiki. Depois disso, Naruto teve metade do seu chakra restante roubado pelo próprio Momoshiki Otsutsuki. O que significa que, enquanto estava enfraquecido, Momoshiki estava ainda mais energizado. Dessa forma, apesar de estar com metade do seu poder, Naruto foi capaz de combater uma versão mais forte da ameaça considerada maior do que Kaguya Otsutsuki, que lhe criou todo o tipo de problemas durante a Quarta Grande Guerra Ninja.
Claramente, Naruto ficou muito mais forte após os acontecimentos de Naruto. Acabou chegando ao seu auge quando atingiu o poder do Baryon Mode contra Isshiki Otsutsuki e derrotou então o personagem mais forte que alguma vez existiu na franquia. Infelizmente, este poder veio à custa da vida de Kurama. O que significa, portanto, que Naruto é agora muito mais fraco do que antes. No entanto, os fãs sabem que Naruto é um lutador, e ele encontrará uma forma de vencer a sua fraqueza uma vez mais.