Naruto: Entenda como funciona a técnica dos Oito Portões Internos
Rock Lee e Might Guy estão entre os poucos ninjas capazes de abrir qualquer um dos Oito Portões Internos, técnicas muito famosas no anime Naruto. Cada um dos portões funciona como um limitador para proteger o corpo contra o excesso de esforço. Assim, aqueles que não os conseguem abrir só podem utilizar cerca de 20% de todo o seu potencial físico.
A abertura de cada portão torna o utilizador muito mais poderoso, contudo, o risco para o seu corpo aumenta bastante também. Cada um dos portões possui um nome e se encontra em um lugar diferente no corpo.
Como funcionam os Oito Portões Internos?
O primeiro portão, o Portão de Abertura, nega o pensamento dos seus utilizadores de os reter, e concede, assim, acesso à poderosa técnica do Lótus Frontal (Primária). Se encontra no hemisfério esquerdo do cérebro. O segundo portão, encontrado no hemisfério direito do cérebro, é o Portão da Cura, que rejuvenesce o corpo e concede maior força física.
O terceiro portão é o Portão da Vida. Que ele é aberto, ocorrem grandes alterações fisiológicas no corpo do utilizador. A sua pele fica vermelha, as suas veias incham, o seu cabelo fica liso, e as suas pupilas desaparecem. Ao utilizar o Lótus Reverso (ou Oculto), a velocidade do utilizador aumenta muito. O Portão da Vida está localizado então na medula espinhal.
O quarto portão, o Portão da Dor, está também localizado na medula espinhal. Neste ponto, o poder e a velocidade do utilizador aumentam ainda mais. Contudo o seu corpo começa a sofrer graves danos, incluindo o rasgamento dos músculos. O quinto portão, o Portão do Limite, encontra-se no abdômen e aumenta ainda mais o poder dos seus utilizadores. Entretanto, pode fraturar os ossos como resultado do seu uso.
O sexto portão, o Portão da Visão, está no estômago e cobre o utilizador em uma aura verde (pelo menos no anime). O chacra emitido é tão forte que pode evaporar a água. A utilização do sexto portão abre o acesso à técnica Pavão da manhã, que envolve dar socos a tal velocidade que criam chamas devido ao atrito. O sétimo portão, o Portão da Maravilha, fica abaixo do estômago, e provoca a evaporação do suor do utilizador, o cobrindo então com uma fina aura azul. A técnica de assinatura deste portão é o Tigre do Dia, que é uma explosão de ar comprimido causada por um poderoso golpe.
Oitavo portão
O oitavo e último portão é o Portão da Morte, que está localizado no coração. Neste ponto, o sangue dos utilizadores evapora, escurecendo ainda mais a sua pele e a cobre com uma névoa vermelha. O coração dos utilizadores bombeia à velocidade máxima e aumenta a sua potência cem vezes.
Existem duas técnicas exclusivas do oitavo portão. A primeira é o Elefante da Noite, que atinge o adversário com cinco golpes de velocidade crescente que geram colunas de ar pressurizado, semelhantes na aparência à pata de um elefante. A segunda técnica é o Night Guy, um chute que gera tanta força que altera o espaço à sua frente, tornando então quase impossível contra-atacar. A última técnica quebra completamente os ossos da perna usada para isso.
Como o seu nome indica, abrir o oitavo portão quase sempre resulta na morte do utilizador. A abertura dos Oito Portões Internos representa o auge do domínio de Taijutsu, e permite aos seus utilizadores a força que rivaliza com os do mais forte Ninjutsu.