Naruto: O que é a Maldição do Ódio dos Uchihas?
Perseguindo o clã por gerações, a Maldição do Ódio dos Uchihas aparece em toda a franquia de Naruto, mas o que exatamente é? Quando começou? Vamos entender melhor!
A Maldição do Ódio do clã Uchiha é mencionada em toda a série Naruto e costuma ser associada à teimosia, desejo de poder e objetivos arraigados mostrado por muitos dos seus membros. Quando um membro do clã Uchiha é dominado por intensa dor ou tristeza, ele libera uma espécie de chakra no nervo óptico, que ativa seu Sharingan.
Tobirama Senju afirmou que “Nenhum outro clã valoriza tanto o amor quanto os Uchiha”, no entando o amor será transformado em um ódio totalmente incontrolável que consome o Uchiha completamente caso seja rompido. Essas fortes emoções os levaram a embarcar em um caminho de raiva e ódio, mostrando identidades diferentes de acordo com Uchiha e seus objetivos, resultando em um ninja tão poderoso quanto Madara. Mas qual é a maldição do ódio?
Quando começou?
A história da maldição pode ser datada a partir da morte do Sábio de Seis Caminhos, quando antes de morrer se dirigiu a seus dois filhos, Indra e Asura Otsutsuki, para escolher quem poderia continuar seu legado. Ele finalmente escolheu Asura, ele acreditava que a paz pode ser alcançada através do amor, ao invés do poder dos valores de Indra. Superado pela raiva e o ciúme, Indra sucumbiu à tentação de Zetsu Negro e travou uma guerra com seu irmão, tornando-se a primeira pessoa a despertar o Mangekyo Sharingan.
Sharingan é um Kekkei Genkai exclusivo da família Uchiha e dá aos usuários grande poder relacionado a conexões emocionais profundas. Mangekyo é uma extensão rara desse recurso, visível apenas em alguns Uchiha, e requer um trauma emocional semelhante à perda de um ente querido para desbloquear. Ao longo da série, esse ciclo se repetirá dolorosamente. Para Obito, aquele momento foi assistir seu amigo Kakashi Hatake matar Rin Nohara, Itachi foi o suicídio de Shisui e Sasuke foi a morte de Itachi.
Mesmo que o Uchiha use seu Kekkei Genkai, ele pode se tornar mais forte por meio de trabalho árduo e talento, lançando seu próprio dojutsu. A profunda tragédia parece exacerbar a dor intensa e as emoções negativas que dão origem a essas habilidades, e quando você considera esse aspecto, a maldição do ódio se torna aparente. O poder do Uchiha os deixou cheios de ódio e desespero desde o início. Todo ninja quer ser mais forte, mas para Uchiha, a história trágica e a filosofia de Indra os levou a um caminho sombrio para liberar seu verdadeiro potencial.
Sasuke
Sasuke é a vítima mais proeminente desta Maldição por suportar o ódio de todo o seu clã depois que eles são massacrados . Todo aquele ódio o levou a desejar vingança e destruição até que ele perdeu completamente de vista quem ele era.
A maldição do ódio também está em contraste direto com a Vontade do Fogo de Konoha derivada do amor e crença de Ashura. O “Testamento do Fogo” é um ideal enraizado na lealdade e no amor. Ele incentiva os residentes a manterem a esperança e a resiliência na adversidade e pode ser transmitido de geração em geração. Ela valoriza o autodomínio, e a maldição promove o sacrifício de muitos para melhorar a vida de alguns. No vida de Sasuke – a reencarnação de Indra, o efeito da maldição do ódio sempre pode ser visto, a Vontade do Fogo está ativamente presente em Naruto Uzumaki – a reencarnação de Asura.
Quem superou esta maldição?
Felizmente, alguns Uchiha quebraram a maldição do ódio e agiram de acordo com a vontade do fogo, incluindo Kagami, Itachi e Shisui que mostraram grande lealdade a Konoha. Outros como Obito e Sasuke se perderam na maldição, mas finalmente encontraram o caminho de casa. Todas essas situações provam que a maldição é um obstáculo que pode ser superado escolhendo lutar pelo benefício dos outros e defender a conexão real em vez de se isolar.
Esperança
Sasuke e sua filha Sarada são os últimos membros restantes do clã Uchiha e, por causa disso, as circunstâncias de Sarada são totalmente diferentes de seus ancestrais. Sem nenhuma influência para considerar a Maldição do Ódio e seu objetivo de se tornar Hokage e seguir a Vontade do Fogo, Sarada pode colocar o clã caído em um novo caminho.
Ainda assim, os trágicos requisitos do Sharingan permanecem, e enquanto ela continua a lutar por seus companheiros e pelo benefício da vila, não se sabe se existem outras maneiras de desbloquear todo o potencial de seu Kekkei Genkai .